A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 559/80, de 4 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Cria o Museu do Mosteiro de Santa Maria da Victória na Batalha.

Texto do documento

Decreto-Lei 559/80

de 4 de Dezembro

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) constitui, dentro do património cultural português, um testemunho da mais alta importância, quer pelo contexto histórico que o origina e onde se insere, quer pela sua representatividade em termos das trajectórias artísticas a que serve. Este significado tem tornado, desde longa data, o Mosteiro da Batalha um dos monumentos mais visitados por um público português e estrangeiro, em relação ao qual é desejável que se facultem localmente vias para a compreensão do monumento nos seus múltiplos aspectos, desde o histórico e artístico ao da sua vivência e motivação como agente criador de um aglomerado urbano.

Desde 1976 que tem vindo a ser proposta a criação de um museu no Mosteiro da Batalha, para o qual foi superiormente homologada uma comissão instaladora, desejando-se que a vocação deste museu seja precisamente a de proporcionar, por meios museológicos, ao público que o utiliza ou o visita as vias acima referidas. Um museu desta natureza e com estes objectivos necessita de ser organizado de raiz, desde o seu programa ao conteúdo, desde os seus sectores às suas áreas de acção, sendo por isso imprescindível que seja dotado dos meios necessários à correcta concretização da sua vocação.

Por estas razões se cria, pelo presente diploma, o Museu do Mosteiro da Batalha, e simultaneamente, na sua dependência, uma oficina-escola de cantaria, arte que teve na Batalha um dos seus principais centros e que urge não só revitalizar mas também manter, pela própria formação de pessoal especializado que possa atender aos crescentos problemas de restauro e tratamento que neste sector se põem.

Assim, o Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É criado, na dependência do Instituto Português do Património Cultural, o Museu do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha).

Art. 2.º O Museu do Mosteiro de Santa Maria da Vitória tem como objectivo contribuir, no âmbito do artigo 1.º do capítulo I do Decreto-Lei 45/80, de 20 de Março, para a compreensão do edifício monumental da Batalha nos seus significados histórico e artístico, nas suas vivências e nas suas próprias motivações, utilizando para tal os meios que tornem possível uma correcta persecução daquele fim.

Art. 3.º - 1 - O Museu do Mosteiro de Santa Maria da Vitória fica instalado na designada «Adega dos Frades» e no Claustro de D. Afonso V e suas dependências.

2 - Fazem parte do percurso museológico a igreja, panteões, sacristia e claustros do Mosteiro da Batalha.

Art. 4.º As áreas em que se exercem os objectivos do Museu são as constantes dos artigos 1.º e 2.º do Decreto-Lei 45/80, de 20 de Março.

Art. 5.º - 1 - É constituído um conselho consultivo, visando especialmente a coordenação e planeamento das actividades culturais do Museu com as da autarquia local.

2 - O conselho consultivo será constituído pelo director do Museu, que presidirá, por um representante da Câmara Municipal da Batalha e por um representante do Grupo de Trabalho para a Defesa do Património Cultural e Natural da Região da Batalha.

3 - O conselho consultivo reunirá sempre que for convocado por qualquer dos elementos que o constituem.

Art. 6.º - 1 - É criada no Museu de Santa Maria da Vitória (Batalha) uma oficina-escola de canteiros.

2 - As actividades da oficina-escola consistem na formação profissional de pessoal especializado que possa conservar, revitalizar e divulgar as técnicas de cantaria tradicionais da região.

Art. 7.º As receitas derivadas da actividade da oficina-escola são afectas ao Instituto Português do Património Cultural.

Art. 8.º O quadro do pessoal do Museu de Santa Maria da Vitória (Batalha) é o constante do mapa anexo a este diploma.

Art. 9.º Os lugares de artífice de cantaria serão providos nos termos do estabelecido no artigo 23.º do Decreto-Lei 245/80, de 22 de Julho.

Art. 10.º Os restantes lugares do quadro serão providos nos termos do Decreto-Lei 45/80, de 20 de Março.

Art. 11.º O pessoal actualmente em serviço no Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) será integrado nos lugares do quadro de acordo com o disposto no artigo 70.º do Decreto Regulamentar 34/80, de 2 Agosto.

Art. 12.º Os encargos resultantes da publicação do presente diploma serão, no corrente ano económico, suportados em conta das disponibilidades das dotações orçamentais afectas à Secretaria de Estado da Cultura.

Art. 13.º As dúvidas que se suscitem na execução do presente diploma serão esclarecidas por despacho conjunto do Ministro das Finanças e do Plano e dos membros do Governo responsáveis pela cultura e pela função pública, consoante a natureza das matérias.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 13 de Novembro de 1980. - Francisco Sá Carneiro.

Promulgado em 25 de Novembro de 1980.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Mapa a que se refere o artigo 8.º

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1980/12/04/plain-13674.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/13674.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-03-20 - Decreto-Lei 45/80 - Presidência do Conselho de Ministros e Ministério das Finanças e do Plano

    Reestrutura os serviços e os quadros de pessoal dos museus dependentes da Direcção-Geral do Património Cultural.

  • Tem documento Em vigor 1980-07-22 - Decreto-Lei 245/80 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura

    Estrutura as carreiras de conservação e restauro integradas em organismos ou serviços dependentes do Instituto Português do Património Cultural.

  • Tem documento Em vigor 1980-08-02 - Decreto Regulamentar 34/80 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura

    Aprova a Lei Orgânica do Instituto Português do Património Cultural.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-12-20 - DECLARAÇÃO DD6604 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 559/80, de 4 de Dezembro, que cria o Museu do Mosteiro de Santa Maria da Victória na Batalha.

  • Tem documento Em vigor 1981-01-27 - DECLARAÇÃO DD6261 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Declara ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 559/80, de 4 de Dezembro, que cria o Museu do Mosteiro de Santa Maria da Victória na Batalha.

  • Tem documento Em vigor 1999-04-21 - Decreto-Lei 134/99 - Ministério da Cultura

    Altera as categorias atribuídas aos directores dos Mosteiros dos Jerónimos, Santa Maria da Vitória (Batalha) e Alcobaça, da Biblioteca da Ajuda, do Panteão Nacional e do Convento do Cristo, de forma a equipará-los a director de serviços.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda