A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 434-P/82, de 29 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Altera os artigos 79.º, 88.º, 90.º e 91.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 176/71, de 30 de Abril.

Texto do documento

Decreto-Lei 434-P/82
de 29 de Outubro
Considerando a estabilidade progressiva, tanto estrutural como curricular, que o curso superior de Comando e Direcção (CSCD) vem assumindo;

Considerando que estão ultrapassadas as condições que levaram à suspensão da condição especial de promoção referida na alínea c) do artigo 79.º do Decreto-Lei 176/71, de 30 de Abril (EOE):

O Conselho da Revolução decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 148.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Os artigos 79.º, 88.º, 90.º e 91.º, n.º 2, do Decreto-Lei 176/71, de 30 de Abril, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 79.º ...
a) ...
b) ...
c) Frequência do curso superior de Comando e Direcção;
d) Para os coronéis das armas: ter exercido no posto de coronel ou tenente-coronel, com reconhecida competência, pelo período de 1 ano seguido, o comando de unidade independente, escola prática ou outro comando considerado de categoria equivalente ou superior para que tenha sido nomeado;

e) ...
Art. 88.º - 1 - A nomeação para o curso superior de Comando e Direcção efectua-se do seguinte modo:

a) Anualmente, o Chefe do Estado-Maior do Exército fixa, para cada arma e serviço, o número de coronéis a nomear, tendo em atenção as vagas de oficial general que se prevê venham a ocorrer nos 24 meses subsequentes;

b) Cada director de arma e de serviço:
Aprecia, em mérito absoluto e em mérito relativo, cada um dos coronéis considerados nomeáveis do respectivo quadro;

Elabora uma lista com o nome dos coronéis que, em face do mérito que lhes reconheça, entenda dever propor ao Conselho Superior do Exército para a frequência do curso.

Esta lista deve conter um quantitativo igual ao dobro do número que for fixado no despacho do Chefe do Estado-Maior do Exército a que se refere a alínea a);

Na apreciação a fazer deve ponderar a sucessão das possíveis vagas no quadro dos oficiais generais, a idade dos oficiais, a sua antiguidade relativa e a necessidade de se dar oportunidade de mais rápido acesso aos altos postos ao maior número possível de coronéis de maior qualificação em mérito relativo;

c) A Direcção do Serviço de Pessoal enviará ao Conselho Superior do Exército, com destino a cada um dos seus membros, um processo completo de cada um dos coronéis propostos pelos directores das armas e dos serviços, do qual deverão constar a nota de assentos e demais informações;

d) O Conselho Superior do Exército aprecia individualmente os coronéis referidos na alínea anterior, bem como, sob proposta de qualquer dos seus membros, quaisquer outros igualmente nomeáveis para a frequência do curso.

Após a apreciação em mérito absoluto e em mérito relativo feita por quadros e na globalidade, o Conselho escolhe os coronéis que entende deverem ser nomeados para o curso, escalonando-os por ordem de prioridade.

A nomeação para o curso será publicada em Ordem do Exército.
2 - O curso superior de Comando e Direcção pode, conforme as exigências do ensino e as necessidades do serviço, ser frequentado no posto de tenente-coronel.

3 - ...
Art. 90.º - 1 - O oficial que não tiver aproveitamento no curso, concurso ou provas exigidas como condições especiais de promoção apenas poderá repeti-las uma vez.

2 - O disposto no número anterior não se aplica quando a falta de aproveitamento for motivada por doença adquirida em serviço ou por desastre verificado nas mesmas condições.

Art. 91.º - 1 - ...
2 - No caso de desistência do curso superior de Comando e Direcção, o oficial passa sempre à situação de reserva.

3 - ...
Art. 2.º O presente decreto-lei produz efeitos a partir do final do ano lectivo de 1982-1983, salvo para os coronéis que já tenham frequentado anteriormente o curso superior de Comando e Direcção, que são considerados como satisfazendo a alínea c) do artigo 79.º do Estatuto do Oficial do Exército.

Art. 3.º As dúvidas suscitadas na execução do presente diploma serão resolvidas por despacho do Chefe do Estado-Maior do Exército, ouvido o Conselho Superior do Exército.

Art. 4.º É revogado o Decreto-Lei 742/75, de 31 de Dezembro.
Visto e aprovado em Conselho da Revolução em 4 de Outubro de 1982.
Promulgado em 20 de Outubro de 1982.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/16038.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1971-04-30 - Decreto-Lei 176/71 - Ministério do Exército - Repartição do Gabinete do Ministro

    Aprova o novo Estatuto do Oficial do Exército.

  • Tem documento Em vigor 1975-12-31 - Decreto-Lei 742/75 - Conselho da Revolução

    Suspende as condições de promoção expressas nos artigos 75.º, alínea b), 76.º, alínea c), e 79.º, alínea c), do Decreto-Lei n.º 176/71, de 30 de Abril, desde 1 de Janeiro até à data em que venham a terminar os próximos cursos de promoção a capitão e a oficial superior e o curso de altos comandos.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda