Em cumprimento do disposto no n.º 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de agosto, alterada pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro, torna-se público o seguinte despacho da Diretora-Geral do Património Cultural datado de 06 de janeiro de 2014:
"Foi publicado no Diário da República n.º 176, 2.ª série, de 12 de setembro, sob o Aviso 11488/2013, e publicitado na Bolsa de Emprego Público com o código OE201309/0221, o procedimento concursal de recrutamento e seleção para provimento do cargo de direção intermédia de 1.º grau de Diretor do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém.
Cumpridos todos os formalismos legais e concluídos os processos de seleção, o júri do referido procedimento concursal propôs que a nomeação recaísse sobre a candidata Isabel Maria Júlio da Cruz Almeida de Morais Sarmento Moniz, em virtude de reunir os requisitos legais e específicos exigidos e ter demonstrado possuir o perfil adequado e as competências necessárias para o desempenho do cargo a prover.
Nestes termos, e de acordo com o disposto nos n.os 9, 10 e 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro:
1 - Designo em comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, no cargo de Diretor do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, equiparado a cargo de direção intermédia de 1.º grau, a licenciada Isabel Maria Júlio da Cruz Almeida de Morais Sarmento Moniz, pertencente à carreira técnica superior do mapa de pessoal da Direção-Geral do Património Cultural.
2 - A designação referida no número anterior produz efeitos à data do presente despacho.
3 - Anexa-se nota relativa ao currículo académico e profissional da designada."
23 de janeiro de 2014. - O Diretor do Departamento de Planeamento, Gestão e Controlo, Manuel Correia Diogo Baptista.
Nota curricular
I - Dados pessoais
Nome: Isabel Maria Júlio da Cruz Almeida de Morais Sarmento Moniz
Data de nascimento: 02 de julho de 1953
II - Habilitações académicas e profissionais
1975 - Licenciatura em História pela Universidade de Coimbra. Pré especialização em Arqueologia Romana.
1974-1975 - Frequência do Curso de Bibliotecária/Arquivista da Universidade de Coimbra.
1975-1976 - Estágio Pedagógico do Ensino Secundário.
1981-1984 - Curso de pós-graduação de Conservador de Museu.
1990 - Curso de Pós-Graduação em Gestão das Artes, ministrado pelo INA - Instituto Nacional de Administração.
1997 - Curso de Pós-Graduação em "Programa de Direcção de Empresas", ministrado pela AESE - Escola de Direção e Negócios.
2000 - Curso «Le financement et l'economie de la culture» - Université de Paris - Dauphine, Faculdade Sciences des Organizations, Paris.
2006 - Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP), pelo INA - Instituto Nacional de Administração.
III - Experiência profissional
1976-1980 - Professora Efetiva do Ensino Secundário
1980-1982 - Conservadora do Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra. Reinicia o trabalho de inventariação das coleções do Museu, colabora com várias ações de animação como sejam exposições e concertos.
1982-1985 - Conservadora no Museu Nacional do Azulejo. Investigou e concebeu uma exposição de azulejos de Delft e diversos trabalhos de inventariação.
1984-1989 - Conservadora do Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém com responsabilidade de Direção
1989-2012 - Diretora do Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém.
1984 - Reabre ao público o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, monumentos que passam do Ministério das Finanças para o Ministério da Cultura - afetos ao IPPC em 1982.
Em parceria com diversas Universidades inicia os trabalhos de investigação, inventariação do património móvel e imóvel, conservação e restauro e de criação de infraestruturas de acolhimento e atendimento para permitir a fruição pública destes dois Monumentos, classificados pela UNESCO em 1983. Abertura de novos espaços ao público incluindo-os no circuito de visita - Refeitório Monacal, Cadeiral, Coro Alto, Piso superior do Claustro e Escadarias de acesso ao Piso Superior do Claustro.
É responsável de 1984 até 2009 pela conservação, acesso e acolhimento pontual de eventos culturais na Capela de S. Jerónimo, dotando-a de condições para passar ao uso do culto religioso.
Cria o serviço educativo e promove, entre outras, publicações para o público em geral e infanto-juvenil, exposições, concertos, peças teatrais e leituras encenadas, num programa continuado de animação e divulgação destes Monumentos. Coordena a investigação, conceção e produção de inúmeras exposições, destacando-se: Na Torre de Belém - "Histórias que a Guitarra conta" (1987); "O Rinoceronte - Pegadas na Torre" (1992); no Mosteiro dos Jerónimos - "O Ganges passa também pela Rua dos Douradores - uma evocação de Fernando Pessoa" (1988); "Jerónimos 4 Séculos de Pintura" (1992); "A Voz e os Sons do Encontro" (1996); "Leonardo da Vinci - Um Homem à escala do Mundo, um Mundo à escala do Homem..." (1998), no âmbito da Cimeira Constitutiva da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, e no âmbito da EXPO 98; "Alexandre Herculano, guardar a Memória, viver a História" (2010), no âmbito das comemorações do bicentenário de Alexandre Herculano.
Conceção e produção, com apoio mecenático, de inúmeras atividades no âmbito do programa de celebração dos 500 anos do Mosteiro dos Jerónimos, destacando-se entre outras: Organização e produção de dois grandes concertos na Igreja dos Jerónimos: "O Messias" de Händel por "The Sixteen" e a 1.ª audição mundial de"Il Martirio di San Bartolomeo" de David Perez por "Ensemble Elyma; edição de diversas publicações, nomeadamente de obras de Camões e Fernando Pessoa; exposição interpretativa da história do Mosteiro "Mosteiro dos Jerónimos - Um Lugar no Tempo"; encomenda e apresentação em concerto de duas obras musicais originais "Trames" de Emanuel Nunes e "Kreuzgang" de João Rafael, em coprodução com a Fundação Gulbenkian e o Remix Ensemble; ciclo de concertos "Música no Manuelino de Belém"; encomenda de uma obra original site specific ao artista plástico Pedro Calapez, "Ornamento Escondido". Todas estas exposições, apoiadas mecenaticamente, foram acompanhadas por ações complementares como conferências, concertos e publicações.
Desenvolve, com parcerias de apoio mecenático, grandes empreitadas de conservação com equipas multidisciplinares, como a da Capela-Mor da Igreja dos Jerónimos, conservação da pedra do exterior da Torre de Belém, Claustros do Mosteiro dos Jerónimos entre outras.
Tem dado aulas e proferido palestras em diversas Universidades e Instituições Nacionais e Estrangeiras sobre Museologia, Gestão e Conservação do Património. Nas atas de colóquios, conferências, palestras e seminários em que participou estão publicados as respetivas comunicações.
Escreveu artigos para diversas publicações periódicas, nomeadamente, separatas, jornais, catálogos, boletins, bem como inúmeros textos de apresentação de livros e de várias ações de animação levadas a efeito no Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém.
Colaborou, na qualidade de responsável destes Monumentos, na organização e montagem de grandes acontecimentos da vida nacional, tais como: Tratado de Adesão de Portugal à Comunidade Europeia 1985; em 10 de junho de 1987, na Abertura Oficial das Comemorações dos Descobrimentos Portugueses na Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos; Tratado de Lisboa 2007; em 2010, nas comemorações do Centenário da República Portuguesa e nas comemorações dos 25 anos da Assinatura do Tratado de Adesão à Comunidade Europeia. Entre 1987 e 2002 participou em inúmeras iniciativas da CNCDP no Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém. Em 1990 colaborou e coordenou várias ações no âmbito das Comemorações dos 5 séculos de Evangelização e Missionação. E coordenou iniciativas socioculturais das comemorações dos 350 anos da Restauração da Independência Nacional, em colaboração e articulação com inúmeras instituições, nomeadamente autarquias, associações e museus locais.
Responsável pelo acompanhamento personalizado e protocolar de Chefes de Estado e outras Altas Entidades em Visita de Estado a estes Monumentos.
Vice-Presidente da Associação World Monuments Found Portugal, associação sem fins lucrativos, fundada em 1994, que tem como objetivo a conservação e restauro do património em Portugal. Em parceria com o IPPAR, IGESPAR, DGPC e outras instituições e empresas privadas, interveio em trabalhos conservação na Torre de Belém, Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, Igreja da Encarnação em Lisboa, Jardins do Palácio de Queluz, Sé do Funchal, Estátua Equestre de D. José, entre outros.
Distinguida em 2006 com o grau de Comendador da Ordem de Mérito Civil (Portugal), bem como recebeu louvores públicos pelo trabalho desenvolvido.
Condecorada, em diversos graus, com Ordens de catorze Países.
207565825