Despacho (extracto) n.º 28307/2007
Por despacho do Director-Geral dos Recursos Florestais de 13-11-07 e nos termos do n.º 3 do artigo 21º da lei 2/2004, de 15 de Janeiro alterada pela lei 51/2005 de 30 de Agosto, é nomeado, em comissão de serviço, por período de três anos, para o cargo de Directora de Serviços de Gestão do Património Florestal, constante da Portaria 219-E/2007 de 28 de Fevereiro, a licenciada, Maria Adelaide Tavares Diniz Ferreira Germano Fernandes.
A presente nomeação, fundamentada na reconhecida aptidão do visado, de acordo com a aplicação dos critérios de análise anteriormente definidos e publicitados conforme determina a lei 51/2005, tem ainda como suporte o respectivo curriculum, que se publica em anexo.
13 de Novembro de 2007. - O Director-Geral, Francisco Castro Rego.
Curriculum Vitae
Dados Pessoais: Maria Adelaide Tavares Diniz Ferreira Germano Fernandes, assessora principal da carreira de engenheiro do quadro de pessoal da ex-DGF.
Formação Académica: Licenciatura em engenharia silvícola, ramo de "Gestão de Recursos Naturais", pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, concluída em 1985.
Experiência Profissional: Exercício de funções de Direcção (Chefe de Divisão), na área da Gestão do Património Florestal Público e Comunitário.
Exercício de funções consultivas, de estudo, planeamento, programação, avaliação e aplicação de métodos e processos de natureza técnica que fundamentam e preparam a decisão; de funções de concepção, coordenação, operacionalização, monitorização e avaliação de procedimentos diversos. Nas áreas funcionais relacionadas com o Regime Florestal, com a Gestão do Património Florestal fundiário do domínio privado do Estado, outro património público e comunitário, com o acompanhamento da gestão do património edificado pelo Estado nas áreas submetidas a Regime Florestal, com a coordenação, apoio e acompanhamento da aplicação da lei dos Baldios em áreas comunitárias submetidas (ou não) a Regime Florestal.
Responsável pela coordenação da intervenção da Direcção-Geral dos Recursos Florestais no âmbito dos procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental.
Responsável pela inscrição, no Registo Nacional de Materiais de Base, dos materiais florestais de reprodução.
Exercício de funções de coordenação nacional de todas as actividades técnica, de gestão e operacional da Inspecção Fitossanitária relativa ao Nemátodo da Madeira do Pinheiro, tendo acompanhado oito das auditorias feitas a Portugal, pelos serviços da Comissão Europeia.
Domínio dos conceitos e da operacionalidade dos Sistemas de Informação Geográfica, com recurso à plataforma ArcGis/ArcView, das ferramentas que permitem o acesso e a ligação às plataformas de distribuição de conteúdos da "web", dos sistemas de gestão de bases de dados, de processamento de texto, de apresentações e de folhas de cálculo.
Trabalhos publicados
Duas Edições da publicação "Regime Florestal. Um Século de Existência".
Dezasseis trabalhos publicados no âmbito da Gestão do Património Florestal Público e Comunitário (do Regime Florestal e dos Baldios).
Quinze trabalhos publicados no âmbito da Protecção Florestal.
Outras actividades relevantes
Monitorização de acções de formação profissional no âmbito do Regime Florestal, dos Baldios e da Inspecção Fitossanitária.
Autora de comunicações e publicações no âmbito da Gestão do Património Florestal Público e Comunitário, da Avaliação de Impacte Ambiental e da Inspecção Fitossanitária.
Participação em Eventos Técnico-científicos de índole florestal.