A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Conjunto 350/2004, de 11 de Junho

Partilhar:

Sumário

Cria o conselho de acompanhamento dos cursos de especialização tecnológica (CET).

Texto do documento

Despacho conjunto 350/2004. - A Portaria 989/99, de 3 de Novembro, ao revogar a Portaria 1227/95, de 10 de Outubro, passou a estabelecer e a disciplinar o regime de criação, organização e funcionamento dos cursos de especialização tecnológica (CET), no contexto das formações pós-secundárias não superiores.

Com o objectivo de permitir o alargamento do universo de recrutamento dos candidatos, com a consequente adequação da organização do formação aos diferentes perfis de entrada e uma maior flexibilidade das respostas formativas, bem como a creditação destas formações em caso de prosseguimento de estudos em cursos de nível superior, procedeu-se, através das Portarias n.os 698/2001, de 11 de Julho, e 392/2002, de 12 de Abril, à revisão da citada Portaria 989/99.

A referida legislação consagra margens de flexibilidade curricular que facilitam a aproximação às necessidades do mercado de trabalho e o acolhimento de modos de organização que possibilitam o enquadramento de experiências formativas diversificadas, sem prejuízo da definição de um referencial capaz de garantir idênticos níveis de qualidade das formações e, deste modo, a paridade entre os formados.

Atendendo a que as propostas dos cursos podem ser apresentadas por entidades públicas ou privadas e que os mesmos são criados por despacho conjunto com a intervenção de diferentes ministérios, torna-se necessária a articulação entre os vários intervenientes no processo, no sentido, designadamente, de uniformizar critérios e procedimentos quer no âmbito da apreciação quer no da apresentação das propostas de criação de novos CET ou de adaptação dos já existentes.

Assim, determina-se:

1 - É criado o conselho de acompanhamento dos cursos de especialização tecnológica (CET), adiante designado por conselho.

2 - O conselho tem a seguinte composição:

a) Um representante do Ministério da Educação;

b) Um representante do Ministério da Ciência e do Ensino Superior;

c) Um representante do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas;

d) Um representante do Ministério da Economia;

e) Um representante do Ministério da Segurança Social e do Trabalho.

2.1 - Os representantes dos Ministérios, bem como os seus suplentes, são designados pelos respectivos Ministros.

3 - Compete ao conselho:

a) Elaborar o seu regimento interno;

b) Definir e propor as áreas de formação prioritárias para a criação de novos CET;

c) Definir e propor, de acordo com critérios de racionalização, a rede nacional de oferta de CET;

d) Dar parecer sobre as propostas de criação de novos cursos e de alteração ou adaptação dos existentes;

e) Elaborar e propor critérios de uniformização dos procedimentos de análise das propostas a que se refere a alínea anterior, a adoptar pelos Ministérios intervenientes nos processos de aprovação das mesmas;

f) Elaborar e propor instrumentos normalizados de apresentação das propostas a que se referem as alíneas anteriores, a divulgar e a adoptar pelas entidades proponentes;

g) Solicitar apoio e ou informações técnicas a organismos ou instituições, públicos ou privados, com competência nas matérias a tratar;

h) Monitorizar a implementação e desenvolvimento dos CET, elaborando relatórios semestrais do trabalho desenvolvido;

i) Propor e ou dar parecer sobre propostas de alteração legislativa ou regulamentar relativas aos CET;

j) Aprovar o plano de actividades e os relatórios do trabalho desenvolvido.

4 - O conselho será presidido, rotativamente, por cada ano escolar, por um dos seus membros de entre os designados em representação dos Ministérios, de acordo com a ordem estabelecida no n.º 2, a quem compete:

a) Convocar e presidir às reuniões;

b) Apresentar ao conselho o plano de actividades e os relatórios do trabalho desenvolvido;

c) Convidar a participar nos trabalhos e reuniões do conselho quaisquer individualidades ou entidades cuja presença seja julgada útil.

5 - O apoio logístico ao funcionamento do conselho é assegurado pela Direcção-Geral da Formação Vocacional.

6 - A designação dos representantes dos Ministérios deverá ser comunicada, no prazo de 15 dias após a publicação do presente despacho, à Direcção-Geral de Formação Vocacional, a quem compete convocar a primeira reunião do conselho.

7 - É revogado o despacho 8859/2002 (2.ª série), publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 100, de 30 de Abril de 2002.

26 de Maio de 2004. - O Ministro da Economia, Carlos Manuel Tavares da Silva. - O Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Armando José Cordeiro Sevinate Pinto. - O Ministro da Educação, José David Gomes Justino. - A Ministra da Ciência e do Ensino Superior, Maria da Graça Martins da Silva Carvalho. - O Ministro da Segurança Social e do Trabalho, António José de Castro Bagão Félix.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2004/06/11/plain-172654.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/172654.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1995-10-10 - Portaria 1227/95 - Ministérios da Indústria e Energia, da Educação e do Emprego e da Segurança Social

    Regulamenta os cursos de especialização tecnológica.

  • Tem documento Em vigor 1999-11-03 - Portaria 989/99 - Ministérios da Economia, da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, da Educação e do Trabalho e da Solidariedade

    Regulamenta os cursos de especialização tecnológica (CET).

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-05-23 - Decreto-Lei 88/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Regula os cursos de especialização tecnológica, formações pós-secundárias não superiores que visam conferir qualificação profissional do nível 4. Altera o Decreto-Lei nº 393-B/99 de 2 de Outubro, que regula os concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior.

  • Tem documento Em vigor 2022-05-31 - Decreto-Lei 39/2022 - Presidência do Conselho de Ministros

    Altera o regime dos cursos de especialização tecnológica

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda