Aviso 2149/2006 (2.ª série). - 1 - Pelo despacho 110/R/2005, de 14 de Dezembro, do reitor da Universidade da Madeira, Prof. Doutor Pedro Telhado Pereira, e nos termos do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, faz-se público que, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data da publicação do presente aviso no Diário da República, 2.ª série, se encontra aberto concurso interno de acesso geral com vista ao provimento de uma vaga de técnico de informática de grau 2, nível I, da carreira de técnico de informática do quadro provisório de pessoal não docente da Universidade da Madeira, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional 7/93/M, de 25 de Junho.
O presente aviso será inscrito (registado) na bolsa de emprego público (BEP) no prazo de dois dias úteis após a publicação no Diário da República, nos termos do Decreto-Lei 78/2003, de 23 de Abril.
Menção a que se refere o despacho conjunto 373/2000, de 1 de Março, do Ministro da Reforma do Estado e da Administração Pública e da Ministra para a Igualdade: "Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove activamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação."
2 - Validade do concurso - o concurso visa exclusivamente o provimento da vaga referida, esgotando-se com o seu preenchimento.
3 - Legislação aplicável - Decretos-Leis 204/98, de 11 de Julho e 97/2001, de 26 de Março, Portaria 358/2002, de 3 de Abril, e Código do Procedimento Administrativo.
4 - Área e conteúdo funcional - os descritos no n.º 3.º da Portaria 358/2002, de 3 de Abril.
5 - Local de trabalho, vencimento e condições de trabalho e regalias sociais - o local de trabalho situa-se na Universidade da Madeira, no Funchal, sendo o vencimento o resultante da aplicação do Decreto-Lei 97/2001, de 26 de Março, e as condições de trabalho e regalias sociais as genericamente vigentes para os funcionários da Administração Pública.
6 - Requisitos de admissão ao concurso:
6.1 - Requisitos gerais - satisfazer as condições constantes do n.º 2 do artigo 29.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho;
6.2 - Requisitos especiais - possuir no mínimo quatro anos na categoria de técnico de informática do grau 1 classificados de Muito bom ou seis anos classificados de Bom, nos termos do n.º 1 do artigo 4.º do Decreto-Lei 97/2001, de 26 de Março.
7 - Métodos de selecção - os métodos de selecção a utilizar serão, nos termos dos artigos 19.º, 20.º e 22.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, e do artigo 4.º, n.º 1, do Decreto-Lei 97/2001, de 26 de Março, a avaliação curricular e uma prova de conhecimentos específicos, ambos com carácter eliminatório.
8 - A prova de conhecimentos específicos será escrita, terá a duração máxima de sessenta minutos e incidirá sobre as matérias constantes do programa aprovado, respectivamente, pelo despacho 16 367/2004 (2.ª série), de 20 de Julho, do reitor da Universidade da Madeira, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 189, de 12 de Agosto de 2004, que se publica em anexo ao presente aviso, conjuntamente com a bibliografia recomendável à preparação dos candidatos.
9 - Classificação - a classificação final dos concorrentes será expressa de 0 a 20 valores e resultará da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos métodos de selecção aplicáveis, considerando-se não aprovados os candidatos que em qualquer desses métodos obtenham classificação inferior a 9,5 valores.
9.1 - Os critérios de apreciação e ponderação dos métodos de selecção referidos, bem como o sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, constam de acta de reunião do júri do concurso, sendo a mesma facultada aos candidatos sempre que solicitada.
10 - Apresentação das candidaturas:
10.1 - Os requerimentos de admissão ao concurso devem ser dirigidos ao reitor da Universidade da Madeira, Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros, 9000-082 Funchal, e entregues pessoalmente durante as horas normais de expediente ou remetidos pelo correio com aviso de recepção, expedido até ao termo do prazo fixado no n.º 1, deles devendo constar os seguintes elementos:
a) Identificação completa (nome, estado, filiação, naturalidade, nacionalidade, data de nascimento, número e data do bilhete de identidade e serviço de identificação que o emitiu, número de identificação fiscal, residência e código postal e número de telefone, se possuir);
b) Habilitações literárias;
c) Habilitações e qualificações profissionais (especializações, estágios, seminários, cursos de formação e outros);
d) Identificação do concurso, com referência ao número e data do Diário da República onde se encontra publicado o respectivo aviso de abertura e categoria a que se candidata, com referência ao número e à data do Diário da República onde se encontra publicado o respectivo aviso de abertura;
e) Declaração, sob compromisso de honra, nos termos do n.º 2 do artigo 31.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, de que possui os requisitos gerais de admissão ao concurso;
f) Indicação da categoria detida, serviço a que pertence e natureza do vínculo.
10.2 - Os requerimentos de admissão deverão ser acompanhados dos seguintes documentos:
a) Curriculum vitae detalhado, devidamente datado e assinado;
b) Declaração emitida pelo serviço de origem, devidamente actualizada e autenticada, da qual constem, de maneira inequívoca, a natureza do vínculo, a categoria de que é titular e a antiguidade na categoria, na carreira e na função pública;
c) Documento comprovativo das habilitações literárias e da formação profissional que possui;
d) Quaisquer outros documentos que os candidatos entendam dever apresentar por considerarem passíveis de influir na apreciação do seu mérito ou de constituir motivo de preferência legal, os quais, todavia, só serão tidos em consideração pelo júri se devidamente comprovados;
e) Fotocópias das classificações de serviço relevantes para a admissão ao concurso.
10.3 - Os funcionários e agentes pertencentes ao quadro provisório de pessoal não docente da Universidade da Madeira ficam dispensados da apresentação dos documentos comprovativos dos requisitos exigidos nas alíneas b) e c) do número anterior desde que os mesmos constem do respectivo processo individual, devendo tal facto ser expressamente referido no requerimento de candidatura.
10.4 - A falta de apresentação dos documentos exigidos implica a exclusão dos candidatos, nos termos do n.º 7 do artigo 31.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, salvo o disposto no n.º 10.3 do presente aviso.
11 - Assiste ao júri a faculdade de solicitar a qualquer candidato, ou aos serviços a que pertence, em caso de dúvida sobre a situação descrita, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
12 - As falsas declarações prestadas pelos candidatos são punidas nos termos da lei, de acordo com o disposto no artigo 47.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.
13 - A publicitação das listas dos candidatos serão afixadas para consulta no Sector de Pessoal, Vencimentos e Carreiras, sito ao Colégio dos Jesuítas, Rua dos Ferreiros, na cidade do Funchal, nos termos do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.
14 - O júri do concurso terá a seguinte constituição:
Presidente - Licenciado José Carlos Pimenta Rebolo, coordenador da área de Missões.
Vogais efectivos:
1.º Licenciado Gilberto Magno Martins de Freitas, responsável pelo Subsector de Redes e Comunicações e Sistemas Operativos e Manutenção.
2.º Engenheiro Gonçalo Nuno Sol Teixeira, especialista de informática do grau 1, nível 2.
Vogais suplentes:
1.º Engenheiro Pedro Dionísio Valente, especialista de informática do grau 1, nível 2.
2.º Engenheiro Duarte Nuno Fernandes Homem Costa, especialista de informática do grau 1, nível 2.
15 - O presidente do júri será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo 1.º vogal efectivo.
20 de Janeiro de 2006. - O Reitor, Pedro Telhado Pereira.
ANEXO
Programa da prova de conhecimentos específicos a utilizar no concurso interno de acesso geral à categoria de técnico de informática do grau 2, da carreira de técnico de informática, do quadro provisório do pessoal não docente da Universidade da Madeira, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional 7/93/M, de 25 de Junho.
Técnico de Informática do grau 2
Técnicas e metodologias de programas.
Base de dados - modelo relacional e SQL.
Noções gerais sobre a carreira técnica de informática, no âmbito do SCI da Universidade da Madeira.
Linguagens de programação.
Técnicas e metodologia de programação.
Sistemas gestores de bases de dados.
Bibliografia recomendada:
Martins, M., Programação Orientada aos Objectos em JAVA 2, FCA, 2001;
Silva, A., e Videira, C., UML - Metodologias e Ferramentas CASE, Centro Atlântico, 2001;
Meyer, B., Object Oriented Software Construction (2nd Ed.), Prentice-Hall, 1997;
Martin, J., e Odell, J., Object-Oriented Methods: A Foundation (2.ª Ed.), Prentice-Hall, 1998;
Eckel, B., Thinking in Java (2.ª Ed.), Prentice-Hall, 2001, http://www.bruceeckel.com/;
Booch, G., Rumbaugh, J., e Jacobson, I., The UML User Guide, Addison-Wesley, 2000;
Sistemas operativos:
José Alves Marques, Paulo Guedes, Fundamentos de Sistemas Operativos, Editorial Presença, 1998;
Silberschatz, A., e Galvin, P. B., Operating System Concepts, Addison-Wesley, 1998;
Andrew S. Tanenbaum, Operating System: Design and Implementation, Prentice-Hall International, 1987;
Bourne, S. R., The Unix System V Environment, Addison-Wesley, 1987;
Deitel, H. M., An Introduction to Operating Systems, Addison-Wesley, 1984;
Eckel, B., Thinking in Java (2.ª Ed.), Prentice-Hall, 2001, http: / /www.bruceeckel.com/;
Pereira, F., Linux - Curso Completo, FCA, Editora de Informática, 2000;
Redes:
Andrew S. Tanenbaum, Computer Networks, 4/E, Vrije University, Amsterdam, The Netherlands Prentice Hall, 2003;
Douglas E. Comer, Computer Networks and lnternets with lnternet Applications, 4/E, Prentice Hall, 2004;
William Stallings, Computer Networking with Internet Protocols, Prentice Hall, 2004;
William Stallings, Data and Computer Communications, 7/E, Prentice Hall, 2003;
Douglas E. Comer, Internetworking with TCP/IP (vol. 1), Prentice-Hall, 1991;
Sidnie Feit, TCP/IP - Architecture, Protocols and Implementation with IPV6 and IP Security, McGraw-Hill, 2nd Ed., 1996;
Fred Halsall, Data Communications, Computer Networks and Open Systems, Addison-Wesley, 1996;
Engenharia de software:
[KS98] Kontoya, Gerald e Sommerville, Ian, Requirements Engineering: Processes and Techniques, Wiley, 1998;
[Som01] Sommerville, Ian, Software Engineering, 6th Ed., Addison Wesley, 2001;
[Som-Ari] Sommerville, Ian, Case Study: The Ariane 5 Launcher Failure;
[SV01] Silva, Alberto e Videira, Carlos, UML, Metodologias e Ferramentas CASE, Centro Atlântico, 2001.