Despacho 5700/2006 (2.ª série). - Despacho de nomeação no cargo de direcção intermédia do 1.º grau de directora de serviços de Estatísticas Estruturais. - Por meu despacho de 16 de Fevereiro de 2006 e por reunir os requisitos legais necessários e possuir o perfil pretendido para o exercício do cargo posto a concurso através da necessária publicitação legal, nomeio, nos termos do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, republicada em anexo à Lei 51/2005, de 30 de Agosto, a licenciada Maria de Lurdes Leal Pisco, assessora principal do quadro de pessoal do ex-Departamento de Estudos, Prospectiva e Planeamento do então Ministério do Trabalho e da Solidariedade, no cargo de direcção intermédia do 1.º grau de directora de serviços de Estatísticas Estruturais, do quadro de pessoal dirigente da Direcção-Geral de Estudos, Estatística e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Conforme o disposto no artigo 21.º, n.º 10, da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção que lhe foi dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, anexa-se nota relativa ao currículo académico e profissional da funcionária nomeada.
A presente nomeação produz efeitos à data do presente despacho.
A vaga que vai ocupar é resultante do lugar criado pelo mapa anexo ao Decreto-Lei 137/2003, de 28 de Junho, provida anteriormente em regime de comissão de serviço por um ano, nos termos do disposto no n.º 9 do artigo 4.º da Lei 49/99, de 22 de Junho.
16 de Fevereiro de 2006. - A Directora-Geral, Maria Cândida Soares.
Síntese de nota biográfica
Maria de Lourdes Leal Pisco, natural de Louriçal, Pombal, nascida em 17 de Dezembro de 1946 e licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa em 1974.
Ingressou em 1972 na Divisão de Estatística do Fundo de Desenvolvimento da Mão de Obra exercendo sempre funções relacionadas com o estudo e produção de informação estatística.
Nomeada em 1991 directora de serviços do ex-Departamento de Estatística do Ministério do Trabalho, funções que desempenha até à actualidade, foi, anteriormente, chefe de divisão durante cinco anos do mesmo organismo. Detém a categoria profissional de assessora principal desde 1984 do quadro do ex-Departamento de Estudos, Prospectiva e Planeamento, actualmente na Direcção-Geral de Estudos, Estatística e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.
Como directora de serviços de Estatísticas Estruturais da DGEEP/MTSS coordena a unidade orgânica encarregada da produção e divulgação de informação estatística obtida a partir da exploração de fontes administrativas, estando-lhe cometidas a concepção e a gestão técnica e administrativa das operações e equipas dos quadros de pessoal, acidentes de trabalho, balanço social, greves e relatório de segurança, higiene e saúde no trabalho.
Participou e participa em vários grupos de trabalho e reuniões nacionais e internacionais, com destaque para a representação junto do EUROSTAT, no grupo de trabalho de estatísticas europeias de acidentes de trabalho e como participante na delegação portuguesa à Conferência Internacional do Trabalho como conselheira técnica na área das estatísticas de acidentes de trabalho em Junho de 2002.
Realizou acções de representação e cooperação nos diversos países de expressão portuguesa, sempre com apresentação de relatório.