A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 105/84, de 23 de Maio

Partilhar:

Sumário

Autoriza o funcionamento de vários cursos, como experiência pedagógica, no Externato de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Porto.

Texto do documento

Despacho Normativo 105/84
Considerando que o Programa do Governo reconhece que "a educação na actual crise económica, social e moral constitui um factor decisivo para a reconstrução do País, pois dela depende a preparação da juventude através do saber, da criação e do trabalho, pelo que importa adaptá-la, com realismo, às nossas circunstâncias concretas, tornando-a um factor de desenvolvimento, progresso e equilíbrio»;

Considerando que é urgente contribuir para a resolução do problema social do acesso da grande maioria dos jovens ao mundo do trabalho, fornecendo-lhes uma formação adequada ao desempenho de uma profissão qualificada;

Considerando que pelo Despacho Normativo 194-A/83, de 21 de Outubro, foi criada, em termos de experiência pedagógica, uma estrutura para o ensino técnico-profissional e profissional, e que o Decreto-Lei 47587 prevê a realização de experiências pedagógicas em "estabelecimentos de ensino particular que assim o solicitem e ofereçam as necessárias garantias»;

Considerando que o ensino particular e cooperativo pode dar um contributo importante ao lançamento do ensino profissional e técnico-profissional, devido à sua história e às suas características específicas, que o vocacionam para a inovação pedagógica;

Considerando a oportunidade de dar viabilidade à "liberdade de aprender e ensinar» consagrada no artigo 43.º da Constituição da República Portuguesa;

Considerando a experiência e a capacidade pedagógica do Externato de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Porto, já reconhecidas pela concessão progressiva de paralelismo pedagógico há mais de 5 anos;

Considerando que é notória a falta de pessoal qualificado, de nível não superior, no campo da electrónica e dos têxteis:

Ao abrigo do disposto no artigo 5.º do Decreto-Lei 47587, de 10 de Março de 1967:

Determino:
1 - É autorizado, no Externato de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Porto, como experiência pedagógica a desenvolver nos termos do presente despacho, o funcionamento dos seguintes cursos:

Curso técnico de electrónica;
Curso técnico de têxtil:
Especialização em acabamentos, tinturaria e estamparia e ultimação;
Curso técnico de têxtil:
Especialização em estilismo, colorismo e confecção.
2 - Os cursos referidos no número anterior visam a formação de profissionais qualificados de nível intermédio, na área da Electrónica e na área dos Têxteis, simultaneamente com uma preparação geral equivalente à do ensino secundário complementar.

3 - Estes cursos exigem como habilitação de ingresso o 9.º ano de escolaridade ou equivalente, têm a duração de 4 anos e são constituídos por 2 ciclos de 2 anos.

4 - Os planos de estudo provisórios do primeiro ciclo dos cursos autorizados pelo presente despacho constam dos quadros anexos.

5 - Até 31 de Maio de 1984 serão apresentados à Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo os planos de estudo definitivos dos 2 ciclos destes cursos, os quais serão aprovados por despacho ministerial, que definirá as possibilidades de prosseguimento de estudos no ensino secundário e superior.

6 - Os cursos autorizados no n.º 1 conferirão, em cada um dos ciclos, diplomas comprovativos da qualificação profissional obtida, para efeito de ingresso no mundo do trabalho.

7 - Os cursos poderão também conferir diplomas de estudos secundários desde que os respectivos planos de estudo, a aprovar nos termos do n.º 5 do presente despacho, incluam, além da componente de formação profissional:

a) Uma componente de formação geral que possa considerar-se globalmente equivalente à componente de formação geral do ensino secundário complementar;

b) Uma componente de formação específica que, nos termos da legislação vigente, permita o prosseguimento de estudos em, pelo menos, um curso do ensino secundário ou superior.

8 - Os cursos autorizados no n.º 1 do presente despacho funcionarão em regime de autonomia pedagógica, nos termos do n.º 1 do artigo 35.º do Decreto-Lei 553/80, de 21 de Novembro; assim, para estes cursos, o Externato de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro gozará de independência relativamente aos regimes em vigor para as escolas públicas quanto a:

a) Orientação metodológica e adaptação de instrumentos escolares;
b) Conteúdos programáticos;
c) Avaliação de conhecimentos, incluindo a dispensa de exames e ou a sua realização;

d) Prazos e regras de matrícula;
e) Calendário escolar;
f) Emissão de diplomas e certificado de matrícula, de aproveitamento e de habilitações.

9 - As orientações referidas no n.º 8 do presente despacho, assim como as possíveis alterações, serão submetidas ao parecer da Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo.

10 - O Externato de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro elaborará um relatório detalhado sobre o funcionamento da experiência pedagógica criada pelo presente despacho, para apreciação pela Direcção-Geral do Ensino Particular e Cooperativo.

Ministério da Educação, 24 de Janeiro de 1984. - O Ministro da Educação, José Augusto Seabra.


Anexo ao Despacho Normativo 105/84, desta data
Curso técnico de electrónica
(ver documento original)
Curso técnico de têxtil
Especialização em acabamentos, tinturaria e estamparia e ultimação
(ver documento original)
Curso técnico de têxtil
Especialização em estilismo, colorismo e confecção
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/187052.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-03-10 - Decreto-Lei 47587 - Ministério da Educação Nacional - Gabinete de Estudos e Planeamento da Acção Educativa

    Permite ao Ministro da Educação Nacional determinar ou autorizar a realização de experiências pedagógicas em estabelecimentos de ensino público dependentes do respectivo Ministério para além dos casos e limites em que essa realização já é possível segundo a legislação vigente.

  • Tem documento Em vigor 1980-11-21 - Decreto-Lei 553/80 - Ministério da Educação e Ciência

    Aprova o Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo.

  • Tem documento Em vigor 1983-10-21 - Despacho Normativo 194-A/83 - Ministério da Educação - Gabinete do Ministro

    Cria cursos técnico-profissionais e cursos profissionais a ministrar após o 9.º ano de escolaridade e estabelece as normas de estruturação e funcionamento dos respectivos cursos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda