Despacho (extrato) n.º 8742/2013
1 - O Decreto-Lei 193/2012, de 23 de agosto, aprovou a nova Lei Orgânica do IASFA, I. P., definindo a sua missão e atribuições. Posteriormente, a Portaria 189/2013, de 22 de maio, aprovou os Estatutos do IASFA, I. P., definindo a sua organização interna e as atribuições e competência das unidades orgânicas.
Tendo em consideração as competências atribuídas ao Centro de Apoio Social do Alfeite e considerando que o cargo de Diretor do Centro de Apoio Social do Alfeite desse Centro de Apoio Social se encontra formalmente vago, torna-se necessário proceder à nomeação do seu titular por forma a garantir o seu normal funcionamento e a cabal prossecução das competências que lhe são cometidas.
Por deliberação do Conselho Diretivo do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, I. P., nos termos do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 27.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, com a redação que lhe foi dada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, foi designado, em regime de substituição, para exercer o cargo de Diretor do Centro de Apoio Social do Alfeite, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Joaquim António Areias Figueira cujo currículo académico e profissional, que se anexa ao presente despacho, evidencia perfil adequado e demonstrativo de aptidão e da experiência profissional necessárias para o desempenho do cargo em que é investido.
2 - O presente despacho produz efeitos a 01 de junho de 2013.
Nota Curricular
1 - Dados Pessoais
Nome: Joaquim António Areias Figueira.
Nascido em Elvas a 25/05/1955.
2 - Habilitações Académicas
Licenciatura em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico.
Ingressou na Escola Naval em 1973 e foi promovido a Guarda-Marinha em Outubro de 1977.
3 - Experiência Profissional
Diretor do Centro de Apoio Social do Alfeite do IASFA, I. P., de 18/06/2012 a 31/05/2013.
Especializou-se em Artilharia Naval e embarcou no N. R. P. "João Roby" como Chefe de Serviço. Comandou o N. R. P. "Cacine" e foi Oficial Imediato do N. R. P. "Comandante Roberto Ivens".
Em terra serviu na Escola de Artilharia Naval como instrutor, no Serviço de Munições e Armamento Portátil e Laboratório de Explosivos, no Depósito de Munições Nato de Lisboa, na Direção do Serviço de Formação, na Escola Naval e na Divisão de Pessoal e Organização do Estado-Maior da Armada.
Na área da Autoridade Marítima foi Capitão do Porto de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória e prestou de seguida serviço na Direção-Geral da Autoridade Marítima.
Desempenhou também funções na cooperação técnico-militar em S. Tomé e Príncipe como Diretor Técnico do Projeto de Formação da Guarda Costeira e em Timor-Leste como Diretor Técnico do Projeto de Apoio à Componente Naval das Falintil - Forças de Defesa de Timor-Leste.
4 - Formação Complementar
Curso Geral Naval de Guerra.
Curso Complementar Naval de Guerra.
24 de junho de 2013. - O Presidente do Conselho Diretivo, Francisco António Fialho da Rosa.
207067431