A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 18958/2000, de 19 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 18 958/2000 (2.ª série). - A Ordem Militar dos Templários foi fundada (1119) por Hugo de Payens e outros seus companheiros, em Jerusalém, para combater aqueles que então eram designados por Infiéis.

Na Península Hispânica participou com o mesmo objectivo na luta contra os Mouros, vindo a surgir em Portugal cerca de 1128. O seu desempenho nas lutas pela Reconquista levou à concessão de privilégios especiais e doações de territórios por parte dos reis. Igualmente importante tornou-se a sua acção no repovoamento dos territórios da maior parte da Beira Baixa e de uma vasta região entre o Mondego e o Tejo.

Depois de eleito mestre da Ordem dos Templários, Gualdim Pais instalou-se com os seus cavaleiros em Tomar com o intuito de defender o vale do Tejo. A partir de então esta Ordem teve um papel fundamental no desenvolvimento da cidade de Tomar. Permitiu a fixação da população em torno da sua fortaleza (1160), garantindo, assim, a sua segurança. Aos Templários é também atribuído a edificação da Igreja de Santa Maria do Olival.

Esta Ordem foi extinta por D. Dinis, ao criar, com os seus bens, a Ordem de Cavaleiros de Cristo, que o apoiou enormemente aquando dos Descobrimentos Portugueses.

Estando assim Tomar historicamente ligada aos Templários, é de toda a justiça a proposta do conselho executivo da Escola Básica do 1.º Ciclo de Tomar n.º 1, São João Baptista, que obteve a concordância da Câmara Municipal, no sentido da atribuição do nome Templários àquele estabelecimento de ensino.

Assim, preenchidos que estão os requisitos e demais formalidades previstos no Decreto-Lei 387/90, de 10 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei 314/97, de 15 de Novembro, determino:

A Escola Básica do 1.º Ciclo de Tomar n.º 1, São João Baptista, passa a denominar-se Escola Básica do 1.º Ciclo dos Templários, Tomar.

28 de Agosto de 2000. - O Secretário de Estado da Administração Educativa, Augusto Ernesto Santos Silva.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1824129.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-12-10 - Decreto-Lei 387/90 - Ministério da Educação

    Estabelece normas relativas à denominação dos estabelecimentos de educação ou ensino públicos.

  • Tem documento Em vigor 1997-11-15 - Decreto-Lei 314/97 - Ministério da Educação

    Altera o Decreto-Lei nº 387/90, de 10 de Dezembro (que define as normas aplicáveis à denominação dos estabelecimentos de educação ou de ensino públicos, bem como à adopção do respectivo símbolo identificativo), que é republicado em anexo na sua nova versão.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda