Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 421/85, de 22 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Fixa o prazo para o Estado reclamar os seu créditos sobre os patrimónios da Companhia de Transportes Marítimos (CTM) e da Companhia Nacional de Navegação (CNN) sempre que tiver efectuado pagamentos nos termos dos artigos 10.º, n.º 2, dos Decretos-Leis n.os 137/85 e 138/85, de 3 de Maio.

Texto do documento

Decreto-Lei 421/85
de 22 de Outubro
Os artigos 10.º dos Decretos-Leis n.os 137/85 e 138/85, de 3 de Maio, proveram ao pagamento pelo Estado, quando o interesse público o justifique, de créditos sobre os patrimónios em liquidação da Companhia de Transportes Marítimos (CTM) e da Companhia Nacional de Navegação (CNN), ambas em liquidação, conferindo ao solvens sub-rogação, com direito de regresso nos direitos do credor, bem como nas garantias e acessórios dos créditos pagos.

Assim:
Ao Estado compete reclamar das massas liquidadas as quantias que tiver despendido nos termos da referida disposição legal, o que supõe não estarem ainda terminados os prazos legalmente estabelecidos para o efeito ou que, estando embora esgotados esses prazos, os credores pagos tenham oportunamente reclamado o pagamento dos seus créditos.

Importa, porém, prevenir situações que se não enquadram em qualquer destes pressupostos. É o caso de o interesse público justificar ou impor ao Estado pagamentos de créditos de terceiros sobre os patrimónios em liquidação para além do termo dos prazos para reclamação de créditos, ou no limite desses prazos, e verificar-se que os credores então pagos não reclamaram oportunamente os respectivos pagamentos.

Em termos de segurança total importará, todavia, a cobertura legal das situações descritas, que presentemente a não terão.

Assim, visto o disposto no artigo 38.º do Decreto-Lei 260/76, de 8 de Abril, o Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - É de 10 dias, a contar da data em que tenha efectuado pagamentos nos termos dos artigos 10.º n.º 2, dos Decretos-Leis n.os 137/85 e 138/85, de 3 de Maio, o prazo para o Estado reclamar os seus créditos sobre os patrimónios da Companhia de Transportes Marítimos (CTM) ou da Companhia Nacional de Navegação (CNN), quando aquela data coincida com os termos dos prazos fixados nos artigos 3.º n.º 1, dos mesmos diplomas legais ou lhe seja posterior.

2 - O prazo referido no número anterior para pagamentos efectuados entre a data em que terminam os prazos fixados nos artigos 3.º, n.º 1, dos diplomas nele referidos e a entrada em vigor deste decreto-lei conta-se a partir desta última data.

Art. 2.º O presente diploma entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 20 de Setembro de 1985. - Mário Soares - Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete - Ernâni Rodrigues Lopes - Amândio Anes de Azevedo - José de Almeida Serra.

Promulgado em 8 de Outubro de 1985.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 10 de Outubro de 1985.
O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/19806.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1976-04-08 - Decreto-Lei 260/76 - Ministério das Finanças - Secretaria de Estado do Planeamento

    Estabelece as bases gerais das empresas públicas.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda