Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 917/84, de 15 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Atribui subsídios unitários aos proprietários de máquinas agrícolas como tal classificadas pelo Ministério da Agricultura e que sejam utilizadas exclusivamente em explorações agrícolas.

Texto do documento

Portaria 917/84
de 15 de Dezembro
Ao institucionalizar-se, pela Portaria 256-C/83, de 5 de Março, o processo de bonificação do gasóleo em 1983, ficou desde logo estabelecida, no seu n.º 14.º, a necessidade de proceder à revisão do respectivo regime no fim do ano.

O despacho conjunto de 31 de Janeiro de 1984, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 36, de 11 de Fevereiro de 1984, determinou que, sem prejuízo da continuação dos estudos destinados à introdução do gasóleo verde, seja assegurado, entretanto, um sistema eficaz de apoio à agricultura em matéria de combustíveis para que não seja afectada a produção agrícola nacional e a respectiva competitividade face aos seus concorrentes europeus, mediante um esquema baseado no anterior mas melhorado no rigor e simplificado na aplicação.

Nestes termos e considerando, ainda, que no final de 1983 foram atribuídos a grande parte dos beneficiários números fiscais de contribuinte definitivos, que introduzem uma alteração na sua identificação:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros das Finanças e do Plano, da Agricultura e da Indústria e Energia, em conformidade com o Decreto-Lei 19/83, de 21 de Janeiro, o seguinte:

1.º No corrente ano são concedidos subsídios aos proprietários das máquinas indicadas no n.º 2.º que se encontrem em boas condições de funcionamento e tenham um emprego predominante na realização de operações culturais inerentes à actividade agrícola e aos de culturas instaladas em áreas regadas por bombagem.

2.º As máquinas agrícolas consideradas para efeitos do n.º 1.º e os respectivos subsídios anuais são os seguintes:

(ver documento original)
3.º A atribuição do subsídio às áreas regadas por bombagem será baseada no valor médio de 2325$00 por hectare.

4.º O direito ao recebimento destes subsídios fica condicionado pelo prévio manifesto, a realizar pelos proprietários das máquinas adquiridas até à data limite da inscrição e das culturas instaladas em áreas regadas por bombagem, nos respectivos serviços regionais do Ministério da Agricultura, através de impressos a distribuir pelos mesmos serviços e de conformidade com as seguintes regras:

a) Agricultores inscritos em 1983 que não registaram qualquer alteração nem na composição do parque de máquinas nem nas áreas regadas por bombagem - simples declaração de confirmação;

b) Agricultores inscritos em 1983 que registaram alterações apenas na composição do parque de máquinas ou nas áreas regadas por bombagem - preenchimento do processo respeitante à parte alterada e confirmação da outra parte;

c) Agricultores inscritas em 1983 que registaram alterações, quer na composição do parque de máquinas, quer nas áreas regadas por bombagem, e novas inscrições - preenchimento do processo completo.

5.º O período de inscrição decorrerá de 17 de Dezembro de 1984 a 31 de Janeiro de 1985.

6.º Sempre que ocorra a venda ou abate de qualquer equipamento que beneficie dos subsídios instituídos por esta portaria, são os respectivos proprietários obrigados a comunicar tais factos aos serviços regionais onde estiver feito o seu manifesto, no prazo máximo de 30 dias.

7.º Os serviços regionais do Ministério da Agricultura deverão confirmar os elementos constantes dos manifestos referidos no n.º 4.º por vistoria aos equipamentos e às áreas regadas, escolhidos por amostragem e em percentagem não inferior aos limites mínimos adiante indicados, relativamente ao número de manifestos recebidos por cada um para cada tipo e classe de máquina ou área regada:

a) Tractores:
Até 7 anos de registo - 5%;
De 7 a 10 anos de registo - 20%;
De 10 a 12 anos de registo - 50%;
De mais de 12 anos de registo - a totalidade;
b) Conjuntos retroescavadora-carregador frontal (também designados «conjuntos industriais») - a totalidade;

c) Ceifeiras-debulhadoras - a totalidade;
d) Motocultivadores, motoceifeiras e motoenxadas - por vistoria nas explorações ou por concentração em locais a definir pelos serviços ao nível de freguesia ou de concelho;

e) Áreas regadas por bombagem - por vistoria segundo amostragem a definir por cada região agrícola.

8.º A não confirmação das declarações feitas pelos interessados nos manifestos referidos no n.º 4.º pelos serviços regionais do Ministério da Agricultura determinará:

a) A anulação de qualquer ordem de pagamento do subsídio anual em processamento relativamente ao mesmo interessado:

b) A comunicação dos factos ao Ministério Público quando as referidas declarações tenham permitido ao interessado receber o subsídio agora criado.

9.º O pagamento do subsídio será feito de uma só vez directamente a cada beneficiário e na importância líquida do imposto do selo do recibo.

10.º Serão suportadas pelas dotações orçamentais dos serviços regionais do Ministério da Agricultura todas as despesas com as vistorias e o acompanhamento dos trabalhos de registo.

11.º O Fundo de Abastecimento apenas suportará o encargo com o pagamento dos subsídios referidos nos n.os 2.º e 3.º deste diploma e efectuará os respectivos pagamentos directamente aos beneficiários.

12.º As dúvidas surgidas na interpretação desta portaria serão resolvidas por despacho dos Ministros das Finanças e do Plano e da Agricultura.

13.º São revogadas as Portarias 256-C/83, de 5 de Março e 958/83, de 4 de Novembro.

Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura e da Indústria e Energia.
Assinada em 7 de Novembro de 1984.
Pelo Ministro das Finanças e do Plano, Alípio Barrosa Pereira Dias, Secretário de Estado do Orçamento. - O Ministro da Agricultura, Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto. - O Ministro da Indústria e Energia, José Veiga Simão.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/113826.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1983-01-21 - Decreto-Lei 19/83 - Ministérios das Finanças e do Plano e da Agricultura, Comércio e Pescas

    Define as condições em que o Fundo de Abastecimento pode assumir os custos de intervenção económica.

  • Tem documento Em vigor 1983-03-05 - Portaria 256-C/83 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura, Comércio e Pescas e da Indústria, Energia e Exportação

    Atribui subsídios unitários e anuais aos proprietários de máquinas agrícolas como tal classificadas pelo Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas e que sejam utilizadas exclusivamente em explorações agrícolas.

  • Tem documento Em vigor 1983-11-04 - Portaria 958/83 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura, Florestas e Alimentação e da Indústria e Energia

    Altera alguns números da Portaria n.º 256-C/83, de 5 de Março estabelece o sistema de bonificação do gasóleo no ano de 1983.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1985-01-12 - Portaria 31-I/85 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura e da Indústria e Energia

    Estabelece um esquema de bonificação dos combustíveis destinados à agricultura.

  • Tem documento Em vigor 1985-06-19 - Portaria 376/85 - Ministérios das Finanças e do Plano, da Agricultura e da Indústria e Energia

    Revoga o n.º 14.º da Portaria n.º 31-I/85, de 12 de Janeiro, ficando, assim, reposta em vigor a Portaria que atribui subsídios unitários aos proprietários de máquinas agrícolas como tal classificadas pelo Ministério da Agricultura e que sejam utilizadas exclusivamente em explorações agrícolas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda