Na sequência do processo de reorganização do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT) determinado pelo Decreto Lei 7/2012, de 17 de janeiro, foi publicado o Decreto Regulamentar 39/2012, de 11 de abril, que definiu a missão, as atribuições e o tipo de organização interna das Direções Regionais de Agricultura e Pescas - DRAP.
A Portaria 305/2012, de 4 de outubro, veio determinar a estrutura nuclear e estabelecer o número máximo de unidades orgânicas flexíveis do serviço e as competências das respetivas unidades orgânicas nucleares.
Por sua vez, o Despacho 13474/2012, de 16 de outubro, cria as unidades orgânicas flexíveis, da DRAP-N, definindo as suas atribuições e competências.
Considerando que a trabalhadora Ilda Maria Oliveira Ramadas, possui mais de quatro anos de experiência profissional na carreira para cujo provimento é exigível uma licenciatura e reconhecida competência e aptidão para o exercício de funções de direção, coordenação e controlo para o cargo de Chefe de Divisão de Sanidade e Controlo Agroalimentar;
Considerando ainda que possui a Licenciatura em Engenharia Agrícola, correspondendo assim ao perfil pretendido e evidenciado na nota curricular, em anexo ao presente Despacho, do qual faz parte integrante;
Designo, em regime de substituição, para o cargo de direção intermédia de 2.º Grau - Chefe de Divisão de Sanidade e Controlo Agroalimentar - a Licenciada, Ilda Maria Oliveira Ramadas, nos termos dos artigos 27.º, 20.º e 21.º, da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, com as alterações introduzidas pelas Leis n.os 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro, conjugadas com a alínea a) do artigo 10.º da Portaria 305/2012, de 4 de outubro e alínea c) do n.º 4, do artigo 1.º e artigo 10.º do Despacho 13474/2012, publicado no Diário da República, n.º 200, 2.ª série, de 16 de outubro.
O presente Despacho produz efeitos à data da entrada em vigor do Despacho 13474/2012, publicado no Diário da República, n.º 200, 2.ª série, de 16 de outubro.
(Isento de fiscalização do tribunal de contas).
Nota curricular
Ilda Maria de Oliveira Ramadas, nascida a 20.01.1957, na freguesia de São Pedro - Vila Real, Rua Dr. Ângelo das Neves, n.º 66, 9.º, Hab 2 4250-039 Porto 962506491
Formação académica
Licenciatura em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com média final de 13 valores.
Pós Graduação em Fruticultura, Viticultura e Horticultura, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com média final de 14 valores.
Formação profissional mais relevante
Curso de Preparação Pedagógica de Formadores
Curso de Ampelografia e Sinonímia das Castas Europeias
Bases de Seleção Genética (Massal e Clonal) da Videira
Curso de Gestão por Projetos, promovido pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado
Curso de Experimentação e Condução de Culturas Arbóreo-Arbustivas,
Curso de "Gestão moderna"
Curso "Estatuto Disciplinar"
Rede meteorológica Informatizada do Serviço de Avisos
FORGEP - Programa de formação em gestão pública
Curso "Gestão das Relações: Dos Objetivos ao Trabalho em Equipa"
Curso "SIADAP - Vínculos, Carreiras e Remunerações"
Cursos no setor da Informática na ótica do utilizador
Experiência profissional
Funções de docente na Escola Secundária de Vila Real, nas disciplinas de Matemática, Biologia e Geologia, de 26-11-79 a 21-02-80 e 05-05-80 a 31-07-80.
Realização do Estágio curricular de final de Licenciatura, sobre o tema ""A Viticultura Praticada na Região Demarcada dos Vinhos Verdes e o Melhoramento das Castas Regionais"., de outubro de 1981 a março de 1982.
Desempenhou, como técnica superior do quadro de pessoal da Direção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho funções no domínio da Experimentação Vitícola designadamente na coordenação regional do Programa Nacional de seleção e melhoramento da videira, com tarefas técnicas e de coordenação de projetos desenvolvidos no âmbito de programas comunitários (PAMAF), de 1982 a 1997.
Nomeada como Chefe de Divisão de na Divisão de Proteção das Culturas, cargo exercido de 1997 a 2007, tendo desenvolvido, para além das funções inerentes ao cargo, varias atividades no âmbito da preparação, coordenação e execução de candidaturas de projetos no âmbito dos Programas comunitários AGRO, INTERREG e PRAXIS.
Foi responsável pela realização e coordenação do seminário comemorativa dos "25 anos do Serviço de Aviso Agrícolas de Entre Douro e Minho".
De 2007 até à data presente, e como técnica da Divisão de Produção Agrícola, desenvolveu funções de apoio técnico em toda a região da DRAPN na área da fruticultura, designadamente nos frutos frescos, colaborou na definição do Programa de Desenvolvimento Rural do Norte em 2007 e elaborou pareceres no âmbito da REN, nesta mesma área técnica.
Coordenou a nível regional o "Gasóleo colorido e marcado" de apoio à agricultura, florestas e pecuária, desde 2009, introduzindo, em colaboração com a unidade orgânica de Sistemas de Informação e Comunicação, melhorias de funcionamento e operacionalidade na aplicação informática deste normativo.
No decurso da carreira profissional, foi formador em vários cursos de formação profissional, nomeadamente nas áreas da morfologia e fisiologia da videira, viticultura, fruticultura, proteção de plantas e avisos agrícolas
Participou em colóquios e seminários, com apresentação de comunicações.
Trabalhos e Relatórios efetuados
Relatório final de curso
"Avaliação da Fertilidade de 4 Castas Regionais",
Relatório da participação no Simpósio Internacional sobre "Viticultura em Solos Ácidos "
"Técnica de Instalação da Vinha"
"A Vinha no Entre Douro e Minho ": Cap. II - Morfologia e Fisiologia da Videira, I VOLUME, 1989; Cap. IX - Melhoramento da Videira, III VOLUME, 1992.
"Seleção Massal e Clonal da Videira"
"A Intervenção da Experimentação no Apoio aos Vinhos Verdes"
"Região Demarcada dos Vinhos Verdes" e "Seleção nos Vinhos Verdes" em colaboração.
"Regras para Colheita de Amostras", em colaboração
"Os Avisos Agrícolas no Entre Douro e Minho"
"Implantação do Serviço Automatizado de Avisos Agrícolas"
"Les Avertissements Phytossanitaires dans la region d'Entre Douro e Minho - PORTUGAL", comunicação apresentada na "Conference OEPP sur les systèmes d'avertissements phytosanitaires".
"Atlas Agroclimatológico de Entre Douro e Minho", relatório de atividades do projeto PRAXIS/P/GEO/ 14260/ 1998 em que participou na elaboração dos capítulos "Distribuição espacial das espécies agrícolas economicamente relevantes no EDM" e "Condicionantes climáticas, morfológicas e pedológicas para o desenvolvimento das pomoideas, vinha e hortícolas".
"A atividade da Investigação e Experimentação Agro-Florestal da Direção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho", em que foi coautora.
"Balanço Fitossanitário do Ano 1999".
"O Serviço de Avisos Agrícolas", comunicação publicada no livro das atas do Simpósio da Prática da Proteção e Produção Integradas da Vinha em Portugal.
"A Proteção Integrada da Vinha na Região Norte", livro publicado no âmbito do Projeto PAMAF 6077, em que foi coautora.
"Resultados da seleção clonal das castas Alvarinho, Loureiro, Trajadura e Vinhão no Entre Douro e Minho", em que é coautora.
"Contributo da Direção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho para o conhecimento dos agricultores sobre proteção integrada", em que é coautoria.
"As Medidas Agroambientais e o Serviço de Avisos Agrícolas", comunicação apresentada nas Jornadas comemorativas do Serviço Nacional de Avisos Agrícolas, "40 Anos ao Serviço da Agricultura Portuguesa".
"Creación de redes de vixilancia e prevención agrícola como médio de axuda da posta en marcha da produción integrada", em que é coautora, no âmbito do projeto REVIAG de iniciativa comunitária INTERREG III-A.
Sociedades
Pertence às seguintes sociedades:
Ordem dos Engenheiros, com o n.º.34291
Sociedade Portuguesa de Viticultura e Enologia, com o n.º 79
Sociedade Portuguesa de Fitopatologia, com o n.º 115
17 de outubro de 2012. - O Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel José Serra de Sousa Cardoso.
206467976