A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 615/2001, de 23 de Junho

Partilhar:

Sumário

Estabelece factores de conversão de pescado processado em peso vivo.

Texto do documento

Portaria 615/2001
de 23 de Junho
Estabelece o artigo 4.º, n.º 1, do Decreto-Lei 278/87, de 7 de Julho, na redacção que lhe foi dada pelo artigo 1.º do Decreto-Lei 383/98, de 27 de Novembro, que compete ao Governo, por via de regulamentação adequada, estabelecer condicionamentos ao exercício da pesca e prever os critérios e condições para a sua aplicação.

Prevê, ainda, a alínea g) do n.º 2 do referido artigo que possam ser estabelecidos condicionamentos no âmbito da limitação do volume de capturas de unidades populacionais de certas espécies pela fixação de máximos de captura autorizados e respectiva repartição por segmentos da frota ou por licença de pesca, dentro de um mesmo segmento.

Por sua vez, o Regulamento (CE) n.º 2847/93 , do Conselho, de 12 de Outubro, que institui um regime de controlo aplicável à política comum de pesca, na redacção que lhe foi dada pelo Regulamento (CE) n.º 2846/98 , do Conselho, de 17 de Dezembro, estabelece, no seu artigo 6.º, a obrigatoriedade dos capitães dos navios de pesca manterem um diário de bordo com indicação das quantidades de cada espécie capturadas e mantidas a bordo em quilogramas de peso vivo equivalente.

A determinação do peso vivo é obtida mediante a aplicação de factores de conversão ao peso das capturas desembarcadas/transbordadas e processadas, obtendo-se, assim, o equivalente ao peso vivo à saída de água.

O Regulamento (CEE) n.º 2807/83 , da Comissão, de 22 de Setembro, estabelece no n.º 3 do anexo IV que, relativamente às capturas desembarcadas/transbordadas, os coeficientes de conversão serão utilizados posteriormente pelo serviço competente do Estado membro para calcular o peso vivo correspondente.

Assim, e uma vez que os factores de conversão que têm sido utilizados são os indicados pelos capitães ou mestres dos navios de pesca, considera-se de toda a conveniência, no caso dos navios da frota de pesca portuguesa que operam em águas não sujeitas à jurisdição ou soberania nacionais, uniformizar aqueles factores de conversão para as espécies mais frequentes e respectivos tipos de apresentação.

Assim e ao abrigo do artigo 4.º do Decreto-Lei 278/87, de 7 de Julho, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei 383/98, de 27 de Novembro:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o seguinte:

1.º São instituídos os factores de conversão para as espécies e respectivos tipos de apresentação constantes do anexo à presente portaria, que dela faz parte integrante.

2.º Os factores de conversão referidos no número anterior são de aplicação exclusiva à frota nacional que opera em águas não sujeitas à jurisdição e soberania nacionais.

3.º Para todas as eventuais espécies que não constam do anexo à presente portaria, serão utilizados os factores de conversão indicados pelos capitães ou mestres de navios de pesca.

Pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, José Apolinário Nunes Portada, Secretário de Estado das Pescas, em 1 de Junho de 2001.


ANEXO
Factores de conversão
(ver quadro no documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/142307.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1987-07-07 - Decreto-Lei 278/87 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Fixa o quadro legal regulamentador do exercício da pesca e das culturas marinhas em águas sob soberania e jurisdição portuguesas.

  • Tem documento Em vigor 1998-11-27 - Decreto-Lei 383/98 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Altera o Decreto-lei 278/87, de 7 de Julho, que fixa o quadro legal do exercício da pesca e das culturas marinhas em águas sob soberania e jurisdição portuguesas. O presente diploma é republicado na integra com as alterações ora introduzidas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda