Procedimento concursal de selecção para provimento de cargo de direcção intermédia de 2.º grau - Chefe de divisão de Água/Águas Residuais
Em cumprimento do uso do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro na redacção dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto, bem como o artigo 13.º do Decreto-Lei 93/2004, de 20 de Abril, na redacção dada pelo Decreto-Lei 104/2006, de 7 de Junho: Torna-se público que o Conselho de Administração em sua reunião de 8 de Julho de 2009, deliberou concordar com a proposta apresentada pelo júri do concurso constante da acta de classificação final e em consequência nomear em regime de comissão de serviço por um período de 3 anos, eventualmente renovável, com precedência de procedimento concursal, nos termos do disposto nos números 8 e 9 do artigo 21.º do referido diploma legal, José João Machado Garcez Moreira, no cargo de Chefe de Divisão de Água/Águas Residuais.
Nota Curricular
Currículo Académico:
Janeiro de 1999 a 2000
Curso de Especialização em Gestão da Construção e do Património Imobiliário, pela Universidade do Minho, com a média final de 15 valores.
Licenciatura em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, ISEP, com a média final de 13 valores.
Currículo Profissional:
Desde 13 de Janeiro de 2007 (Renovação da Comissão de Serviço)
De 13 de Janeiro de 2004 a 12 de Janeiro de 2007 (Renovação da Comissão de Serviço)
De 12 de Janeiro de 2001 a 13 de Janeiro de 2004 (Comissão de Serviço via Concurso Público
De 13 de Outubro de 2000 a 12 de Janeiro de 2001 (Em regime de substituição)
De 12 de Outubro de 1997 a 13 de Outubro de 2000 (Renovação da Comissão de Serviço)
De 12 de Outubro de 1994 a 12 de Outubro de 1997 (Renovação da Comissão de Serviço)
De 30 de Julho de 1992 a 12 de Outubro de 1994 (Comissão de Serviço)
Chefe de Divisão de Água e por Despacho do Presidente do Conselho de Administração dos SMSBVC responsável pela coordenação da Divisão de Águas Residuais.
Coordenação e gestão das actividades relacionadas com as redes de distribuição de água e de drenagem de águas residuais do concelho de Viana do Castelo, designadamente a exploração, operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água, que inclui a captação, tratamento, adução, reserva e distribuição e drenagem de águas residuais domésticas e pluviais. Controle da Qualidade da Água distribuída no sistema dos SMSBVC e das Juntas de freguesias com rede de distribuição de água autónoma. Elaboração de relatórios anuais de actividade das Divisões e colaboração na execução do Plano de Actividades.
Chefe de Divisão de Água e por Despacho do Presidente do Conselho de Administração dos SMSBVC responsável pela coordenação da Divisão de Águas Residuais e da Divisão de Planeamento e Projecto (Cessou em 28 de Abril de 2005).
Na Carreira posicionado na Carreira técnica superior de 1.ª Classe em 18/12/2000
Técnico de 2.ª classe até à posse como Chefe de Divisão de Água em 30 de Julho de 1992
Apreciação de projectos de redes prediais de água e drenagem de águas residuais domésticas e pluviais vistoria das redes públicas e prediais de água e de águas residuais domésticas e pluviais. Fiscalização de empreitadas de redes de água e de águas residuais. Elaboração de projectos de ampliação e remodelação de redes públicas.
Elaboração da Proposta da rede de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais do PDM (Plano Director Municipal nas vertentes das redes de água e drenagem de águas residuais), publicado em 31 de Dezembro de 1991. Controle da Qualidade da Água distribuída no sistema dos SMSBVC e das Juntas de freguesias com rede de distribuição de água autónoma. Elaboração de relatórios anuais de actividade das Divisões e colaboração na execução do Plano de Actividades.
Participação em diversos seminários e congressos como Orador e ou co-autor de comunicações:
Junho de 2009, Projecção e prevenção dos efeitos das alterações climáticas e da subida do nível do Mar nos Aquíferos Costeiros do Norte de Portugal, em co-autoria com os Prof. Júlio Ferreira da Silva (SEP. Eng.ª Civil Universidade Minho) e Prof. Alberto Lima (Dep. Ciências da Terra, Universidade do Minho)
1.º Seminário de Gestão de Bacias Hidrográficas da Zona Norte - FEUP
Março de 20004, O Sistema de abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais de Viana do Castelo, Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Viana do Castelo
Novembro 1998, VIII Encontro Nacional de Saneamento Básico - Secretariar as sessões técnicas relacionadas com o Tema de Drena-gem de Águas Residuais
Águas do Cávado - Barcelos
De 09 a 12 Novembro, Seminário Europeu Brasileiro da Água
Tema "Controle de Perdas e de Qualidade da Água para Abastecimento Público"
CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - Auditório Augusto Ruschi
Av. Prof. Frederico Hermann Jr., Alto dos Pinheiros São Paulo - Brasil.
Trabalhos realizados na Área da Manutenção das Redes de Água e de Águas Residuais Domésticas e Pluviais:
De Abril de 2008 a Dezembro de 2008, Implementação nos SMSBVC do Software de Manutenção, aplicado às redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais.
Outubro a Dezembro de 2008, Implementação do Sistema de Telegestão na Rede de Abastecimento de Água e de drenagem de Águas Residuais
Maio de 2008, Análise das Infiltrações na rede de drenagem de águas residuais de Viana do Castelo - Proposta de Alteração da Metodologia de Facturação
De Janeiro de 2005 a Dezembro de 2006, Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade na Divisão de Água e Divisão de Águas Residuais.
Dezembro de 2004, Participação na Equipa que elaborou a Proposta de Revisão do PDM (Plano Director Municipal de Viana do Castelo) - Proposta de Abastecimento de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais
Janeiro de 1999, Manual de Procedimentos das Estações de Tratamento e Estações Elevatórias de Água;
Outubro de 1997, Participação na Equipa que elaborou Proposta de Revisão do PUC (Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo) - Proposta para as Redes de Abastecimento de Água e respectivo regulamento;
Outubro de 1995, Programa de Intervenção na Rede de Abastecimento de Água;
O nomeado deverá assinar o respectivo termo de posse no prazo legal de 20 dias contado a partir da data de publicação do presente aviso no Diário da República.
(Processo isento de visto prévio do Tribunal de Contas).
10 de Agosto de 2009. - O Presidente do Conselho de Administração, Vítor Manuel Castro de Lemos.
302345325