A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 276/84, de 4 de Maio

Partilhar:

Sumário

Estabelece a fórmula de cálculo do preço máximo de venda do carvão extraído na bacia carbonífera do Douro à saída das instalações mineiras.

Texto do documento

Portaria 276/84
de 4 de Maio
O Despacho Ministerial 89/82, de 27 de Dezembro, publicado no 2.º suplemento ao Diário da República, de 30 de Dezembro de 1982, 2.ª série, e a resolução do Conselho de Ministros de 28 de Abril de 1983, publicada no Diário da República, 2.ª série, de 19 de Maio de 1983, estabeleceram o preço do carvão vendido pela Empresa Carbonífera do Douro, S. A. R. L., à Electricidade de Portugal - (EDP), E. P., e aprovaram um contrato a realizar entre o Estado, através da Direcção-Geral de Geologia e Minas e a Ferrominas, E. P., para que esta realize os trabalhos de pesquisa, avaliação de reservas e estudo de viabilidade técnico-económica em parte da bacia carbonífera do Douro.

A publicação do Decreto-Lei 38/84, de 2 de Fevereiro, estabeleceu uma nova metodologia de fixação de preços dos combustíveis.

Assim, ao abrigo do Decreto-Lei 38/84, de 2 de Fevereiro:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros das Finanças e do Plano, da Indústria e Energia e do Comércio e Turismo, o seguinte:

1.º O preço máximo de venda do carvão extraído na bacia carbonífera do Douro à saída das instalações mineiras será calculado pela seguinte fórmula:

P(índice c) = 0,253 x ((214 - 3C)/(90 + H)) x P(índice f)
onde:
P(índice c) = Preço do carvão em escudos por tonelada como recebido;
C = teor em percentagem de cinzas no carvão como recebido;
H = teor em percentagem de humidade no carvão como recebido;
P(índice f) = preço à saída da refinaria do fuelóleo de 3,5% de enxofre mais margem de comercialização, em escudos por tonelada, a estabelecer mensalmente pela Direcção-Geral de Energia.

2.º A fórmula é aplicável para valores de C inferiores a 50% e de H inferiores a 15%. Para além destes valores, o preço do carvão poderá ser estabelecido contratualmente, assim como serão também estabelecidas contratualmente as restantes condições de venda.

3.º A presente fórmula será aplicada a partir de 1 de Março de 1984 a todos os clientes da Empresa Carbonífera do Douro, S. A. R. L.

4.º Sobre o preço calculado de acordo com o n.º 1.º será aplicado, a título transitório, um adicional de 16%, que será entregue pelo comprador à Direcção-Geral de Geologia e Minas, que utilizará 15% dessa receita, de harmonia com o Decreto-Lei 509/80, de 21 de Outubro, na pesquisa e prospecção de carvões nacionais e 1% para financiar o projecto de cooperação DGGM-LNETI relativo à tecnologia de utilização do carvão.

5.º O programa de pesquisa e prospecção de carvão deve ser desenvolvido de forma a indiciar rapidamente reservas que permitam uma exploração anual de, pelo menos, mais 300000 t. Caso o programa não permita atingir este objectivo até final de 1988, será cancelado o adicional, que de qualquer modo será cancelado em 31 de Dezembro de 1990.

Ministérios das Finanças e do Plano, da Indústria e Energia e do Comércio e Turismo.

Assinada em 12 de Abril de 1984.
Pelo Ministro das Finanças e do Plano, Alípio Barrosa Pereira Dias, Secretário de Estado do Orçamento. - O Ministro da Indústria e Energia, José Veiga Simão. - O Ministro do Comércio e Turismo, Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/123639.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-10-21 - Decreto-Lei 509/80 - Ministério da Indústria e Energia

    Define algumas das atribuições e competências da Direcção-Geral de Geologia e Minas.

  • Tem documento Em vigor 1984-02-02 - Decreto-Lei 38/84 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Indústria e Energia e do Comércio e Turismo

    Estabelece as bases de uma clarificação do processo de fixação de preços e da utilização das receitas geradas pelos combustíveis.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-05-23 - Portaria 241/86 - Ministérios das Finanças e da Indústria e Comércio

    Dá nova redacção ao n.º 1.º da Portaria n.º 276/84, de 4 de Maio, que estabelece a fórmula de cálculo do preço máximo de venda do carvão extraído na bacia carbonífera do Douro à saída das instalações mineiras.

  • Tem documento Em vigor 1987-05-13 - Portaria 399/87 - Ministérios das Finanças e da Indústria e Comércio

    Estabelece a fórmula de cálculo do preço máximo de venda do carvão extraído na bacia carbonífera do Douro.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda