Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 8890/2012, de 4 de Julho

Partilhar:

Sumário

Designada para o exercício em regime de substituição do cargo de direção intermédia de 1.º grau de Diretor Regional da Direção Regional do Norte do Estatutos do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., o licenciado Manuel Dias de Barros

Texto do documento

Despacho 8890/2012

1 - Por deliberação do Conselho Diretivo de 12 de junho de 2012 e ao abrigo do disposto nos artigos 1.º, n.º 2, 7.º, n.º 1, alínea d) e 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, com a redação dada pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro, conjugado com o disposto no artigo 6.º, n.º 1 do Decreto-Lei 98/2011, de 21 de setembro, e nos termos dos artigos 1.º, n.º 6, e 2.º, n.º 2 dos Estatutos do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. (IPDJ, IP), aprovados pela Portaria 11/2012, de 11 de janeiro, é designada para o exercício em regime de substituição do cargo de direção intermédia de 1.º grau de Diretor Regional da Direção Regional do Norte do IPDJ, IP, o licenciado Manuel Dias de Barros, cujo currículo académico e profissional que se anexa ao presente despacho, demonstra preencher os requisitos legais de provimento do cargo e possuir a competência técnica, a aptidão e o perfil adequados ao exercício das inerentes funções.

2 - O presente despacho produz efeitos reportados a 01 de julho de 2012.

28 de junho de 2012. - O Vice-presidente do Conselho Diretivo do IPDJ, I. P., João Manuel Cravina Bibe.

Nota curricular

Nome: Manuel Dias de Barros.

Data de nascimento: 28 de fevereiro de 1958.

I - Habilitações académicas:

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (1981).

Pós-graduação em Gestão Pública pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Universidade de Santa Catarina (1991).

Mestrado em Administração Pública pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (1996).

II - Formação Complementar:

Curso de Auditores de Defesa Nacional pelo Instituto da Defesa Nacional (1992).

Curso de Extensão Universitária em "pensamento Politico e Identidade Europeia", na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, de 2003 a 2004.

Seminário de Alta Direção pelo Instituto Nacional de Administração (2005).

III - Experiência profissional:

Professor do quadro do Ensino Secundário da Disciplina de Filosofia, Psicologia e Sociologia na Escola Secundária de Alijó, de outubro de 1981 a fevereiro de 1986.

Delegado Regional do Instituto Português da Juventude, de fevereiro de 1986 a julho de 1996.

Membro da Comissão Instaladora e Administrador no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, de 1996 a 1999.

Docente das unidades curriculares de Organização e Gestão Pública e de Politicas Públicas, na categoria de professor adjunto, na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, de 1998 a 1999.

Exerceu funções técnicas no setor de recurso humanos docentes do Centro da Área Educativa de Braga da Direção Regional de Educação do Norte, de 1999 a 2000.

Exerceu as funções de Delegado Regional do Instituto Português da Juventude em Braga, por concurso público para dirigentes, de 10 de maio de 2000 a 31 de janeiro de 2004

Diretor do Centro de Formação Profissional de Braga, por deliberação da Comissão Executiva do Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP, de 1 de fevereiro a 15 de outubro de 2004.

Exerceu a função docente na qualidade de convidado com a categoria de professor adjunto, na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, na unidade curricular de Finanças Públicas, de 2004 a 2005.

Exerceu. Por despacho do Ministro da Ciência, Inovação e do Ensino Superior de 16 de setembro de 2009, as funções de Diretor da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, de 15 de outubro a 26 de outubro de 2006.

Exerceu, no ano letivo de 2010/2011 a função na qualidade de docente convidado, na Escola Superior de Gestão e na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, nas unidades curriculares de Fundamentos de Gestão e de Fundamentos de Recursos Humanos.

Nomeado, por deliberação da Câmara Municipal de Vila Verde, de 24 de outubro de 2006, Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal PROVIVER, E. M. (cultura, desporto, turismo e equipamentos municipais), onde exerce, atualmente, as funções de Administrador Executivo, ao abrigo do Estatuto de Gestor Público.

Atualmente, a preparar provas para a aquisição do Titulo de Especialista em Gestão Pública no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, nos termos do Decreto-Lei 206/2009, de 31 de agosto, na área científica da Gestão.

IV - Atividades complementares desenvolvidas:

Membro Fundador da Associação Portuguesa de Administração e Politicas Públicas, integrou a Direção da Delegação do Norte no mandato (1997/2000 e 2000/2003), e foi membro da Direção Nacional para o triénio 2003/2006.

Membro fundador do Centro de Promoção de Iniciativas Jovens em parceria com Associação Industrial do Minho, no âmbito do exercício das funções de Delegado Regional do Instituto Português da Juventude (1991).

Membro fundador da Agencia de Desenvolvimento Regional do Vale do Cávado em representação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (1998).

Foi colaborador do Grupo de missão - Pedagogia em campus - do Conselho Académico da Universidade do Minho (2000/20002).

Foi Membro do Conselho Consultivo da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, desde a sua constituição (2000/2004).

Foi Coordenador do núcleo de estágios curriculares ao nível das licenciaturas (sociologia, educação, psicologia. administração pública) e do Ensino Profissional (prova de aptidão pedagógica), a funcionar na Delegação Regional de Braga do Instituto Português da Juventude (IPJ), em cooperação com estabelecimentos de ensino superior e escolas profissionais da região (2000/2004).

Foi Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Braga (2001/2002).

Foi Coordenador do curso de qualificação "Empreender Criar e Inovar, para jovens diplomados (licenciados)", implementado pelo setor de formação do IPJ (2002).

Sócio Honorário do centro de Estudos de Administração Pública da Universidade do Minho (2002).

Foi membro do Steering Commitee da TecMinho - Associação Universidade Empresa para o Desenvolvimento, da Universidade do Minho, no âmbito do programa "Empreender na Universidade" (2002).

Presidente do conselho Fiscal da Plataforma Minho - Agência de Desenvolvimento Regional (2004/2006).

Responsável pela instalação do Laboratório de Simulação Empresarial na escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (2004/2007).

Atualmente é membro do Conselho Estratégico da Associação Industrial do Minho.

Atualmente é membro da Associação Portuguesa de Ética Empresarial.

Atualmente é Presidente da Assembleia-geral do Instituto Empresarial do Minho, instituição que gere uma incubadora de Empresas de Base Tecnológica.

Atualmente é fundador e Vice-presidente da Direção da Cooperativa de Turismo em Espaço Rural - VisitMinho.

Atualmente é representante do Município de Vila Verde na Presidência da Assembleia Geral da UAC - Unidade de Acompanhamento do Cávado.

No âmbito do exercício das funções de Administrador Executivo PROVIVER, E. M. - Cultura, Desporto, Turismo e Equipamentos Municipais - foi responsável pela conceção e coordenação do Programa Municipal Ação Desportiva, do Programa Municipal de Animação Cultural do Programa de Gestão dos Equipamentos Municipais e do Programa Municipal de Desenvolvimento do Turismo (PIDETUR - Plano Integrado de Desenvolvimento Estratégico do Turismo).

Exerceu funções de Gestão Autárquica como vereador e de Deputado Municipal em Vila Verde, onde integrou várias comissões, com destaque para as áreas do Desenvolvimento, Planeamento (Plano Diretor Municipal), da Organização e da Segurança, assim como da Comissão Permanente da Assembleia Municipal, na qualidade de líder de um dos grupos municipais.

Alguns artigos publicados na área da Administração Pública (gestão de recursos humanos, politicas públicas e gestão local); Formação e qualificação de Quadros; Ética na Administração Pública; Área da Juventude; Transição e Integração de Diplomados (ensino profissional e superior) na vida ativa; Empreendedorismo; Políticas de Desenvolvimento Regional.

Participação em congressos, seminários e jornadas de carater técnico pedagógico e científico como orador, onde se destaca a problemática do ensino profissional, tecnológico e superior, da Administração Pública, do Poder Local e do desenvolvimento regional e local.

206214428

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1339918.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

  • Tem documento Em vigor 2009-08-31 - Decreto-Lei 206/2009 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico do título de especialista a que se refere o artigo 48.º da Lei n.º 62/2007, de 10 de Setembro, que aprovou o regime jurídico das instituições de ensino superior.

  • Tem documento Em vigor 2010-04-28 - Lei 3-B/2010 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 2010. Aprova ainda o regime excepcional de regularização tributária de elementos patrimoniais (RERT II), que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro de 2009.

  • Tem documento Em vigor 2011-09-21 - Decreto-Lei 98/2011 - Presidência do Conselho de Ministros

    Cria o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P. e aprova a sua orgânica.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda