A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 366/83, de 30 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Institui um período transitório até à entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 221/83, de 26 de Maio, durante o qual serão permitidos o fabrico e a comercialização de alimentos compostos para animais nos termos previstos naquele diploma.

Texto do documento

Decreto-Lei 366/83
de 30 de Setembro
O Decreto-Lei 221/83, de 26 de Maio, prevê um novo regime de comercialização de alimentos compostos para animais, permitindo o fabrico e a comercialização desses alimentos num quadro amplo de características não fixadas oficialmente, mas declaradas pelo fabricante, de acordo com as necessidades do mercado e tendo em conta a evolução técnica verificada no sector da alimentação animal.

Por outro lado, a presente conjuntura económica impõe uma redução de importações, o que deverá conduzir a um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, com maior utilização de matérias-primas de origem nacional, que se considera ser facilitada pelo quadro legal previsto no citado decreto-lei.

Acresce que o regime a introduzir por este diploma, bastante diferente do actual, aconselha como medida cautelar a institucionalização de um período transitório e facultativo, no qual será permitida uma adaptação gradual ao novo regime de comercialização por parte dos fabricantes que o manifestem e para o conjunto de alimentos que declarem.

O período transitório ora instituído terminará com a entrada em vigor do Decreto-Lei 221/83, de 26 de Maio.

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º É instituído um período transitório até à entrada em vigor do Decreto-Lei 221/83, de 26 de Maio, durante o qual serão permitidos o fabrico e a comercialização de alimentos compostos para animais nos termos previstos naquele diploma.

Art. 2.º - 1 - As entidades interessadas no fabrico e comercialização de alimentos compostos para animais nos termos do artigo anterior deverão, no prazo de 10 dias a partir da data de entrada em vigor do presente diploma, comunicar ao Instituto de Qualidade Alimentar:

a) A data de início de fabrico ou comercialização;
b) As espécies animais para as quais esses alimentos serão fabricados ou comercializados.

2 - A comunicação referida no número anterior vigorará durante todo o período transitório e abrangerá todos os alimentos compostos destinados às espécies animais incluídas na citada declaração.

3 - As entidades que não fizerem a declaração a que se refere o n.º 1 deste artigo serão consideradas sujeitas à legislação ainda em vigor.

Art. 3.º - 1 - Durante a vigência do período transitório, nos alimentos compostos para animais fabricados ou comercializados de acordo com o previsto no Decreto-Lei 221/83, de 26 de Maio, são admitidos os seguintes limites de aflatoxina B1:

(ver documento original)
2 - Para efeitos de fiscalização destes alimentos compostos aplica-se também o disposto no artigo 2.º da Portaria 671/73, de 8 de Outubro.

Art. 4.º Este diploma entra em vigor no dia imediato ao da sua publicação.
Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 13 de Setembro de 1983. - Mário Soares - Carlos Alberto da Mota Pinto - Manuel José Dias Soares Costa.

Promulgado em 22 de Setembro de 1983.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.
Referendado em 26 de Setembro de 1983.
O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/12675.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1973-10-08 - Portaria 671/73 - Ministério da Economia - Secretarias de Estado do Comércio e da Indústria

    Fixa os limites máximos de aflatoxinas permitidas nos alimentos simples e compostos utilizados como ração de animais.

  • Tem documento Em vigor 1983-05-26 - Decreto-Lei 221/83 - Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas

    Regulamenta a comercialização de alimentos compostos para animais.

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda