A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 241/83, de 9 de Junho

Partilhar:

Sumário

Permite, em certas condições, o pagamento em prestações de quotizações em dívida para o Fundo de Desemprego.

Texto do documento

Decreto-Lei 241/83
de 9 de Junho
Recentemente foi publicada legislação contendo um conjunto de medidas tendentes a facilitar o pagamento de dívidas de imposto ao Estado.

Impõe-se, assim, conceder igualmente facilidades aos contribuintes que tenham quotizações em dívida ao Fundo de Desemprego, com aproximação a algumas das orientações traçadas por essa mesma legislação.

O presente diploma pretende, pois, estabelecer um período de tempo limitado em que se proporcione aos contribuintes a possibilidade de regularizarem a sua situação perante o mesmo Fundo, permitindo o pagamento dos débitos e acréscimos legais em prestações mensais, até ao máximo de 60.

Aproveita-se para actualizar a taxa de compensação pela mora, a que alude o artigo 14.º, § único, do Decreto-Lei 45080, de 20 de Junho de 1963, na redacção dada pelo artigo 4.º do Decreto-Lei 190/79, de 23 de Junho, e ainda para desagravar a multa prevista no § único do artigo 6.º do mesmo diploma legal.

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - O Gabinete de Gestão do Fundo de Desemprego poderá conceder aos contribuintes com quotizações e taxas de mora devidas até 31 de Dezembro de 1982, independentemente de terem ou não sido notificados, nos termos do artigo 14.º do Decreto-Lei 45080, o seu pagamento em prestações.

2 - O pagamento global da dívida poderá ser efectuado no máximo de 60 prestações mensais, seguidas e improrrogáveis, não podendo o valor de cada uma delas ser inferior a 15000$00.

3 - O pagamento em prestações deverá ser requerido ao director do Gabinete de Gestão do Fundo de Desemprego, no prazo máximo de 90 dias a contar da data da publicação do presente diploma, devendo o requerimento conter, além da identificação do contribuinte, o número de prestações pretendidas.

Art. 2.º - 1 - O deferimento do pedido ficará condicionado ao cumprimento das obrigações contributivas perante o Fundo de Desemprego, a partir de 1 de Janeiro de 1983.

2 - Caso se venha a verificar a existência de débito no período compreendido entre 1 de Janeiro de 1983 e o mês anterior àquele em que ocorrer a fiscalização, o contribuinte só poderá usufruir das facilidades constantes neste diploma se, no prazo de 10 dias subsequentes à respectiva notificação, fizer prova de pagamento de tal importância.

3 - Os despachos que recaírem sobre os requerimentos referidos no n.º 3 do artigo 1.º serão comunicados por escrito aos contribuintes, fixando-se então o número e o montante das prestações, bem como o início da amortização.

Art. 3.º - 1 - Sobre o valor das quotizações em dívida que venham a beneficiar do regime estabelecido no presente diploma será sempre aplicada a taxa mensal de 1% de juro de mora.

2 - O montante de cada prestação será calculado de acordo com a seguinte fórmula:

PM = QD x (((1 + TJM)(elevado a n) x TJM)/(1 + TJM)(elevado a n) - 1) + (TCM x QD)/n

sendo:
PM - prestação mensal (composta por quota de amortização das quotizações em dívida, quota de juro de mora e quota de amortização da compensação pela mora);

QD - quotizações em dívida;
TJM - taxa de juro de mora;
n - número de prestações concedidas;
TCM - taxa de compensação pela mora.
Art. 4.º Os contribuintes a quem tenha sido concedido o pagamento em prestações dos débitos ao Fundo de Desemprego deverão, mensalmente, fazer prova do cumprimento do plano de amortização, bem como do pagamento pontual das quotizações normais devidas a partir do mês em que se verificar a fiscalização a que alude o artigo 2.º, n.º 2, sob pena de lhes vir a ser suspensa a concessão das facilidades previstas no presente diploma.

Art. 5.º O disposto nos artigos precedentes não é aplicável aos contribuintes que estejam a beneficiar do regime de prestações ao abrigo da legislação anterior.

Art. 6.º A taxa de compensação pela mora prevista no artigo 14.º do Decreto-Lei 45080 é elevada para 24%.

Art. 7.º A multa prevista no § único do artigo 6.º do Decreto-Lei 45080, para os efeitos estabelecidos no artigo 17.º do mesmo diploma, é fixada em valor igual ao das quotizações em dívida, não podendo ser inferior a 1200$00.

Art. 8.º Os executados em processo de execução fiscal por dívida ao Fundo de Desemprego poderão efectuar o pagamento da dívida exequenda com a multa reduzida a metade, se o fizerem no prazo de 90 dias a contar da entrada em vigor deste diploma. mesmo que já tenham sido citados e desde que ainda não tenha sido efectuada a penhora.

Art. 9.º Competem aos serviços das regiões autónomas que têm a seu cargo a gestão do Fundo de Desemprego as atribuições referidas nos artigos 1.º e 2.º do presente diploma, respeitantes aos débitos ao Fundo de Desemprego e resultantes das relações jurídico-laborais estabelecidas naquelas regiões.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 10 de Abril de 1983. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão - João Maurício Fernandes Salgueiro - Joaquim Fernandes Marques.

Promulgado em 18 de Maio de 1983.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 26 de Maio de 1983.
O Primeiro-Ministro, Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/17558.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-06-20 - Decreto-Lei 45080 - Ministério das Obras Públicas - Gabinete do Ministro

    Actualiza os preceitos da incidência das quotizações para o fundo de desemprego e dos relacionados com o regime de multas e fiscalização, estabelecendo normas relativas a liquidação e cobrança das referidas quotizações. Define as competências do Comissariado do Desemprego nesta matéria e introduz alterações na orgânica deste organismo criado pelo Decreto 21699, de 30 de Setembro de 1932.

  • Tem documento Em vigor 1979-06-23 - Decreto-Lei 190/79 - Ministério do Trabalho

    Concede facilidades e estímulos ao pagamento das contribuições em atraso ao Fundo de Desemprego.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-05-09 - Decreto Legislativo Regional 6/85/A - Região Autónoma dos Açores - Assembleia Regional - Gabinete Regional de Gestão do Fundo de Desemprego

    Permite ao Gabinete Regional de Gestão do Fundo de Desemprego autorizar aos contribuintes com quotizações e taxas de mora devidas até 31 de Dezembro de 1984 o seu pagamento em prestações.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda