Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 201/80, de 25 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece o novo regime de contratação de consultores médicos pelos serviços e unidades de saúde dependentes do Ministério dos Assuntos Sociais.

Texto do documento

Decreto-Lei 201/80

de 25 de Junho

A satisfação das carências das populações no campo da saúde implica, na fase actual, um aproveitamento máximo dos recursos humanos existentes, nomeadamente no sector médico. Nesse sentido, foram já dados passos importantes pelos Decretos-Leis n.os 536/75, de 26 de Setembro, e 373/79, de 8 de Setembro, que instituíram, entre outras, as figuras de consultor médico, da prestação de funções em tempo prolongado e da situação de dedicação exclusiva.

O regime de consultor médico foi criado para permitir aos hospitais centrais e distritais obter a colaboração de médicos habilitados com certas especialidades, pouco frequentes, mas imprescindíveis. Por outro lado, o facto de as funções de consultor serem prestadas em tempo parcial possibilita uma cobertura de necessidades que não justificam a criação de novos lugares em tempo inteiro. Tal foi a solução encontrada pelo Decreto-Lei 536/75, de 26 de Setembro.

Os ensinamentos possibilitados pela aplicação desse regime, durante mais de quatro anos, recomendam a adaptação a que agora se procede. Assim, afigura-se conveniente não limitar a existência de consultores apenas aos hospitais centrais e distritais, dado que a colaboração de especialistas é necessária, sobretudo, nas unidades de saúde mais reduzidas. Por outro lado, impõe-se a possibilidade de permitir que os médicos consultores possam, embora excepcionalmente, colaborar em mais de uma unidade de saúde.

Assim:

O Governo decreta, nos termos do artigo 201.º, n.º 1, alínea a), da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Quando necessário ao bom funcionamento dos serviços, as unidades de saúde dependentes do Ministério dos Assuntos Sociais podem contratar consultores médicos, para além dos quadros ou mapas, com vista a obter apoio técnico no âmbito de especialidades.

2 - A contratação referida no número anterior carece de autorização do Departamento de Recursos Humanos da Saúde, a qual deverá ter prioritariamente em conta as necessidades locais da prática de especialidades não asseguradas pelos quadros ou mapas existentes.

Art. 2.º - 1 - A função de consultor médico só pode ser exercida por médicos que possuam, pelo menos, o grau de especialista.

2 - Não se aplica à função de consultor médico a proibição constante do artigo 18.º, n.º 1, do Decreto-Lei 674/75, de 27 de Novembro.

Art. 3.º - 1 - Os consultores médicos devem prestar um mínimo de quatro horas de serviço semanal.

2 - Em casos em que tecnicamente se justifique, poderá aquele mínimo ser dispensado por despacho do Ministro dos Assuntos Sociais.

3 - Quando as condições de organização dos cuidados de saúde numa determinada região o aconselhem, poderá o Ministro dos Assuntos Sociais autorizar o exercício de funções de consultor em mais do que uma unidade de saúde, até ao limite máximo global de doze horas semanais.

Art. 4.º - 1 - Pelo exercício do cargo de consultor é devida uma remuneração calculada na base do vencimento/hora da categoria médica respectiva, acrescida, quando seja o caso, de subsídio de deslocação, atribuído e calculado nos termos prescritos para a função pública.

2 - À importância referida no número anterior poderá, quando se justifique, acrescer um suplemento pelo tempo de deslocação, calculado na base de uma hora de vencimento por cada 60 km.

Art. 5.º Os encargos a que se refere o artigo anterior são suportados pelas unidades de saúde onde o serviço seja prestado.

Art. 6.º É revogado o artigo 4.º do Decreto-Lei 536/75, de 26 de Setembro.

Visto e aprovado em Conselho de Ministro de 4 de Junho de 1980. - Diogo Pinto de Freitas do Amaral.

Promulgado em 13 de Junho de 1980.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/06/25/plain-18872.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/18872.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1975-09-26 - Decreto-Lei 536/75 - Ministério dos Assuntos Sociais - Secretaria de Estado da Saúde

    Integra nas carreiras médicas estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 414/71 o pessoal médico ao serviço dos hospitais distritais.

  • Tem documento Em vigor 1975-11-27 - Decreto-Lei 674/75 - Ministérios da Educação e Investigação Científica e dos Assuntos Sociais

    Uniformiza as funções assistenciais de educação médica e de investigação científica em todos os hospitais centrais gerais, cessando a distinção entre os hospitais escolares e os restantes.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2018-05-08 - Decreto-Lei 32/2018 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1975 e 1980

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda