Em cumprimento do disposto no n.º 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de agosto, alterada pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro, torna-se público o seguinte despacho da Diretora-Geral do Património Cultural datado de 14 de janeiro de 2014:
"Foi publicado no Diário da República n.º 201, 2.ª série, de 17 de outubro, sob o Aviso 12754/2013, e publicitado na Bolsa de Emprego Público com o código OE201310/0132, o procedimento concursal de recrutamento e seleção para provimento do cargo de direção intermédia de 2.º grau de Chefe da Divisão de Museus e Credenciação do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da DGPC.
Cumpridos todos os formalismos legais e concluídos os processos de seleção, o júri do referido procedimento concursal propôs que a nomeação recaísse sobre a candidata Teresa da Paz Sanches de Miranda Mourão, em virtude de reunir os requisitos legais e específicos exigidos e ter demonstrado possuir o perfil adequado e as competências necessárias para o desempenho do cargo a prover.
Nestes termos, e de acordo com o disposto nos n.os 9, 10 e 11 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada pelas Leis 51/2005, de 30 de agosto, 64-A/2008, de 31 de dezembro, 3-B/2010, de 28 de abril e 64/2011, de 22 de dezembro:
1 - Designo em comissão de serviço, pelo período de três anos, renovável por iguais períodos de tempo, no cargo de Chefe da Divisão de Museus e Credenciação do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da DGPC, equiparado a cargo de direção intermédia de 2.º grau, a mestre Teresa da Paz Sanches de Miranda Mourão, pertencente à carreira técnica superior do mapa de pessoal da Direção-Geral do Património Cultural.
2 - A designação referida no número anterior produz efeitos à data do presente despacho.
3 - Anexa-se nota relativa ao currículo académico e profissional da designada."
23 de janeiro de 2014. - O Diretor do Departamento de Planeamento, Gestão e Controlo, Manuel Correia Diogo Baptista.
Nota curricular
I - Dados pessoais:
Nome: Teresa da Paz Sanches de Miranda Mourão
Local e data de nascimento: Lisboa, 16 de abril de 1974
II - Habilitações académicas:
Licenciatura em História, variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1997).
Mestrado em Museologia e Património Cultural pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a dissertação Entre Murmúrios e Orações, que constou da conceção teórico-prática de uma exposição temporária sobre a vida quotidiana das clarissas do Convento de Santa Clara-a-Velha, com base no inventário e estudo do espólio funerário dos séculos XVI e XVII e na investigação histórica sobre a comunidade religiosa (2005).
Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE - IUL (2010).
III - Carreira profissional:
Chefe da Divisão de Museus e Credenciação do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da Direção-Geral do Património Cultural, nomeada em regime de substituição (de nov.2012 - data presente).
Técnica Superior do mapa de pessoal do IGESPAR exerceu funções no Departamento de Inventário, Estudos e Divulgação (2007 - 2012).
Exerceu funções de Assessora da Direção (gabinete do Presidente e da Vice-Presidente) do IPPAR (2004 - 2007).
Exerceu funções de Coordenadora do Departamento de Coordenação dos Serviços Dependentes do IPPAR (2006 - 2007).
Exerceu funções de conservadora e arqueóloga no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra - Direção Regional de Coimbra do IPPAR (1997 - 2004).
IV - Experiência profissional:
Coordenação da instrução dos procedimentos de candidatura à credenciação de museus e sua integração na Rede Portuguesa de Museus.
Coordenação da articulação da Rede Portuguesa de Museus nos eixos de atuação da DGPC: supervisão e monitorização, qualificação (apoio técnico e apoio financeiro), informação/divulgação, formação.
Coordenação da instrução de procedimentos relativos à gestão das coleções e à circulação de bens culturais móveis dos museus e palácios tutelados pela DGPC e acompanhamento de processos de incorporação de bens arqueológicos em museus.
Coordenação da produção de informação estatística sobre visitantes dos museus, palácios e monumentos tutelados pela DGPC; coordenação da implementação do estudo de públicos dos museus da DGPC e de campanha de angariação de apoio mecenático para o referido estudo.
Emissão de pareceres técnicos na área da museologia, nomeadamente sobre concessão de apoios financeiros destinados à qualificação de museus.
Participação em encontros, projetos e grupos de trabalho internacionais sobre museus e museologia, tais como os organizados pelo Observatório Ibero-americano de Museus.
Coordenação nacional de projetos internacionais de divulgação do património cultural (Jornadas Europeias do Património, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios) e de projetos educativos de âmbito internacional (Experiência Fotográfica Internacional dos Monumentos - passatempo "Num instante... o património").
Conceção, coordenação e divulgação de projetos educativos sobre património cultural, designadamente o Concurso infanto-juvenil de expressão artística Olh'as Maravilhas e a exposição decorrente.
Produção de conteúdos sobre património e sobre museus: guiões para áudio-guias de monumentos e filmes interpretativos sobre Mosteiros Património Mundial; conteúdos para os websites do IGESPAR, do IMC e da DGPC; edição de guias desdobráveis.
Coordenação de projetos expositivos do IGESPAR em Portugal, em Espanha e em Itália, nomeadamente o Stand expositivo do IGESPAR na ARPA 2008 - Feria de la Restauración del Arte y del Patrimonio em Valladolid e o Stand expositivo de Portugal na XII Edizione della Borsa Mediterranea del Turismo Archeologico em Paestum.
Organização de encontros/congressos nacionais e internacionais, nomeadamente o Seminário Internacional Património e Sociedade no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.
Participação na definição de estratégias da Direção do IPPAR e do IGESPAR no âmbito da comunicação, da educação patrimonial, da promoção e sensibilização do público. Desenvolvimento de campanhas de angariação de fundos para projetos e monumentos do IPPAR. Estabelecimento de linhas de cooperação com entidades congéneres ao IPPAR, nacionais e estrangeiras, e com o Ministério da Educação, com as escolas, com universidades e empresas. Gestão de protocolos de colaboração internacional do IPPAR e de projetos de cooperação no âmbito do Património Arquitectónico, na Europa e nos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Formadora em Património Mundial (em Moçambique pela UNESCO e em Lisboa pelo IGESPAR), em Museologia (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e em Arqueologia (Arco, Escola de Arte Independente).
Consultora e formadora em Gestão e Conservação do Património Mundial pela UNESCO (Centro do Património Mundial, Paris) na Ilha de Moçambique e em Maputo. Elaboração de material de formação para utilização pela UNESCO nos países da lusofonia.
Estagiária na área dos Serviços Educativos no English Heritage no Reino Unido.
Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian - Serviço de Belas Artes para o projeto de investigação O Espaço da morte na vida quotidiana - Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
Gestão, inventário e investigação de coleções arqueológicas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra. Conceção e organização de exposições temporárias das coleções do Mosteiro e de programas educativos. Escavações arqueológicas; investigação científica e elaboração de relatórios de escavação; apoio a voluntários e estudantes de arqueologia e organização de fóruns e conferências.
207565955