A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 12147/2015, de 29 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Nomeada em regime de substituição, a licenciada Maria Teresa da Silva Paulo, para o cargo de diretora de serviços de relações internacionais (DRI)

Texto do documento

Despacho 12147/2015

O Decreto-Lei 183/2014, de 29 de dezembro, procedeu à reorganização da estrutura orgânica do Ministério da Defesa Nacional (MDN).

O Decreto Regulamentar 14/2015, de 31 de julho, definiu a missão, as atribuições e a tipologia de organização da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN).

A Portaria 319/2015, de 1 de outubro, fixou a estrutura nuclear e as competências das respetivas unidades orgânicas nucleares da DGPDN e definiu o número máximo de unidades orgânicas flexíveis.

Assim, atendendo à urgente necessidade de designar a dirigente para o cargo a que se refere a alínea b) do n.º 1 do artigo 1.º da Portaria 319/2015, de 1 de outubro, e verificados os requisitos legais exigidos, bem como a detenção da competência técnica, a aptidão e o perfil adequados ao exercício das inerentes funções:

1 - Designo, em regime de substituição, no cargo de Diretora de Serviços de Relações Internacionais, a licenciada Maria Teresa da Silva Paulo, nos termos do disposto no artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação atual.

2 - Nos termos do disposto no n.º 16 do artigo 19.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, a nota curricular do ora designado é publicada em anexo ao presente despacho, que produz efeitos a 2 de outubro de 2015.

02 de outubro de 2015. - O Diretor-Geral, Nuno Pinheiro Torres.

Nota curricular

Formação académica: Licenciatura em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.

Formação complementar: Conclusão da parte curricular do Mestrado em Relações Internacionais-Estudos Europeus no ISCSP. Aguarda apresentação de dissertação.

Experiência profissional: desde dezembro de 2014 - Diretora de Serviços de Relações Internacionais na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional do Ministério da Defesa Nacional. De setembro de 2010 a dezembro de 2014 - Assessora Parlamentar na Assembleia da República, exercendo funções na Comissão de Assuntos Europeus, na Divisão de Informação Legislativa e Parlamentar e na Comissão de Defesa Nacional. De setembro de 2008 a setembro de 2010 - Representante Permanente da Assembleia da República junto da União Europeia, em Bruxelas. De março de 2000 a setembro de 2008 - Assessora Parlamentar na Assembleia da República, exercendo funções na Comissão de Assuntos Europeus e com responsabilidades de coordenação da dimensão parlamentar da Presidência portuguesa da UE em 2000 e 2007 e na implementação do sistema de escrutínio parlamentar das iniciativas europeias, legislativas e não legislativas. De outubro de 1997 a junho de 2006 - Monitora e Assistente Convidada no ISCSP, lecionando, designadamente, as disciplinas de Ciência Política, Teoria do Estado, Regimes Políticos e História do Projeto Europeu. De dezembro de 1997 a março de 2000 - Assessora para as Relações Internacionais do Instituto de Inovação Educacional (IIE) do Ministério da Educação. De janeiro a junho de 1997 - Estágio académico no Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais (GAERI) do Ministério da Educação.

Outras experiências relevantes: Participação em projetos de cooperação, na área dos assuntos europeus, nos parlamentos do Kosovo, da Albânia, da Bósnia-Herzegovina e do Egito. Cofundadora da Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico (AJPA). Cofundadora da Associação Europa Viva. Investigadora no Observatório Político. Participação na Summer School/Programa Erasmus, na Universidade Livre de Bruxelas (1997) e na Universidade de Leipzig (1998).

Avaliação Extraordinária: Atribuição de Menção de Desempenho por Mérito Excecional pela Assembleia da República, relativo ao ano de 2009.

Publicações: A Europa no Discurso Parlamentar Português: Os Debates Plenários entre 1985-2011, Revista de Relações Internacionais, IPRI, Lisboa, dezembro de 2013 (Coautoria com Alice Cunha). National Parliaments in the EU: after Lisboa and beyond subsidiarity - The (positive) side-effects and (unintended) achievements of the Treaty provisions, OPAL online paper no. 5/2012. Implementing the Treaty of Lisbon: The Portuguese parliament as an actor in the European legislative arena, In The Europeanization of Portugal. New York: Columbia University Press, 2012 (Co-autoria com Madalena Meyer-Resende). O Impacto da Europeização no Parlamento, IPRI Working Paper n.º 21, maio de 2009 (Coautoria com Cristina Leston-Bandeira). A Assembleia da República e a União Europeia, in O Parlamento na Prática, Coord. Ana Vargas e Pedro Valente, Assembleia da República, 2008 (Coautoria com Ana Fraga).

209037108

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1891655.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda