Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1387/2013, de 23 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Renovação da comissão de serviço da licenciada Maria Joana de Araújo Torres da Silva Daniel Wrabetz, para exercer as funções de chefe de equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH)

Texto do documento

Despacho 1387/2013

Ao abrigo do disposto no artigo 4.º do Decreto-Lei 229/2008, de 27 de novembro, e ouvidos os membros do Governo responsáveis pelas áreas da justiça, da cidadania e da igualdade de género, determino, nos termos do disposto nos artigos 23.º a 24.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, na redação dada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, a renovação, por um período de três anos, para exercer as funções de chefe de equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos (OTSH), em regime de comissão de serviço, a licenciada Maria Joana de Araújo Torres da Silva Daniel Wrabetz, cuja idoneidade, experiência e competência profissionais são patentes no curriculum vitae em anexo.

O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de janeiro de 2013.

14 de janeiro de 2013. - O Ministro da Administração Interna, Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.

Síntese Curricular

Dados Pessoais

Nome: Maria Joana de Araújo Torres da Silva Daniel Wrabetz

Mestre em Direitos Humanos e Democratização

Data de Nascimento: 29 de agosto de 1971

Experiência Profissional

2010/2012 Chefe de Equipa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos.

Dos vários projetos desenvolvidos destacam-se os seguintes:

- Consolidação de um sistema de monitorização de tráfico de seres humanos a nível nacional;

- Projeção do OTSH a nível internacional, colocando Portugal como uma referência de boas práticas na luta contra este crime, e consequente reconhecimento de mérito por organismos internacionais como o Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (UNODC), a Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE); a CPLP; o Concelho da Europa; a Comissão Europeia, entre outros;

- Aprovação do projeto submetido à Comissão Europeia para desenvolvimento de um sistema piloto Pan-Europeu de monitorização de tráfico de seres humanos;

- Promoção da manutenção de um website constantemente atualizado com disponibilização de relatórios, legislação, publicações e outras informações;

- Estabelecimento de uma plataforma colaborativa apoiada num memorando de entendimento para partilha de dados com participação de um elevado número de entidades de vários Ministérios e organizações não-governamentais;

- Promoção e assinatura de vários protocolos de cooperação, com várias Universidades e Organizações Internacionais;

- Promoção de vários eventos, debates e conferências para sensibilização a nível local, assim como a assinatura da Declaração do Conselho da Europa e da Associação de Municípios para a luta contra o Tráfico de Seres Humanos;

- Publicação de vários relatórios estatísticos sobre o tráfico de seres humanos assim como o lançamento de várias publicações no âmbito da Coleção Direitos Humanos e Cidadania, Cadernos da Administração Interna, MAI.

Publicações entre 2010 e 2012 na área do Tráfico de Seres Humanos:

. Tráfico de Seres Humanos: Coletânea Selecionada de Instrumentos Jurídicos, Políticos e Jurisprudência em Portugal, na Europa e no Mundo. OTSH/ Coleção Direitos Humanos e Cidadania Nº 5, Lisboa, 2012.

. Manual contra o Tráfico de Seres Humanos para Profissionais do Sistema de Justiça Penal da UNODC, Coordenação da Edição em Língua Portuguesa - Publicação Módulos Públicos 2010, Publicação dos Módulos Reservados, 2012.

. Tráfico DESumano - Livro de Atas, Coordenação da Edição, OTSH/ Coleção Direitos Humanos e Cidadania Nº 3, Lisboa, 2011.

. A Cooperação Internacional na Luta contra o Tráfico de Seres Humanos, in Tráfico DESumano, OTSH/Coleção Direitos Humanos e Cidadania Nº 1, Lisboa, 2010.

2011 - Selecionada para o Grupo de Peritos em Tráfico de Seres Humanos da Comissão Europeia.

2010 - Selecionada como Ponto focal para o Portal Anti Tráfico da Comissão Europeia. 2009 - Colaboradora do Observatório para o Tráfico de Seres Humanos.

2005/2009 - Consultora da Representação Permanente de Portugal junto da OSCE para a área do Tráfico de Seres Humanos. Participação em conferências e reuniões técnicas de alto nível relacionadas com a problemática do Tráfico de Seres Humanos.

2004 - Investigadora no centro de pesquisa e investigação da UNICEF - Innocenti Research

Centre em Florença, Itália com participação nas seguintes publicações: "Child Friendly Report of the Truth and Reconciliation Commission of Sierra Leone" e "Birth Registration and Armed Conflict".

2004 - Consultora Internacional na UNICEF- Sarajevo. Investigadora Sénior e Coordenadora do estudo: "Children born of Wartime Violence in Bosnia-Herzegovina: A preliminary Investigation into their Rights, Status and Particular Needs". Responsável pelo planeamento, coordenação e direção da pesquisa no terreno. Liaison entre UNICEF, Comité Consultivo e autoridades governamentais da Bósnia-Herzegovina.

1997 a 2004 - Professora na Republica Democrática de São Tomé e Príncipe, Açores e Estado de Massachusetts, EUA.

Fluente em Inglês, Alemão, Francês, Espanhol e com conhecimento razoável de Italiano.

Habilitações Académicas

Doutoranda em Sociologia pelo ISCTE -IUL Instituto Universitário de Lisboa.

Mestrado Europeu em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro Europeu InterUniversitário para os Direitos Humanos e Democratização (EIUC), Itália. Tese de Mestrado: "No Man's Child, The War Rape Orphans" premiada pelo ano de 2002/2003.

Licenciatura em Português /Inglês (Ensino de) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Estudante Bolseira do programa Sócrates/Erasmus, na Universidade Aristóteles em Salónica, Grécia.

206684342

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1081912.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2008-11-27 - Decreto-Lei 229/2008 - Ministério da Administração Interna

    Cria o Observatório do Tráfico de Seres Humanos.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda