Aprovação de modelo n.º 501.90.11.3.22
No uso da competência conferida pela alínea b), do n.º 1, do artigo 8.º, do Decreto-Lei 291/90, de 20 de Setembro e nos termos do n.º 5.1 da Portaria 962/90, de 9 de Outubro e da Portaria 1129/2009, aprovo o instrumento de medição e registo de temperatura da marca Transcan, modelo 2 ADR versões R, T e C, fabricado por Seven Telematics Ltd, com sede em, 1 Martlets way, Goring by Sea, Worthing, West Sussex, BN 12 4HF, UK, requerido por Seven Telematics,Lda., com sede na Rua de Santo Amaro, lote 7 A, loja F, 8600-708 Lagos.
1 - Descrição sumária
Os registadores de temperatura têm como função registar e memorizar as temperaturas do ar em compartimentos com temperatura controlada com principal aplicação em veículos frigoríficos para transporte de alimentos.
A leitura de temperatura é baseada na grandeza eléctrica onde um algoritmo transforma o valor de resistência do sensor NTC em valores de temperatura (ºC).
O modelo apresenta três versões, R, T e C.
A versão R tem o formato de um auto rádio e é instalada no interior da cabine do veículo na horizontal e apresenta as dimensões 180 mm x 160 mm x50 mm.
A versão T(trailer) é instalada no exterior do veículo (semi-reboques) e tem IP65. A versão C é instalada na vertical no interior da cabine do veículo e tem um IP20. Ambas apresentam as dimensões de 250 mm x 114 mm x 205 mm.
2 - Constituição
Módulo compacto, constituído por uma unidade de leitura - display LCD, teclado, impressora, placa electrónica com memória flash, e microprocessador de 8 bits, relógio, entrada para leitura /programação de parâmetros, portas de ligação traseiras para acoplar até 4 sensores de temperatura, uma alimentação eléctrica e até 4 entradas digitais de estado.
Sensores de temperatura, Seven telematics, NTC - Negative Temperature Resistor, tipo 2252 (Ómega) a 25ºC.
Comprimento do cabo: 6 m e 18 m
Diâmetro do cabo: 4 mm
Comprimento do sensor: 22 mm
Diâmetro do sensor: 8 mm
3 - Características metrológicas
Este instrumento foi classificado na classe de exactidão 1, de acordo com a Norma NPEN 12830 e demais características metrológicas de acordo com o seguinte:
Intervalo de indicação: -50ºC a +50ºC
Condições de funcionamento: -30ºC a +65ºC
Condições limites: -30ºC a +70ºC
Condições de armazenagem e de transporte: -40ºC a +85ºC
Tempo de resposta do sensor (T90) (menor que) 10 minutos
Erro da duração do registo de tempo: 0,1 %
Intervalo mínimo de registo: 1 minuto
Tipo de ambiente climático: B
Aptidão ao uso: T
4 - Inscrições
Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho deverão possuir em placa própria ou autocolante destrutível, as seguintes inscrições de forma legível e indelével:
Marca;
Modelo;
Número de série;
Nome ou marca do fabricante ou do importador;
Classe de exactidão (1);
Aptidão para o transporte (T);
Tipo de ambiente climático (B);
Gama de medição grau Celsius (ºC).
5 - Marcação
Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 962/90, de 9 de Outubro, a marcação com a identificação numérica apresentada no simbolo correspondente ao símbolo de aprovação:
(ver documento original)
6 - Selagem
Os instrumentos importados ao abrigo desta aprovação serão selados e ou punçoados de acordo com o esquema de selagem publicado em anexo a este Despacho.
Condições particulares de verificação
Antes de qualquer operação de verificação, é necessário certificar-se da conformidade da versão do software/firmware do aparelho com as disposições da presente decisão:
Versão de firmware: T410.A34
7 - Validade
A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.
8 - Depósito de modelo
Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade desenhos e fotografias do modelo aprovado por este Despacho e um exemplar do instrumento nas instalações do requerente.
11 de Outubro de 2011. - O Presidente do Conselho Directivo, J. Marques dos Santos.
Esquema de Selagem - Versão R
(ver documento original)
Figura 1
(ver documento original)
Figura 2
Fig. 1 - Dois pontos de selagem laterais para prevenir o acesso ao interior do Registador de temperatura
Fig. 2 - Um ponto de selagem para prevenir o a substituição das sondas de temperatura
No caso das versões T e C os pontos de selagem são os mesmos.
305304069