Designação em Comissão de Serviço, da licenciada Dília Maria Lima Jardim no cargo de Chefe de Divisão de Gestão do Ar e Ruído da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P.
Nos termos e ao abrigo das disposições conjugadas dos artigos 20.º e 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, republicada em anexo à Lei 64/2011, de 22 de dezembro, e por último alterada pela Lei 68/2013, de 29 de agosto, foi, por deliberação de 08 de junho de 2015, do Conselho Diretivo, designada, em comissão de serviço, pelo período de 3 anos, para o cargo de Chefe de Divisão de Avaliação de Riscos e Emergências Ambientais (cargo de direção intermédia de 2.º grau), a Licenciada Dília Maria Lima Jardim, possuidora de competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício do cargo, como se evidencia na síntese curricular em anexo.
6 de julho de 2015. - O Presidente do Conselho Diretivo da APA, I. P., Nuno Lacasta.
Síntese curricular
Dados pessoais:
Nome: Dília Maria Lima Jardim
Data de Nascimento: 09 de maio de 1965
Habilitações académicas:
Licenciatura em Engenharia do Ambiente, pela Universidade Nova de Lisboa (1991).
Formação profissional:
Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP),Instituto Nacional de Administração (2008/9), Curso de Liderança e Gestão de Equipas, CINAT 2004, Curso de Formação
Pedagógica de Formadores IPAMB 1997, Estágio Profissional na especialidade de Meteorologista Superior, Instituto de Meteorologia (1993/94).
Atividade profissional:
Desde 2007 até à data, Chefe de Divisão do Ar e Ruído responsável pela coordenação na implementação da política nacional em matéria de qualidade do ar ambiente, das emissões de poluentes atmosféricos, da poluição sonora e da qualidade do ar no interior dos edifícios.
Representante nacional nos Comités instituídos pela Comissão Europeia, para o acompanhamento da implementação e revisão da legislação comunitária no que concerne à Qualidade do Ar e à Redução de Emissões Atmosféricas.
Membro da delegação Portuguesa constituída no âmbito da última presidência portuguesa do conselho europeu e perita para o dossiê "Ar mais limpo na Europa".
Representante nacional no grupo de trabalho das estratégias e revisão dos protocolos celebrados no seio da Convenção Internacional de Transporte de Poluição a Longas Distâncias (CLRTAP).
Membro da Task Force para o surto da Doença dos Legionários em Vila Franca de Xira.
Ponto focal da rede EIONET da Agência Europeia do Ambiente e da OCDE para fornecimento de dados de avaliação dos temas Ar e Ruído.
Representante da APA nos grupos de trabalho interministeriais constituídos para efeitos de resposta a eventuais episódios de poluição do ar percecionados pela população em 2014 e 2015.
De 1998 até 2007 - Técnica superior do Instituto do Ambiente, na Divisão de Gestão do Ar e Ruído com funções de acompanhamento e cocoordenação na implementação da legislação nacional em matéria de gestão do ar. A nível comunitário participou nas negociações da Diretiva da "Qualidade do Ar e um ar mais limpo para a Europa" na qualidade de perito na presidência portuguesa do Conselho Europeu de 2007 e no dossiê da "Monitorização de CO2 nos veículos novos de passageiros" na presidência de 2000.
De 1993 até 1998 - Meteorologista Superior no Instituto de Meteorologia no Departamento de Observação e Redes com funções de acompanhamento e definição de procedimentos para as redes de monitorização da qualidade do ar e da composição da atmosfera. Perito destacado na Missão de cooperação entre o Instituto de Meteorologia e os Serviços Meteorológicos de Macau para a definição e implementação da rede de monitorização da qualidade do ar nesse território.
De 1991 a 1993 - Coordenadora de Estudos de Impacte Ambiental na Empresa de Consultadoria AMBITEC.
Iniciou a sua atividade como Formadora em Ambiente no Gabinete da Campanha Educativa d'Água.
Lecionou em várias instituições como formadora e professora convidada nomeadamente da cadeira de Gestão da Qualidade do Ar, na Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento, e no curso de Engenharia do Ambiente da Universidade lusófona, e da cadeira Impactes Ambientais do curso de Engenharia civil no Instituto Politécnico Autónomo de Lisboa.
208775406