Despacho 20 840/2002 (2.ª série). - A Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 2 da Falagueira fica situada no concelho da Amadora, na freguesia da Falagueira, foi construída num local chamado Terra dos Arcos do Aqueduto e tem como limite, a nascente, um troço do Aqueduto das Águas Livres, constituído por uma bela muralha na qual se insere um conjunto de arcos bem rasgados.
Grande parte do percurso deste Aqueduto desenvolve-se ao longo do território correspondente ao concelho da Amadora e representou até à primeira metade do século XX um importante recurso no abastecimento de água às populações residentes, fornecendo chafarizes, entre eles o da Falagueira, tanques de lavadeiras, regando hortas e campos de cereais.
Embora perdida a sua função de abastecedor de águas, o Aqueduto continua a constituir uma referência fundamental nesta zona e no imaginário das camadas mais idosas da população local, que ao longo do tempo o foi associando à designação popular de vários locais da freguesia. Assim, desde o início da construção que esta Escola ficou conhecida por Escola dos Arcos.
Porque a proximidade do Aqueduto permite a sua observação e apropriação sensorial directa e constitui um pretexto para o seu estudo e o reconhecimento da sua importância histórica na cultura e no quotidiano dos antepassados dos alunos, é de inteira justiça a proposta apresentada pelo conselho escolar da Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 2 da Falagueira, Amadora, que mereceu a concordância da Câmara Municipal, no sentido de atribuir o nome Escola Terra dos Arcos àquele estabelecimento de ensino.
Assim, estando preenchidos os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino que a Escola Básica do 1.º Ciclo n.º 2 da Falagueira passe a denominar-se Escola Básica do 1.º Ciclo Terra dos Arcos, Falagueira, Amadora.
4 de Setembro de 2002. - O Secretário de Estado da Administração Educativa, Abílio Manuel Pinto Rodrigues de Almeida Morgado.