Aviso 7295/2002 (2.ª série). - 1 - Nos termos do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, faz-se público que, por despacho do vice-presidente do Instituto da Água de 8 de Fevereiro de 2002, se encontra aberto concurso interno geral de acesso misto para o provimento de três lugares de assistente administrativo especialista da carreira de assistente administrativo do quadro privativo da ex-Direcção-Geral dos Recursos Naturais, com a seguinte distribuição:
Dois lugares destinados aos funcionários do quadro da ex-Direcção-Geral dos Recursos Naturais; e
Um lugar destinado aos funcionários de outros quadros.
2 - O prazo de validade do concurso esgota-se com o preenchimento das vagas para que é aberto.
3 - Legislação aplicável ao presente concurso:
Decreto-Lei 404-A/98, de 18 de Dezembro;
Decreto-Lei 272/91, de 7 de Agosto;
Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho;
Decreto-Lei 141/2001, de 24 de Abril.
4 - Conteúdo funcional - nos termos do mapa I anexo ao Decreto-Lei 248/85, de 15 de Julho, competirá especialmente exercer funções de natureza executiva enquadradas em instruções gerais e procedimentos bem definidos, com certo grau de complexidade, relativas a uma ou mais áreas de actividade administrativa, designadamente contabilidade, pessoal, economato, património, secretaria, arquivo, expediente e processamento de texto.
5 - Local de trabalho - onde o Instituto da Água tem serviços.
6 - A remuneração mensal é a constante da tabela que constitui o anexo ao Decreto-Lei 404-A/98, de 18 de Dezembro.
7 - Menção a que se refere o despacho conjunto 373/2000: "Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove activamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação."
8 - Requisitos de admissão - podem ser admitidos ao presente concurso os assistentes administrativos principais com, pelo menos, três anos de serviço classificados de Bom.
9 - Métodos de selecção - a selecção dos candidatos será feita mediante avaliação curricular.
10 - Os critérios de apreciação e ponderação da avaliação curricular, bem como o sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, constam de actas de reuniões do júri do concurso, sendo as mesmas facultadas aos candidatos sempre que solicitadas.
11 - Apresentação das candidaturas - as candidaturas deverão ser formalizadas mediante requerimento, nos termos da minuta anexa, feito em papel branco de formato A4, dirigido ao presidente do Instituto da Água, entregue pessoalmente na Secção de Pessoal da Repartição Administrativa da Direcção dos Serviços Administrativos e Financeiros, na Avenida do Almirante Gago Coutinho, 30, 1049-066 Lisboa, ou remetido pelo correio, com aviso de recepção, para a mesma morada, até ao último dia do prazo de entrega das candidaturas.
11.1 - O prazo para apresentação das candidaturas é de 10 dias úteis contados a partir da data da publicação deste aviso.
11.2 - O requerimento deverá ser acompanhado dos documentos a seguir indicados e que constam dos anexos à minuta do requerimento:
a) Curriculum vitae detalhado, datado e assinado pelo próprio, do qual devem constar, entre outras, a formação académica de base, a experiência profissional geral e específica, bem como a respectiva formação profissional;
b) Documento que comprove, pela ordem indicada, a categoria de que o candidato é titular, o vínculo à função pública e a natureza inequívoca do mesmo e o tempo de serviço na categoria, na carreira e na função pública, contado até ao termo do prazo de admissão das candidaturas;
c) Fotocópia das notações periódicas, completas, qualitativa e quantitativamente, atribuídas nos anos relevantes para o concurso;
d) Documento, autêntico ou autenticado, comprovativo das habilitações literárias;
d) Documentos comprovativos das habilitações profissionais;
e) Declaração actualizada, emitida pelo serviço, especificando detalhadamente o conjunto de tarefas e responsabilidades inerentes ao respectivo posto de trabalho, com vista a apreciação do conteúdo funcional.
11.3 - Os funcionários do Instituto da Água ficam dispensados da apresentação dos documentos que constem do seu processo individual.
11.4 - A não apresentação dos documentos a que se referem as alíneas a), b), c) e e) do n.º 11.2 é motivo para exclusão do candidato.
11.5 - As falsas declarações dos candidatos serão punidas nos termos da lei.
11.6 - Assiste ao júri o direito de exigir aos candidatos a apresentação de documentos comprovativos de factos por eles referidos que possam relevar para a apreciação do seu mérito.
12 - Publicitação das listas - a relação dos candidatos e a lista de classificação final serão publicitadas nos termos conjugados dos artigos 33.º e 40.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.
12.1 - A relação de candidatos e a lista de classificação final serão afixadas no 3.º piso do Instituto da Água, Avenida do Almirante Gago Coutinho, 30,1049-066, Lisboa.
13 - Composição do júri - o júri do concurso tem a seguinte composição:
Presidente - Maria Isabel de Jesus Bento Cordeiro dos Santos, técnica superior de 1.ª classe.
Vogais efectivos:
Aldina Pereira Gonçalves Vicente Alves, chefe de secção, que substituirá a presidente nas suas faltas e impedimentos.
Maria Graciete da Conceição Martins Maia das Neves, assistente administrativa especialista.
Vogais suplentes:
Rita Maria Cruz Moita Rodrigues, assistente administrativa especialista.
Maria Eugénia Marques Gaspar, assistente administrativa especialista.
2 de Maio de 2002. - Pelo Presidente, o Vice-Presidente, Manuel Lacerda.
(ver documento original)