Nos termos do n.º 3 do artigo 2.º-A da Portaria 662-H/2007, de 31 de Maio, alterada pela Portaria 839-B/2009, de 31 de Julho, que aprovou os Estatutos do Instituto Nacional de Estatística (INE, I. P.), e considerando a competência técnica, aptidão, formação e experiência profissional adequadas ao exercício do cargo, conforme nota curricular em anexo, é nomeado, em comissão de serviço, o licenciado Humberto Jorge Martins Pereira, para exercer funções de Director Adjunto do Departamento de Metodologias e Sistemas de Informação.
O nomeado fica autorizado a optar pela retribuição da sua categoria no INE, de acordo com o n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, alterada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto.
O presente despacho produz efeitos a partir de 27 de Julho de 2010.
2010.07.09. - Alda de Caetano Carvalho, Presidente do Conselho Directivo.
Nota curricular
Humberto Jorge Martins Pereira, licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em 1990.
Ingressou no Instituto Nacional de Estatística em Setembro de 1990 como Técnico Superior de Estatística no Departamento de Estatísticas da Agricultura e Pescas. Desde 1992 tem vindo a exercer cargos de dirigente intermédio, tendo chefiado várias unidades em diferentes domínios da produção estatística [Coordenador de Núcleo de Estatísticas Agro-industriais (1992), Chefe do Serviço de Estatísticas da Indústria e Construção (1996), Serviço de Inquéritos Quantitativos (2001), Serviço de Indicadores de Conjuntura (2003)].
Desde Setembro de 2004 que desempenha as funções de Director-adjunto do Departamento de Estatísticas Económicas, tendo exercido interinamente o cargo de Director do Departamento até 2006.
Liderou o programa de desenvolvimento dos indicadores de conjuntura do INE, que passou a disponibilizar uma bateria de novos indicadores estatísticos fundamentais para a análise económica da conjuntura, bem como a redução significativa dos prazos de divulgação dessa informação, colocando Portugal como um dos países de referência da EU nesta área.
Liderou a participação do INE no projecto IES (Informação Empresarial Simplificada), em parceria com Ministério das Finanças, Ministério da Justiça e o Banco de Portugal, o qual permitiu reduzir de forma substancial a carga estatística das empresas e a racionalização dos custos de produção estatística. A utilização da IES para fins estatísticos é reconhecida internacionalmente como um exemplo de boas práticas e tem merecido o maior interesse como caso de estudo por parte dos vários organismos internacionais.
Desde 1992 tem representado INE em diversas reuniões internacionais: comités, grupos de trabalho e task forces organizados pelo Eurostat ou OCDE. Actualmente é o representante do INE no Business Statistics Directors Group, no Standing Committee for Agricultural Statistics e no DIMESA - Directors on Environment Statistics and Accounts. Desenvolveu diversas actividades no domínio da cooperação na área estatística com diferentes países (PALOP, MERCOSUL, República Checa, Roménia, Bulgária, Paraguai, entre muitos outros).
É responsável nacional pelo projecto europeu ESSnet no âmbito da Utilização de Dados Administrativos nas Estatísticas das Empresas.
Tem vindo a ser convidado a participar, como orador, em diversos seminários e conferências internacionais organizadas pelo Eurostat, OCDE e UNECE.
Participou em diversos grupos de trabalho internos do INE, de que se destacam: grupos de reflexão nos domínios da política de revisões, política de difusão, comité editorial do Anuário Estatístico de Portugal, entre outros; foi co-coordenador do Grupo que criou o Portal do INE, lançado em Junho de 2007, reconhecido internacionalmente como inovador e ajustado às novas necessidades dos utilizadores e que marcou um ponto de viragem na melhoria do acesso à informação estatística oficial e do relacionamento do INE com os utilizadores; colaborou activamente na equipa do INE da Presidência Portuguesa da UE (2007), na área da estatística, como perito nos dossiês das estatísticas económicas.
Desenvolveu um papel muito importante na melhoria da qualidade de diferentes produtos estatísticos produzidos pelo INE, como seja a revisões metodológicas e introdução de mecanismos de melhoria de qualidade nas estatísticas do comércio internacional, da produção industrial, na área dos serviços e das empresas. Foi pioneiro no INE na introdução de processos de recolha de informação estatística de base por via electrónica.
Frequentou diversas acções de formação tanto em matérias relacionadas com a produção de estatísticas, como na área da gestão e liderança.
203478898