Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 20838/2002, de 25 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 20 838/2002 (2.ª série). - Mário Augusto, pintor, nasceu a 23 de Julho de 1895, na freguesia de Alhadas, Figueira da Foz, onde morreu em 1941.

Fez o curso geral da Escola de Belas-Artes do Porto e frequentou a Escola Industrital Machado de Castro, em Lisboa.

Foi um notável paisagista, pintor de retratos de interiores. Fez diversas exposições na Sociedade Nacional de Belas-Artes, Recebendo enção honrosa, 3.ª, 2.ª e 1.ª medalhas por trabalhos de pintura apresentados.

Algumas das suas melhores obras encontram-se nos museus do Estado e em várias galerias particulares.

Em 1932 visitou, como bolseiro da Junta de Educação Nacional, a Inglaterra, a França, a Bélgica e a Espanha.

Foi mestre de Pintura na Escola Industrital António Arroio e foi professor de Pintura nas aulas da Sociedade Nacional de Belas-Artes.

Entre 1936 e 1940 fez parte de um cenáculo ou tertúlia cultural que se dava pelo nome de Coração, Cabeça e Estômago, que contou com os mais ilustres associados da época da cidade da Figueira da Foz e freguesias envolventes. O principal objectivo desta organização foi a salutar tentativa de recuperação de pratos regionais tradicionais. Estas reuniões gastronómicas serviam de pretexto para a discussão de temas culturais e político-ideológicos da época.

A freguesia de Alhadas presta-lhe homenagem com uma lápide na casa onde viveu, uma rua com o seu nome e um busto colocado na rua onde se situa esta Escola.

Face ao exposto, é justa a homenagem que o órgão de gestão da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Alhadas lhe presta, com a concordância da Câmara Municipal da Figueira da Foz, ao propor a atribuição do seu nome para patrono daquele estabelecimento de ensino.

Assim, preenchidos os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino que a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Alhadas passe a denominar-se Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Pintor Mário Augusto, Alhadas, Figueira da Foz.

4 de Setembro de 2002. - O Secretário de Estado da Administração Educativa, Abílio Manuel Pinto Rodrigues de Almeida Morgado.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2055875.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-12-10 - Decreto-Lei 387/90 - Ministério da Educação

    Estabelece normas relativas à denominação dos estabelecimentos de educação ou ensino públicos.

  • Tem documento Em vigor 1997-11-15 - Decreto-Lei 314/97 - Ministério da Educação

    Altera o Decreto-Lei nº 387/90, de 10 de Dezembro (que define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino públicos, bem como à adopção do respectivo símbolo identificativo), que é republicado em anexo na sua nova versão.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda