Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 14723/2010, de 26 de Julho

Partilhar:

Sumário

Procedimento concursal comum com vista ao preenchimento de um posto de trabalho de especialista de informática do grau 1, nível 2, para o Centro de Informática

Texto do documento

Aviso 14723/2010

Procedimento concursal comum de recrutamento para preenchimento de um posto de trabalho de especialista de informática de grau 1, nível 2

1 - Nos termos do artigo 6.º e n.º 1 do artigo 28.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, torna-se público que, por despacho do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém de 16/07/2010, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data da publicação do presente aviso no Diário da República, concurso interno de ingresso para admissão a estágio, para a contratação por tempo indeterminado, tendo em vista o preenchimento de 1 lugar de especialista de informática do grau 1, nível 2, da carreira de especialista de informática previsto e não ocupado, no mapa de pessoal não docente do Instituto Politécnico de Santarém - Centro de Informática do Instituto Politécnico de Santarém (CIIPS), de acordo com o disposto no n.º 2 do artigo 6.º da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro.

2 - Legislação aplicável: o recrutamento rege-se nos termos do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, Decreto-Lei 97/2001, de 26 de Março, Portaria 358/2002, de 3 de Abril, Lei 12-A/2008 (LVCR), de 27 de Fevereiro, do Decreto Regulamentar 14/2008, de 31 de Julho, da Lei 59/2008, de 11 de Setembro e Lei 64-A/2008, de 31 de Dezembro.

3 - Local de trabalho - Centro de Informática do Instituto Politécnico de Santarém, Complexo Andaluz - Moinho do Fau, em Santarém.

4 - Caracterização do posto de trabalho:

Manutenção ao nível de configuração e realização de actualizações de sistema operativo e software aplicacional de todos os servidores de aplicação instalados no Centro de Informática.

Implementação, configuração e manutenção da infra-estrutura de virtualização dos servidores.

Configuração e manutenção da salvaguarda da segurança, confidencialidade e integridade da informação armazenada e processada em todos os servidores.

Helpdesk aos utilizadores da Rede Informática do IPS.

Manutenção ao nível da configuração e actualização do sistema operativo e software aplicacional de todas as estações de trabalho utilizadas por alunos, funcionários e docentes.

Definição das normas de acesso e exploração dos equipamentos informáticos disponíveis na Rede.

Idealização e acompanhamento de soluções de hardware e/ou software de exploração adquiridas a terceiros.

Criação, configuração e manutenção das páginas Web do IPS.

Configuração e manutenção do Portal Académico (Sigarra) e do sistema LMS (Moodle).

Desenvolvimento/alteração de aplicações necessárias ao correcto funcionamento dos serviços suportados pelo Centro de Informática.

Implementação, configuração, manutenção e suporte da infra-estrutura VOIP.

5 - Requisitos de admissão previstos no artigo 8.º da LVCR:

Podem ser opositores ao procedimento concursal os trabalhadores já detentores de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado e que até ao termo do prazo fixado para apresentação das candidaturas reúnam, cumulativamente, os seguintes requisitos:

a) Ter a nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;

b) Ter 18 anos completos;

c) Não inibição do exercício defunções públicas ou interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;

d) Robustez física e perfil psíquico indispensável ao exercício das funções;

e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.

6 - Nível habilitacional exigido - Licenciatura na área de Informática, sem possibilidade de substituição ao nível habilitacional por formação ou experiência profissional.

6.1 - Experiência no mínimo de 2 anos em funções similares.

7 - Forma de candidatura:

7.1 - A candidatura é apresentada em formulário próprio, aprovado pelo Despacho 11321/2009, de 8 de Maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 89, disponibilizada no site electrónico do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), http://ipsantarem.pt área institucional, recursos humanos, procedimento concursal, podendo ser entregues, pessoalmente, durante o horário normal de expediente (das 9 h 30 min às 12 h 30 min e das 14 h 30 min às 17h), na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio, registado e com aviso de recepção, até ao termo do prazo, dirigida ao Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Complexo Andaluz - Moinho do Fau, 2001-904 Santarém.

7.2 - Cada candidato deverá anexar ao requerimento fotocópias dos seguintes documentos:

a) Curriculum vitæ detalhado, datado e assinado do qual devem constar, designadamente, as habilitações literárias, as funções que exerce e exerceu anteriormente;

b) Fotocópia do bilhete de identidade;

c) Documentos comprovativos das habilitações literárias e profissionais indicadas;

d) Documento comprovativo dos elementos que eventualmente sejam relevantes para apreciação do seu mérito;

e) Declaração, passada pelo serviço ou organismo de origem, especificando a existência e a natureza do vínculo à função pública, a designação funcional e a antiguidade na categoria, na carreira e na função pública.

7.3 - Não será admitida a junção de documentos que pudessem ter sido apresentados dentro do prazo previsto para a entrega das candidaturas, conforme o previsto no n.º 4 do artigo 34.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.

7.4 - Não serão admitidas candidaturas remetidas por correio electrónico.

8 - Os métodos de selecção a utilizar são os seguintes:

a) 1.ª fase - Avaliação Curricular (AC), com carácter eliminatório;

b) 2.ª fase - Prova de conhecimentos específicos (PC), com carácter eliminatório;

c) 3.ª fase - Entrevista profissional de selecção (EPS).

8.1 - Na avaliação curricular serão obrigatoriamente considerados e ponderados, de acordo com as exigências da função, os factores da habilitação académica de base, formação profissional e experiência profissional.

8.2 - A prova de conhecimentos específicos, que será escrita, com a duração máxima de duas horas, visa avaliar os conhecimentos académicos e profissionais dos candidatos, será efectuada com base no programa de provas publicado através do Despacho conjunto 717/99, do director-geral da Administração Pública e do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 194, de 20 de Agosto de 1999.

8.3 - A pormenorização e delimitação dos temas e respectiva bibliografia necessária à preparação dos mesmos encontra-se divulgada no anexo ao presente aviso.

8.4 - A prova de conhecimentos terá carácter eliminatório e será pontuada de 0 a 20 valores, sendo excluídos os candidatos que não obtenham, classificação igual ou superior a 9,5 valores.

8.5 - Entrevista profissional de selecção, que avaliará, numa relação interpessoal e de forma objectiva e sistemática, as aptidões profissionais e pessoais dos candidatos.

9 - A classificação final resultará da média ponderada das classificações obtidas em todos os métodos de selecção, nos termos do artigo 36.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho.

10 - De acordo com a alínea g) do n.º 1 do artigo 27.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, os critérios de apreciação e ponderação na aplicação dos métodos de selecção, bem como do sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, constarão da acta de reunião do júri do concurso, sendo a mesma facultada aos candidatos sempre que solicitada.

11 - São excluídos os candidatos que não realizem qualquer um dos métodos de selecção ou das suas fases, não lhes sendo aplicado o método ou fase seguinte.

12 - São excluídos do procedimento os candidatos que tenham obtido uma valoração inferior a 9,5 valores num dos métodos de selecção ou numa das fases, não lhes sendo aplicado o método ou fase seguinte.

13 - O local, a data, a hora da realização das provas de conhecimentos, das entrevistas, as listas de candidatos admitidos e excluídos e de classificação final, serão divulgados nos termos previstos nos artigos 28.º, 33.º, 35.º e 40.º, do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, considerando-se como exclusão a desistência no prosseguimento do concurso e a não comparência dos candidatos. Havendo lugar à afixação de listas, será esta efectuada no placard dos Serviços Centrais do IPS e www.ipsantarem.pt.

14 - Prazo de validade: o concurso é válido para o preenchimento do posto de trabalho a concurso, e para os efeitos do previsto no n.º 2 do artigo 40.º, da Portaria 83-A/2009, de 22 de Janeiro.

15 - Composição e identificação do júri:

Presidente: Coordenador do CIIPS, José Maurício Dias

Vogais efectivos:

1.º vogal, Professor-Adjunto António Nuno Bordalo Pacheco

2.º vogal, Secretário da Escola Superior de Educação, Maria José Garcia Moreira Sousa Pereira

Vogais suplentes:

Especialista de Informática Maria Sofia Vitorino de Sousa Vicente Simão Rodrigues

Chefe de Divisão dos Serviços Centrais do IPS, Vítor Manuel Madeira Alexandre

O primeiro vogal efectivo substituirá o presidente nas suas faltas e impedimentos.

16 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição "A Administração Pública", enquanto entidade empregadora, promove activamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer discriminação".

ANEXO

Conteúdo programático para a prova de conhecimentos:

Ambientes Windows e Linux

Configuração e gestão de redes

Serviço de DNS

Serviço de Correio Electrónico

Serviço de alojamento de páginas (MS IIS - ASP e Apache - PHP)

Infra-estrutura Active Directory

Serviço de base de dados (Oracle, MySQL e SQL server)

Infra-estrutura de backups

Voip

Plataformas de LMS

Serviço de Impressões

Bibliografia:

Gouveia, J., & Magalhães, A. (2005). Redes de Computadores - Locais e Wireless - Curso Completo

Loureiro, P. (2005). Windows Server 2003: para Profissionais. FCA

Nielsen, P. (2007). SQL Server 2005 Bible. Wiley Publishing.

Petersen, R. (2008). Linux: The Complete Reference (6.ª ed.). McGraw-Hill

Véstias, M. (2009). Redes Cisco - para Profissionais - (4.ª ed) Actualizada e Aumentada. FCA

Pedro M. C. Neves, Rui Ruas. O Guia Prático do MySQL - ISBN: 989-615-006-0. Centro Atlântico MS SQL server

Damas, L. (2005). SQL. FCA - Editora de Informática, Lda.

Alberto Magalhães, SQL Server 2008 Curso Completo. ISBN: 978-972-722-594-1. FCA

Bales, Donald (2007). Beginning PL/SQL, From Novice to Professional. Apress

Wallingford, T. (2005). Switching to VOIP. O'Reilly

IPS, 16-07-2010 - O Presidente, Jorge Alberto Guerra Justino.

203504257

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1176582.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1998-07-11 - Decreto-Lei 204/98 - Presidência do Conselho de Ministros

    Regula o concurso como forma de recrutamento e selecção de pessoal para os quadros da Administração Pública.

  • Tem documento Em vigor 2001-03-26 - Decreto-Lei 97/2001 - Ministério da Reforma do Estado e da Administração Pública

    Estabelece o estatuto das carreiras e funções específicas do pessoal de informática.

  • Tem documento Em vigor 2002-04-03 - Portaria 358/2002 - Ministério da Reforma do Estado e da Administração Pública

    Define as áreas e os conteúdos funcionais das carreiras do pessoal de informática da Administração Pública e regulamenta o sistema de formação profissional que lhes é aplicável.

  • Tem documento Em vigor 2008-02-27 - Lei 12-A/2008 - Assembleia da República

    Estabelece os regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas.

  • Tem documento Em vigor 2008-07-31 - Decreto Regulamentar 14/2008 - Ministério das Finanças e da Administração Pública

    Estabelece os níveis da tabela remuneratória única correspondentes às posições remuneratórias das categorias das carreiras gerais de técnico superior, de assistente técnico e de assistente operacional.

  • Tem documento Em vigor 2008-09-11 - Lei 59/2008 - Assembleia da República

    Aprova o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas e respectivo Regulamento.

  • Tem documento Em vigor 2008-12-31 - Lei 64-A/2008 - Assembleia da República

    Aprova o orçamento do Estado para 2009. Aprova ainda o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (FIIAH) e às sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional (SIIAH), bem como o regime de isenção do IVA e dos Impostos Especiais de Consumo aplicável na importação de mercadorias transportadas na bagagem dos viajantes provenientes de países ou territórios terceiros.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda