Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 49/2002, de 4 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece as condições para o acesso à frequência dos cursos de ensino secundário recorrente.

Texto do documento

Despacho Normativo 49/2002
A criação e enquadramento geral de organização do ensino recorrente têm assento legislativo na Lei de Bases do Sistema Educativo e no Decreto-Lei 74/91, de 9 de Fevereiro, respectivamente.

Definido como vertente de educação de adultos e por isso qualificado como uma modalidade especial de educação escolar para indivíduos que já não se encontram na idade normal de frequência do ensino regular, o legislador estabeleceu expressamente no artigo 20.º da Lei 46/86, de 14 de Outubro, a idade mínima de 18 anos para o acesso àquela modalidade educativa, ao nível do ensino secundário.

Contrariando a imperatividade daquele normativo bem como todo o espírito e razão de ser que inequivocamente decorrem daqueles textos legais, instrumentos regulamentares posteriores, designadamente o Despacho Normativo 36/99, de 22 de Julho, e o despacho 20421/99, de 27 de Outubro, tornaram extensivo o acesso ao ensino secundário recorrente a indivíduos maiores de 16 anos que se encontrassem inseridos no mercado do trabalho.

Imperioso se torna, pois, repor a legalidade em obediência do que se encontra consignado nos citados diplomas legislativos.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 20.º da Lei 46/86, de 14 de Outubro, e no artigo 7.º do Decreto-Lei 74/91, de 9 de Fevereiro, determino o seguinte:

1 - Têm acesso à frequência dos cursos de ensino secundário recorrente os indivíduos que à data da matrícula tenham completado 18 anos de idade e se encontrem numa das seguintes condições:

a) Possuam o 9.º ano de escolaridade ou outra habilitação equivalente;
b) Obtenham o resultado de Apto na avaliação diagnóstica globalizante.
2 - Têm acesso à avaliação diagnóstica globalizante para a frequência do ensino secundário recorrente os candidatos maiores de 18 anos.

3 - São revogadas as disposições regulamentares constantes na alínea b) do n.º 2.2 do Despacho Normativo 36/99, de 22 de Julho, e no n.º 3 do despacho 20421/99, de 27 de Outubro.

4 - O presente despacho normativo entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Ministério da Educação, 1 de Outubro de 2002. - A Secretária de Estado da Educação, Mariana Jesus Torres Vaz Freire Cascais.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/157685.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-10-14 - Lei 46/86 - Assembleia da República

    Aprova a lei de bases do sistema educativo.

  • Tem documento Em vigor 1991-02-09 - Decreto-Lei 74/91 - Ministério da Educação

    Estabelece o quadro geral de organização e desenvolvimento da educação de adultos nas suas vertentes de ensino recorrente e de educação extra-escolar.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda