A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 537/81, de 29 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas relativas à recolha e divulgação de cotações do mercado suíno.

Texto do documento

Portaria 537/81

de 29 de Junho

Em regime de preços livres, tal como o que actualmente vigora no mercado do suíno, o preço é um elemento fundamental na regularização do mercado. A falta de conhecimento do seu valor ou o conhecimento tardio ou deficiente provoca perturbações no mercado, com repercussões, quer para a produção, quer na comercialização. Paralelamente, a boa difusão das cotações, tornando mais transparente o mercado, facilita a eficiência das transacções.

Também para a Administração, e na sequência do Decreto-Lei 19/81, de 28 de Janeiro, que define os princípios gerais da organização do mercado do suíno, é imprescindível a institucionalização de um sistema de recolha e de difusão de preços, colocando ao seu dispor as informações que lhe permitam a programação em tempo oportuno das operações de regularização do mercado.

Assim, são designados nesta portaria os mercados mais representativos, entendidos como zonas de maior importância económica e de maior influência na determinação do preço, nos quais a Junta Nacional dos Produtos Pecuários passará a recolher semanalmente informações de preços referentes a diferentes níveis de transacção.

São também claramente identificados e definidos cada um dos preços obtidos ao longo da cadeia do produto, permitindo-se deste modo o seu tratamento e comparação a fim de se obter um preço de mercado de âmbito nacional.

Por outro lado, para que sejam cumpridos os objectivos que presidiram à institucionalização do presente sistema de recolha de dados, é importante que seja montada uma estrutura eficiente, dotada dos meios humanos e materiais que permitam a recolha, tratamento e difusão dos preços em tempo oportuno, com a indispensável colaboração das organizações profissionais. Nesse sentido, a recente criação, pelo Despacho Normativo 135/81, do Projecto de Serviço de Informações de Mercados Agrícolas (SIMA) no Gabinete de Planeamento do Ministério da Agricultura e Pescas permitirá, em ligação directa com a Junta Nacional dos Produtos Pecuários, dar cumprimento aos objectivos atrás descritos.

Nestes termos:

Ao abrigo do disposto na alínea d) do artigo 14.º do Decreto-Lei 19/81:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Agricultura e Pescas, o seguinte:

1.º O presente esquema de recolha e divulgação de cotações do mecado do suíno tem os seguintes objectivos:

a) Contribuir para um melhor conhecimento das condições de transacção da carne de suíno;

b) Difundir, pelos agentes económicos, as informações de preços e situação de mercados que permitam a melhoria das condições de transacção;

c) Permitir à Administração o conhecimento regular e actualizado das situações de mercado e, em consequência, programar as actuações convenientes.

2.º Compete à JNPP, no âmbito do Projecto SIMA, assegurar a execução do mecanismo agora criado de molde que os objectivos definidos no artigo 1.º sejam atingidos.

3.º Consideram-se como zonas mais representativas para efeitos de recolha de cotações as seguintes:

1) Coimbra;

2) Évora;

3) Monchique;

4) Montijo;

5) Póvoa da Galega;

6) Rio Maior;

7) Vila Nova de Famalicão.

4.º Para efeitos de determinação do preço de mercado, tal como se encontra definido no n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei 19/81, passam a ser recolhidas informações de preços nos seguintes pontos da cadeia do produto:

a) A nível dos matadouros industriais mais representativos: o preço por quilograma de carcaça reportado à 1.ª categoria da grelha de classificação, incluindo o encargo de transporte da zona de produção ao local de abate e a valorização de subprodutos e miudezas e excluindo as taxas fixas e de serviço;

b) Nos mercados físicos entendidos como zonas de transacção em vivo: o preço pago por quilograma de peso vivo e referente a 75% do peso do animal, excluindo o encargo de transporte da zona de produção ao local de abate;

c) Ao nível dos produtores nos ciclos fechados e unidades de recria e acabamentos mais representativos: os preços idênticos aos definidos em a) ou b).

5.º Com base nas informações recolhidas pelas delegações da JNPP nos termos dos artigos 3.º e 4.º, é determinado e divulgado, semanalmente, o preço de mercado.

6.º O preço de mercado, determinado semanalmente, corresponde ao preço médio da carcaça, incluindo o encargo de transporte da zona de produção à de abate, valorização dos subprodutos e miudezas, excluídas as taxas fixas e de serviço, e é reportado à 1.ª categoria da grelha de classificação.

7.º A JNPP determinará internamente os procedimentos tidos como necessários à execução da presente portaria.

8.º Esta portaria entra em vigor no dia 1 do mês seguinte ao da sua publicação.

Ministério da Agricultura e Pescas, 12 de Junho de 1981. - O Ministro da Agricultura e Pescas, António José Baptista Cardoso e Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1981/06/29/plain-204577.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/204577.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-01-28 - Decreto-Lei 19/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo

    Estabelece medidas relativas à normalização, regularização e disciplina no mercado de suínos.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-09-17 - Portaria 807/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura e Pescas e do Comércio e Turismo

    Fixa os preços de compra e de intervenção da carne de suíno.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda