A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 422/88, de 4 de Julho

Partilhar:

Sumário

Altera o calendário venatório para 1988-1989.

Texto do documento

Portaria 422/88
de 4 de Julho
O calendário venatório definido pelo Decreto-Lei 311/87, de 10 de Agosto, pode ser alterado ao abrigo do disposto no artigo 53.º do mesmo diploma.

Tendo em atenção o estado depauperado em que se encontra o património, considera-se necessário encurtar os períodos venatórios fixados na legislação, excessivamente dilatados para as possibilidades actuais deste património.

Assim, com fundamento no disposto no artigo 16.º da Lei 30/86, de 27 de Agosto, e nos artigos 35.º a 53.º do Decreto-Lei 311/87, de 10 de Agosto, ouvidos o Conselho Nacional da Caça e da Conservação da Fauna e as comissões regionais de caçadores, na impossibilidade da audição dos conselhos cinegéticos e de conservação da fauna regionais por ainda se não terem constituído, o calendário venatório para a época venatória 1988-1989 é alterado, com o objectivo de evitar uma delapidação excessiva do património cinegético.

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, o seguinte:

1.º A caça às rolas é permitida à espera, desde o dia 15 de Agosto até ao dia 25 de Setembro, inclusive, nos locais, dias e demais condições definidos por edital da Direcção-Geral das Florestas (DGF).

2.º - 1 - A caça às codornizes é permitida desde o dia 4 de Setembro até ao dia 31 de Dezembro, excepto na área da 2.ª Região Cinegética, onde a caça a esta espécie se interrompe no período que decorre desde o dia 26 de Setembro ao dia 22 de Outubro.

2 - No período que decorre entre o dia 4 de Setembro e o dia 22 de Outubro, a caça às codornizes só é permitida de salto, nos locais, dias e demais condições definidos em edital da DGF.

3.º - 1 - A caça aos patos (espécies do género Anas e Aythya, que constam da lista I anexa ao Decreto-Lei 311/87, de 10 de Agosto), galinhas-d'água e galeirões é permitida desde o dia 15 de Agosto até ao dia 31 de Janeiro, excepto nas áreas das 2.ª e 4.ª Regiões Cinegéticas, onde a caça a estas espécies se interrompe no período que decorre desde o dia 26 de Setembro ao dia 22 de Outubro.

2 - A caça a estas espécies no período que decorre entre o dia 15 de Agosto e o dia 22 de Outubro e no mês de Janeiro só é permitida à espera e apenas nos locais definidos em edital da DGF.

4.º - 1 - A caça aos abibes, tarambolas-douradas e maçaricos-de-bico-direito é permitida desde o dia 15 de Agosto ao dia 28 de Fevereiro, excepto nas áreas das 2.ª e 4.ª Regiões Cinegéticas, onde a caça a estas espécies se interrompe no período que decorre desde o dia 26 de Setembro ao dia 22 de Outubro.

2 - A caça a estas espécies no período que decorre entre o dia 15 de Agosto e do dia 22 de Outubro e nos meses de Janeiro e Fevereiro só é permitida à espera e apenas nos locais definidos em edital da DGF.

5.º - 1 - A caça aos pombos é permitida desde o dia 15 de Agosto até ao dia 28 de Fevereiro.

2 - No período de 15 de Agosto a 31 de Dezembro, os pombos podem ser caçados nos locais e demais condições estabelecidos para a caça às restantes espécies autorizadas no mesmo período.

3 - Em Janeiro e Fevereiro apenas é permitida a caça à espera nos locais, dias e demais condições definidos em edital pela DGF.

6.º - 1 - A caça aos tordos, estorninhos, galinholas e narcejas é permitida desde o dia 23 de Outubro até ao dia 28 de Fevereiro.

2 - Em Janeiro e Fevereiro, a caça a estas espécies só é permitida pelos processos, nos locais e demais condições definidos em edital da DGF.

7.º - 1 - A caça às perdizes, lebres e coelhos é permitida desde o dia 23 de Outubro até ao dia 31 de Dezembro.

2 - A caça de batida aos coelhos é permitida apenas nos locais, dias e demais condições definidos em edital da DGF.

8.º - A caça ao javali é permitida:
a) De montaria, de batida e por aproximação, desde o dia 23 de Outubro até ao dia 28 de Fevereiro, nos locais, dias e demais condições fixados por edital da DGF;

b) À espera, durante todo o ano, nos locais, dias e demais condições fixados por edital da DGF.

9.º - 1 - A caça às raposas e saca-rabos é permitida desde o dia 23 de Outubro até ao dia 28 de Fevereiro.

2 - Em Janeiro e Fevereiro, a caça a estas espécies é autorizada apenas de batida e a corricão, nos locais, dias e demais condições fixados em edital da DGF.

10.º A caça aos corvos, gralhas, pegas e gaios é permitida desde o dia 15 de Agosto até ao dia 28 de Fevereiro, nos locais, pelos processos e demais condições definidos para as restantes espécies de caça menor.

Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação.
Assinada em 17 de Junho de 1988.
O Ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação, Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/131628.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-08-11 - Portaria 544-A/88 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Mantém em vigor a Portaria nº 422/88, de 4 de Julho, que fixa o calendário venatório para a época venatória de 1988-1989.

  • Tem documento Em vigor 1988-09-26 - Portaria 647-A/88 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Fixa a data de abertura à caça às perdizes, lebres e coelhos. Revoga o disposto no n.º 7.º da Portaria n.º 422/88, de 4 de Julho.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda