A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indererminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 1075/2000, de 22 de Agosto

Partilhar:

Texto do documento

Deliberação 1075/2000. - Tabela de taxas e emolumentos. - Na sequência da Lei 108/88, de 24 de Setembro, os Estatutos da Universidade da Beira Interior estabelecem, nomeadamente no artigo 55.º, como receitas da Universidade da Beira Interior as receitas provenientes do pagamento de propinas [alínea c)] e o produto das taxas, emolumentos, multas, penalidades ou quaisquer outras receitas que legalmente lhe advenham [alínea i)].

A alínea j) do artigo 17.º dos Estatutos estabelece que compete ao senado "fixar, nos termos da lei [...] as propinas suplementares relativas a inscrições, realização ou repetição de exames e outros actos de prestação de serviços aos alunos".

Considerando a necessidade de introdução de reajustamentos à tabela de taxas e emolumentos, e nomeadamente alargar o seu âmbito a outros serviços da Universidade, o senado, nos termos da alínea j) do artigo 17.º dos Estatutos, delibera o seguinte:

Artigo 1.º

Os actos a praticar no âmbito das actividades dos Serviços Académicos estão sujeitos às taxas e emolumentos constantes do anexo I à presente deliberação.

Artigo 2.º

1 - Os actos a praticar no âmbito das actividades dos Serviços Administrativos estão sujeitos às taxas constantes do anexo II à presente deliberação.

2 - Os restantes serviços e unidades da Universidade observarão, quando aplicável, o disposto na tabela constante do anexo II a que se refere o número anterior.

Artigo 3.º

A reprodução de documentos administrativos a que se refere a alínea b) do n.º 1 do artigo 12.º da Lei 65/93, de 26 de Agosto, fica sujeita aos montantes a fixar anualmente por despacho conjunto do Ministro das Finanças e do membro do Governo responsável pela Administração Pública, nos termos do previsto no n.º 6 do despacho conjunto 280/97, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 200, de 30 de Agosto de 1997.

Artigo 4.º

1 - As taxas e emolumentos constantes das tabelas a que se referem os artigos 2.º e 3.º serão actualizadas anualmente por despacho do reitor, para entrarem em vigor a partir de 1 de Setembro do ano lectivo seguinte, tendo por base a última taxa de inflação conhecida.

2 - Os valores resultantes da actualização mencionada no número anterior serão sempre arredondados, salvo se com eles já coincidirem, para a meia centena ou centena exacta de escudos imediatamente superior, sendo a partir da entrada em circulação do euro o arredondamento efectuado para a casa decimal imediatamente superior.

Artigo 5.º

A presente deliberação revoga as deliberações n.os 20/95, de 30 de Setembro, 11/97, de 28 de Abril, 8/98, de 7 de Janeiro, e 19/98, de 18 de Julho, e entra em vigor no ano lectivo de 2000-2001, a partir de 1 de Setembro.

19 de Julho de 2000. - O Presidente do Senado, Manuel José dos Santos Silva.

ANEXO I

Tabela das taxas e emolumentos - Serviços Académicos

(ver documento original)

ANEXO II

Tabela de taxas e emolumentos - Serviços Administrativos

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1815214.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-09-24 - Lei 108/88 - Assembleia da República

    Define a autonomia das universidades.

  • Tem documento Em vigor 1993-08-26 - Lei 65/93 - Assembleia da República

    REGULA O ACESSO DOS CIDADAOS A DOCUMENTOS RELATIVOS A ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS POR ÓRGÃOS DO ESTADO E DAS REGIÕES AUTÓNOMAS, QUE EXERCAM FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS, ÓRGÃOS DOS INSTITUTOS PÚBLICOS, ASSOCIAÇÕES PÚBLICAS E ÓRGÃOS DAS AUTARQUIAS LOCAIS, SUAS ASSOCIAÇÕES E FEDERAÇÕES, BEM COMO OUTRAS ENTIDADES NO EXERCÍCIO DE PODERES DE AUTORIDADE EXCEPTUANDO-SE O ACESSO A NOTAS PESSOAIS, ESBOÇOS, APONTAMENTOS E REGISTOS DE NATUREZA SEMELHANTE E A DOCUMENTOS CUJA ELABORACAO NAO RELEVE DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA, (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda