Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 254/80, de 15 de Maio

Partilhar:

Sumário

Autoriza o uso das balanças automáticas marca Cabral, modelo C-72, fabricadas parcialmente pela firma António Antunes & Filhos, Lda., conforme foi requerido por esta empresa, nos termos do estabelecido neste diploma.

Texto do documento

Portaria 254/80

de 15 de Maio

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado da Indústria Transformadora, ao abrigo do disposto no artigo 7.º do Decreto 9051, de 11 de Agosto de 1923, autorizar, nos termos e condições seguintes, o uso das balanças automáticas marca Cabral, modelo C-72, fabricadas parcialmente pela firma António Antunes & Filhos, Lda., com sede em Ferreiros, Braga, conforme foi requerido pela mesma firma:

1.º Os alcances e unidades de graduação dos mostradores serão os seguintes:

(ver documento original) 2.º A aferição será efectuada pelos técnicos das delegações regionais do Ministério da Indústria e Energia, sem prejuízo do disposto nos artigos 1.º e 2.º do Decreto 16859, de 21 de Maio de 1929, devendo os interessados proceder às correcções que forem julgadas necessárias.

3.º Nos mostradores das balanças serão indicados, de forma bem visível, a marca, modelo, alcance, unidade de graduação, número de fabrico e nome do construtor.

4.º No acto da aferição será assegurada a inviolabilidade da balança por meio de selo de chumbo com o escudo nacional e a letra de aferição correspondente à época em que ela se efectuar, colocado no ponto indicado no esquema de selagem arquivado na Direcção-Geral da Qualidade e por esta comunicado aos funcionários encarregados da aferição.

5.º Os interessados pagarão as taxas de aferição, de harmonia com o estabelecido na Lei 29/77, de 10 de Maio, já consideradas de serviço externo, além do subsídio quilométrico a que o aferidor tiver direito como funcionário do Estado ou dos serviços municipais, conforme os casos.

6.º As balanças serão consideradas como de uso não autorizado, nos termos do artigo 9.º do Decreto 9051, quando apresentem modificações de forma, materiais, graduação do mostrador ou outras características em relação aos elementos que constam do processo de aprovação e ao modelo depositado, ou estejam a funcionar desseladas, desniveladas, avançadas em relação ao zero ou com defeitos ou artifícios que provoquem erros de pesagem.

7.º Depende de despacho do director-geral da Qualidade, a quem será requerida nas condições gerais estabelecidas para aprovação de modelos novos, a autorização de quaisquer modificações ou aplicação de acessórios no modelo a que se refere esta portaria, desde que não alterem o sistema de funcionamento, os órgãos mecânicos ou os materiais com que estes são construídos, embora impliquem alterações de identificação à designação do modelo, de número ou letras de código destinados a indicar essas modificações ou acessórios.

Secretaria de Estado da Indústria Transformadora, 23 de Maio de 1980. - O Secretário de Estado da Indústria Transformadora, Ricardo Manuel Simões Bayão Horta.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/05/15/plain-207119.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/207119.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1923-08-11 - Decreto 9051 - Minìstério do Trabalho - Direcção Geral do Trabalho - Repartição Técnica do Trabalho

    Permite o uso de pesos de 25 quilogramas que deverão ser aferidos segundo os preceitos estabelecidos na legislação de pesos e medidas - Fixa as taxas de aferição para as balanças decimais e romanas destinadas a pesagens superiores a 5:000 quilogramas - Actualiza as taxas para verificação de alambiques e para aferição de reservatórios, tanques, depósitos e cisternas destinados a conter quaisquer fluidos.

  • Tem documento Em vigor 1977-05-10 - Lei 29/77 - Assembleia da República

    Altera as taxas e multas aplicáveis no domínio da metrologia.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda