Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10984/2010, de 2 de Julho

Partilhar:

Sumário

Nomeação, em comissão de serviço, do licenciado Elísio da Silva Maia Araújo, no cargo de director de serviços

Texto do documento

Despacho 10984/2010

Na sequência do procedimento concursal destinado à selecção do titular do cargo de direcção intermédia de 1.º grau, de Director de Serviços da Biblioteca Pública de Braga, do mapa de pessoal da Universidade do Minho, nos termos do disposto nos n.os 9, 10 e 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, na redacção que lhe é dada pela Lei 51/2005, de 30 de Agosto e Lei 3-B/2010, de 28 de Abril, nomeio em comissão de serviço, pelo período de três anos o Licenciado Elísio da Silva Maia Araújo.

O nomeado tem o perfil pretendido para fazer cumprir as atribuições e objectivos do serviço e é dotado da necessária competência e aptidão para o exercício do cargo, conforme resulta do respectivo currículo académico e profissional.

O presente despacho produz efeitos a partir da presente data.

Universidade do Minho, 16 de Junho de 2010. - O Reitor, António M. Cunha.

Curriculum vitae

Dados pessoais:

Nome: Elísio da Silva Maia Araújo

Naturalidade: S. Vicente - Braga

Habilitações académicas e profissionais: Licenciatura em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (1980); Curso de Especialização em Ciências Documentais - Opção Documentação e Biblioteca, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1987).

Formação complementar - Participou em várias acções de formação, seminários e colóquios nas áreas da biblioteconomia e documentação, modelos organizacionais e modernização administrativa, das quais se podem destacar: "Mini Micro CDS/ISIS leccionado por Giampaolo del Bigio, chefe da divisão de Desenvolvimento e Aplicação de Software da UNESCO; "Tratamento Documental de Material Não Livro"; "Processamento de Documentos Icónicos, Sonoros e Audiovisuais em Sistemas Documentais"; "Informatização de Bibliotecas: Demonstração de Suporte Lógico (Software)" promovido pela Fundação para o Desenvolvimento dos Meios Nacionais de Cálculo Científico - FCCN; "As Universidades e os Novos Serviços de Informação Electrónica em Rede"; "Bibliotecas Universitárias em Consórcio"; "Os Deficientes Visuais e a Leitura"; "A Gestão das Universidades Públicas Portuguesas"; "Gestão por Objectivos na Administração Pública", promovido pelo Instituto de Gestão da Administração Pública (IGAP); "Encontro Luso Galaico de Bibliotecas Públicas"; "Seminário de Alta Direcção" realizado pelo Instituto Nacional de Administração (INA); "Liderança e Técnicas de Chefia"; "O Novo SIADAP-Mudanças e Implicações para os Serviços da Administração Pública"; "Os Regimes de Vinculação, Carreiras e Remunerações dos Trabalhadores que exercem Funções Públicas"; "Gestão Estratégica e Gestão por Objectivos".

Experiência profissional - Em 1976 inicia a actividade como docente do ensino particular (até 1978) e do ensino oficial (até 1983). Em 1983 ingressa na Universidade do Minho onde exerce funções de Técnico Superior de biblioteca e documentação; colabora com o director na gestão dos Serviços de Documentação, substituindo-o funcionalmente na sua ausência; é responsável pelo serviço de Análise Documental; como responsável pelo serviço de Aquisições Bibliográficas procede à reestruturação daquele serviço; colabora activamente no processo de Informatização: fez equipa com especialistas em Informática da Universidade do Minho tendo em vista o desenvolvimento de dois suportes Informáticos de Gestão de Bibliotecas, "Aquisições" e "Periódicos" (para gestão informatizada do Serviço de Publicações Periódicas); coordena o Serviço de Catalogação e Base de Dados Bibliográficos; representa os Serviços de Documentação da Universidade do Minho em iniciativas da especialidade dentro e fora da Universidade, em matérias relacionadas com a catalogação, bases de dados bibliográficos e análise documental, neste contexto integrou a equipa de trabalho que elaborou a proposta de "Thesaurus de Educação" no âmbito do projecto CLIP (Compatibilização de Linguagens de Indexação em Português) coordenado pela Biblioteca Nacional; integrou várias delegações, dentro e fora do País, para analisar sistemas de gestão integrada de Bibliotecas e fez parte da Comissão de análise do Concurso Público Internacional para o fornecimento e instalação de um sistema de gestão integrada de bibliotecas para a Universidade do Minho.

Desde 1997 que exerce, em comissão de serviço, o cargo de chefe de divisão de biblioteconomia do quadro. Esta divisão integra os sectores de selecção documental, catalogação, análise documental, fundos documentais e leitura e empréstimo.

Em 2002, por despacho do Reitor da Universidade do Minho assume a coordenação das actividades de instalação do Instituto de Leitura Pública de Braga, mais tarde designada Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. No exercício das suas competências: foi presidente dos diversos júris constituídos para a aquisição de mobiliário e equipamento tendo sido responsável pelo desenvolvimento de todos os procedimentos administrativos relativos aos respectivos processos de abertura dos concursos públicos, de selecção, adjudicação e aquisição destes equipamentos; reformulou cadernos de encargos relativos a mobiliário e equipamentos; elaborou os cadernos de encargos para aquisição dos equipamentos informáticos, audiovisuais e sistema antifurto de publicações; redefiniu a implantação do mobiliário nas diversas salas e supervisionou a montagem de todo o mobiliário e equipamento. Conjuntamente com o director da Biblioteca Pública de Braga concebeu e planificou o processo de transferência das cerca de 180.000 monografias que transitaram daquela biblioteca para a biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Em 6 de Janeiro de 2005, por decisão unânime do Conselho Directivo, é nomeado Director da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Em 2006, por despacho do reitor da Universidade do Minho, após o respectivo processo de concurso, é nomeado, em comissão de serviço, Chefe de Divisão de Publicações Periódicas e Fundos Especiais, do quadro.

Em 2007 constituiu e coordenou a equipa que procedeu ao tratamento técnico do fundo documental e organizou a biblioteca Avelino de Jesus Costa.

Outras experiências profissionais - Desde 1988 que lecciona em diversos cursos de preparação de técnicos profissionais de biblioteca e documentação, realizados pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; realizou acções de formação no âmbito da constituição e organização de bibliotecas escolares; leccionou disciplinas relacionadas com o tratamento técnico documental em cursos de preparação de responsáveis de bibliotecas escolares, destinados aos professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, organizadas pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.

Leccionou na Faculdade de Filosofia de Braga - Universidade Católica Portuguesa: de 2002 a 2006 no curso de Pós-Graduação em Ciências Documentais e de 2006 a 2009, na licenciatura em Ciências da Informação e da Documentação.

203424359

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1171433.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2005-08-30 - Lei 51/2005 - Assembleia da República

    Estabelece regras para as nomeações dos altos cargos dirigentes da Administração Pública. Procede à alteração das Leis n.ºs 2/2004, (republicada em anexo com as alterações ora introduzidas), 3/2004, 4/2004, todas de 15 de Janeiro, relativas, respectivamente, ao estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, à lei quadro dos institutos públicos, e aos princípios e normas de organização da administração directa do Estado. Altera também o Decreto-L (...)

  • Tem documento Em vigor 2010-04-28 - Lei 3-B/2010 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 2010. Aprova ainda o regime excepcional de regularização tributária de elementos patrimoniais (RERT II), que não se encontrem no território português, em 31 de Dezembro de 2009.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda