A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1012-G/82, de 29 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Altera o Estatuto do Oficial da Armada, aprovado pelo Decreto nº 46960 de 14 de Abril, por força do disposto nos Decretos-Leis n.os 314/82, de 9 de Agosto, e 424/82, de 19 de Outubro.

Texto do documento

Portaria 1012-G/82

de 29 de Outubro

Tornando-se necessário introduzir no Estatuto do Oficial da Armada (EOA) as alterações decorrentes do Decreto-Lei 314/82, de 9 de Agosto, conforme estipulado no artigo único do Decreto-Lei 424/82, de 19 de Outubro:

Manda o Conselho da Revolução, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, nos termos do disposto no artigo 247.º do EOA, aprovado e posto em execução pelo Decreto 46960, de 14 de Abril de 1966, que os artigos 83.º e 194.º desse estatuto passem a ter a seguinte redacção:

Art. 83.º .................................................................

§ 1.º Os oficiais do quadro de oficiais da reserva da Armada, com direito a pensão, na situação de licenciados só podem ser convocados para:

a) Cumprimento de formalidades processuais, nos casos em que a lei expressamente exija ou permita a convocação, findas as quais serão imediatamente licenciados;

b) Prestar serviço efectivo, mediante requerimento do próprio, deferido pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, exclusivamente em termos de interesse para o serviço;

c) Prestar serviço efectivo em caso de interesse para o serviço, por decisão fundamentada do Chefe do Estado-Maior da Armada;

d) Prestar serviço efectivo, por decisão do Chefe do Estado-Maior da Armada, em caso de guerra, declaração de estado de sítio ou de emergência, exercícios ou manobras.

§ 2.º Os oficiais que transitarem do quadro de oficiais do activo para o quadro de oficiais da reserva da Armada com direito a pensão, estejam na situação de licença ilimitada, são colocados naquela reserva na situação de licenciados, a menos que requeiram continuar naquela situação.

§ 3.º O regresso à efectividade do serviço dos oficiais da reserva deverá ser precedido de parecer do Conselho Superior de Disciplina da Armada, quando o Chefe do Estado-Maior da Armada entenda poder haver incompatibilidade entre o serviço que iriam prestar e as actividades por eles até então desempenhadas, tenham estas tido carácter público ou privado.

Art. 194.º ...............................................................

§ 1.º ......................................................................

§ 2.º ......................................................................

§ 3.º O oficial do quadro de oficiais do activo ou do quadro de oficiais da reserva da Armada com direito a pensão na situação de licença ilimitada pode interrompê-la se lhe tiver sido concedida há mais de 1 ano.

A licença cessa 90 dias depois de o oficial apresentar a respectiva declaração ou antes deste prazo, se o desejar e for autorizado pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, sem prejuízo do disposto no parágrafo seguinte.

§ 4.º O regresso à efectividade do serviço dos oficiais do activo de licença ilimitada deverá ser precedido de parecer do Conselho Superior de Disciplina da Armada, quando o Chefe do Estado-Maior da Armada entenda poder haver incompatibilidade entre o serviço que iriam prestar e as actividades por eles até então desempenhadas, tenham estas tido carácter público ou privado.

Estado-Maior da Armada, 25 de Outubro de 1982. - O Chefe do Estado-Maior da Armada, António Egídio de Sousa Leitão, almirante.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1982/10/29/plain-196052.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/196052.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda