Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 104/2003, de 8 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Ratifica a alteração do Plano Director Municipal de Lisboa, na área da Ameixoeira.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2003

Sob proposta da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, em 18 de Junho de 2002, uma alteração ao respectivo Plano Director Municipal, ratificado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 94/94, publicada no Diário da República, 1.ª série-B, n.º 226, de 29 de Setembro de 1994.

A alteração ao PDM de Lisboa incide sobre uma zona do Vale da Ameixoeira e tem por objectivo a consolidação do tecido urbano da zona, a renovação das áreas degradadas e a valorização do núcleo antigo da Ameixoeira, incluindo a realização de uma operação inserida em Programa Especial de Realojamento e a execução do troço da Ameixoeira do parque periférico.

A presente alteração preconiza a mudança de classificação do espaço urbano em três grandes sectores correspondentes a áreas de projecto: UOP 26 (Galinheiras), UOP 6 (zona histórica da Ameixoeira) e áreas intersticiais e o sector oriental da UOP 17 (parque periférico). Procede-se igualmente a alterações da estrutura viária de acordo com o estudo de tráfego e de algumas áreas exteriores às mencionadas UOP, pelo que está sujeita a ratificação pelo Conselho de Ministros.

Verifica-se a conformidade da alteração ao Plano Director Municipal com as disposições legais e regulamentares em vigor.

Por integrar a execução de empreendimentos maioritariamente abrangidos pelo Programa Especial de Realojamento, regulado pelo Decreto-Lei 163/93, de 7 de Maio, alterado pela Lei 34/96, de 29 de Agosto - Programa Especial de Realojamento nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto - , a tramitação desta alteração decorreu ao abrigo do Decreto-Lei 115/2001, de 7 de Abril.

Assim, o seu acompanhamento efectuou-se de acordo com o n.º 7 do artigo 75.º do Decreto-Lei 380/99, de 22 de Setembro, tendo a Direcção Regional do Ambiente e do Ordenamento do Território de Lisboa e Vale do Tejo emitido parecer favorável.

A discussão pública realizou-se por 30 dias úteis, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei 115/2001, de 7 de Abril.

Considerando o disposto nos n.os 6 e 8 do artigo 80.º do Decreto-Lei 380/99, de 22 de Setembro.

Assim:

Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

Ratificar a alteração ao Plano Director Municipal de Lisboa, publicando-se em anexo a nova redacção dos artigos 19.º e 70.º do Regulamento e as plantas de ordenamento-planta de classificação do espaço urbano (cartas I e II) e plantas de ordenamento-componentes ambientais urbanas 2-1 (cartas 1 e 2) alteradas, que fazem parte integrante desta Resolução.

Presidência do Conselho de Ministros, 10 de Julho de 2003. - O Primeiro-Ministro, José Manuel Durão Barroso.

ANEXO

Alteração do Regulamento do PDM

No Regulamento do PDM são introduzidas as seguintes alterações:

No artigo 19.º:

«1 - ..................................................................................................................

2 - As áreas de estruturação urbanística integradas na estrutura verde da cidade regulam-se pelo disposto no número seguinte, sendo os parâmetros previstos nas alíneas a) e b) aplicados à totalidade da área.

3 - (Antigo n.º 2.)» No artigo 70.º:

«.......................................................................................................................

d) Nas UOPG 17 - Parque periférico e 26 - Galinheiras, podem ser autorizados loteamentos de parcelas independentemente da sua área, se a Câmara Municipal considerar que não é prejudicada a adequada estruturação urbanística.» (ver plantas no documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2003/08/08/plain-165257.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/165257.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1993-05-07 - Decreto-Lei 163/93 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    CRIA O PROGRAMA ESPECIAL DE REALOJAMENTO NAS ÁREAS METROPOLITANAS DE LISBOA E DO PORTO, COM O OBJECTIVO DE ERRADICAR AS BARRACAS EXISTENTES NOS MUNICÍPIOS DESTAS DUAS ÁREAS METROPOLITANAS, DEFININDO, PARA ESSE FIM, OS DEVERES E PROCEDIMENTOS DOS MUNICÍPIOS ADERENTES AO PROGRAMA. FIXA AS COMPARTICIPACOES FINANCEIRAS E A SUCESSÃO DE EMPRÉSTIMOS POR PARTE DO INSTITUTO DE GESTÃO E ALIENAÇÃO DO PATRIMÓNIO HABITACIONAL DO ESTADO (IGAPHE) E DO INSTITUTO NACIONAL DE HABITAÇÃO (INH), RESPECTIVAMENTE. ESTABELECE AS C (...)

  • Tem documento Em vigor 1996-08-29 - Lei 34/96 - Assembleia da República

    ALTERA O DECRETO LEI 163/93 DE 7 DE MARCO QUE CRIA O PROGRAMA ESPECIAL DE REALOJAMENTO, NAS ÁREAS METROPOLITANAS DE LISBOA E PORTO, COM O OBJECTIVO DE ERRADICAR AS BARRACAS EXISTENTES NESTAS DUAS ÁREAS. ESTABELECE OS REQUISITOS PARA A CELEBRACAO DOS CONTRATOS-PROGRAMAS ENTRE OS MUNICÍPIOS ADERENTES E O INSTITUTO NACIONAL DE HABITAÇÃO E O INSTITUTO DE GESTÃO E ALIENAÇÃO DO PATRIMÓNIO HABITACIONAL DO ESTADO.

  • Tem documento Em vigor 1999-09-22 - Decreto-Lei 380/99 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Estabelece o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial. Desenvolve as bases da política de Ordenamento do Território e de Urbanismo, definindo o regime de coordenação dos âmbitos nacional, regional e municipal do sistema de gestão territorial, o regime geral de uso do solo e o regime de elaboração, aprovação, execução e avaliação dos instrumentos de gestão territorial.

  • Tem documento Em vigor 2001-04-07 - Decreto-Lei 115/2001 - Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território

    Simplifica os procedimentos de alteração a planos municipais de ordenamento do território e alvarás de loteamento urbano no âmbito da execução e concretização dos programas de realojamento regulados pelo Decreto-Lei n.º 226/87, de 6 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 163/93, de 7 de Maio (Programa Especial de Realojamento nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto), bem como dos programas de construção de habitação a custos controlados destinado a arrendamento.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda