Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7177/2013, de 4 de Junho

Partilhar:

Sumário

Nomeação, em comissão de serviço, do licenciado João Manuel Poças Marques das Neves, para o cargo de Diretor de Serviço de Infraestrutura Informacional do DMSI-INE

Texto do documento

Despacho 7177/2013

Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido nos n.º 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, e, terminado o procedimento concursal de seleção para recrutamento do Diretor de Serviço de Infraestrutura Informacional do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação do Instituto Nacional de Estatística, IP, (INE) cargo de direção intermédia de 2.º grau, o júri, na ata final que integra o respetivo procedimento concursal, propôs, fundamentadamente a nomeação do João Manuel Poças Marques das Neves, por reunir as condições exigidas para o cargo a prover.

Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, o candidato demonstrou deter competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequada ao exercício da função, possuindo igualmente conhecimento e experiência na área, reunindo as condições exigidas para o desempenho do cargo. Assim, é nomeado para o cargo de Diretor de Serviço de Infraestrutura Informacional do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação, o Licenciado João Manuel Poças Marques das Neves, em comissão de serviço, pelo período de três anos, ficando autorizado a optar pela retribuição da sua categoria neste instituto, nos termos dos n.os 9 e 11 do artigo 21.º e n.º 3 do artigo 31.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro e artigo 13.º do Decreto-Lei 136/2012, de 2 de julho.

A presente nomeação produz efeitos a partir do dia 1 de maio de 2013.

27 de maio de 2013. - A Presidente do Conselho Diretivo, Alda de Caetano Carvalho.

Nota curricular

João Manuel Poças Marques das Neves nasceu em Valongo, em 1973. Concluiu a licenciatura Informática de Gestão, pela Universidade Portucalense, em 1997. Em 2003, concluiu o Mestrado em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Ingressou no Instituto Nacional de Estatística (INE) em julho de 1997 como Técnico Superior de Informática, no Departamento de Difusão, no Núcleo de Difusão Eletrónica de Informação.

É participante ativo, desde a sua génese em 1997, na equipa do projeto ALEA - Ação Local de Estatística Aplicada, que resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional de Estatística, a Escola Secundária Tomaz Pelayo e a Direção Regional de Educação do Norte.

Entre 2002 e 2004, exerceu funções de Coordenador-adjunto do Núcleo de Difusão Eletrónica de Informação. Entre 2005 e 2012 integrou o Serviço de Infraestrutura-Informacional do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação do INE, onde exerceu funções de análise e programação relacionadas com o portal do INE e o Banco de Dados de Difusão.

No âmbito da sua atividade de representação internacional participa, entre 2009 e 2011, como responsável por um workpackage, num projeto ESSnet (ESSnet on SDMX). Desde 2011, colabora na definição de uma arquitetura de referência para a troca e validação de dados entre os estados membros da União Europeia e o repositório central de grupos de empresas no Eurostat. Colabora, desde 2008, no projeto "Census Hub", liderado pelo Eurostat. Representou o INE no grupo de trabalho "Visualization Tools", e "EGR Methodology work programme 2012-2013", coordenados pelo Eurostat.

Desde maio de 20012 assumiu, em regime de substituição, a responsabilidade pelo Serviço de Infraestrutura-Informacional do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação do INE.

Possui alguns artigos publicados, nomeadamente "A Methodology for Exploring Association Models", "Um ambiente de pós processamento para regras de associação" e"Post-processing Operators for Browsing Large Sets of Association Rules".

Durante o seu percurso profissional realizou diversas comunicações em conferências e seminários, entre as quais "Dissemination: one input, many outputs", em 2008; "Learning with Census Hub Project", em 2009; "SDMX Data Express", em 2011 e "The EGR project in Statistics Portugal", em 2011.

207002103

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1099546.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2012-07-02 - Decreto-Lei 136/2012 - Presidência do Conselho de Ministros

    Aprova a orgânica do Instituto Nacional de Estatística, I. P.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda