A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 88/2004, de 5 de Julho

Partilhar:

Sumário

Ratifica parcialmente o Plano de Pormenor da Zona Sul das Penhas da Saúde, no município da Covilhã.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 88/2004
Sob proposta da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, em 22 de Setembro de 2000, o Plano de Pormenor da Zona Sul das Penhas da Saúde, no município da Covilhã.

O Plano de Pormenor foi elaborado na vigência do Decreto-Lei 69/90, de 2 de Março, tendo sido cumpridas todas as formalidades legais, designadamente quanto ao inquérito público.

Para a área de intervenção do Plano de Pormenor encontra-se em vigor o Plano Director Municipal da Covilhã, ratificado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 124/99, de 23 de Outubro, e o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela, aprovado pela Portaria 583/90, de 25 de Julho.

Tendo em conta que o presente Plano de Pormenor prevê a ampliação do núcleo urbano das Penhas da Saúde, e área envolvente, delimitado no Plano Director Municipal da Covilhã e que este instrumento de gestão territorial não contém quaisquer parâmetros urbanísticos para a UOP 5 - Penhas da Saúde, área crítica de recuperação e reconversão urbanística, o mesmo está sujeito a ratificação pelo Conselho de Ministros.

Verifica-se a conformidade formal do Plano de Pormenor da Zona Sul das Penhas da Saúde com as disposições legais e regulamentares em vigor, com excepção:

Da parte final do n.º 2 do artigo 3.º do Regulamento, por, de acordo com o disposto no n.º 1 do artigo 2.º da Lei 74/98, de 11 de Novembro, o início da vigência do Plano não poder, em caso algum, verificar-se no próprio dia da publicação;

Da previsão de dois pisos para o posto de turismo, constante do quadro inserido na planta de implantação, com fundamento no parecer da Direcção-Geral do Turismo.

De salientar que devem ser cumpridos os condicionamentos constantes do parecer da Direcção-Geral do Turismo, nomeadamente:

Deve ser salvaguardada a panorâmica e perspectiva de que disfruta o hotel existente, pelo que o edifício destinado a posto de turismo localizado próximo não deve exceder o piso térreo;

Os edifícios/bungalows que se destinam a alojamento turístico devem em fases posteriores de desenvolvimento do estudo ser enquadrados numa das figuras tipificadas no Decreto-Lei 167/97, de 4 de Julho, conformar-se com as disposições legais, atender a questões de integração paisagística e de viabilidade económica e, por último, ser apresentados em fases posteriores para apreciação da Direcção-Geral do Turismo.

O presente Plano foi objecto de parecer favorável da ex-Comissão de Coordenação da Região do Centro.

Considerando o disposto na alínea e) do n.º 3 e no n.º 8 do artigo 80.º do Decreto-Lei 380/99, de 22 de Setembro, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei 310/2003, de 10 de Dezembro:

Assim:
Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Ratificar parcialmente o Plano de Pormenor da Zona Sul das Penhas da Saúde, no município da Covilhã, cujo Regulamento, planta de implantação e planta de condicionantes se publicam em anexo à presente Resolução, dela fazendo parte integrante.

2 - Excluir de ratificação a parte final do n.º 2 do artigo 3.º do Regulamento e a previsão de dois pisos para o posto de turismo, constante do quadro inserido na planta de implantação.

3 - Alterar as plantas de ordenamento e de condicionantes do Plano Director Municipal da Covilhã, no que diz respeito à delimitação do núcleo urbano das Penhas da Saúde e área envolvente.

Presidência do Conselho de Ministros, 15 de Junho de 2004. - O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso.


(ver plantas no documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/173329.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1990-03-02 - Decreto-Lei 69/90 - Ministério do Planeamento e da Administração do Território

    Disciplina o regime jurídico dos planos municipais de ordenamento do território.

  • Tem documento Em vigor 1990-07-25 - Portaria 583/90 - Ministérios das Finanças e do Ambiente e Recursos Naturais

    Aprova o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela.

  • Tem documento Em vigor 1997-07-04 - Decreto-Lei 167/97 - Ministério da Economia

    Aprova o regime jurídico da instalação e do funcionamento dos empreendimentos turísticos destinados à actividade do alojamento turístico. Dispõe que o regime previsto no presente diploma é aplicável às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sem prejuízo das adaptações decorrentes da estrutura própria da administração regional autónoma e de especificidades regionais a introduzir por diploma regional adequado.

  • Tem documento Em vigor 1998-11-11 - Lei 74/98 - Assembleia da República

    Disciplina a publicação, identificação e formulário dos diplomas a inserir nas partes A e B da 1.º Série do Diário da República e dispõe ainda sobre a admissibilidade das rectificações, sobre as alterações e republicação integral dos diplomas.

  • Tem documento Em vigor 1999-09-22 - Decreto-Lei 380/99 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Estabelece o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial. Desenvolve as bases da política de Ordenamento do Território e de Urbanismo, definindo o regime de coordenação dos âmbitos nacional, regional e municipal do sistema de gestão territorial, o regime geral de uso do solo e o regime de elaboração, aprovação, execução e avaliação dos instrumentos de gestão territorial.

  • Tem documento Em vigor 2003-12-10 - Decreto-Lei 310/2003 - Ministério das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente

    Altera pela segunda vez o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro (áreas clandestinas). Republicado em anexo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda