A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 1134/82, de 7 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Aprova o modelo de cartões de identidade dos trabalhadores do Instituto de Seguros de Portugal afectos à área da fiscalização.

Texto do documento

Portaria 1134/82
de 7 de Dezembro
O Decreto-Lei 302/82, de 30 de Julho, criou o Instituto de Seguros de Portugal e aprovou o respectivo Estatuto.

De acordo com o artigo 4.º do seu Estatuto, constituem atribuições do ISP, por um lado, coordenar e regular o funcionamento do sector de seguros e resseguros e da respectiva mediação, bem como de actividades complementares daquele sector e que com ele se relacionem e, por outro lado, fiscalizar os referidos sectores e actividades.

Com vista à cabal prossecução das suas atribuições, compete ao ISP, de entre outros actos, efectuar, nos termos da alínea h) do n.º 2 do artigo 5.º do citado Estatuto, inspecções ordinárias destinadas a verificar a regularidade técnica, financeira, fiscal e jurídica da actividade das empresas que operam, quer no sector de seguros e resseguros e da mediação respectiva, quer nas actividades dele complementares, bem como inspecções extraordinárias, quando for caso disso.

Considerando que é de toda a conveniência que os trabalhadores do ISP se apresentem devidamente identificados nas empresas em causa aquando da realização das referidas inspecções ordinárias ou extraordinárias:

Manda o Governo da República Portuguesa, através do Ministro de Estado e das Finanças e do Plano, o seguinte:

Artigo 1.º É aprovado o modelo, anexo à presente portaria, de cartões de identidade dos trabalhadores do Instituto de Seguros de Portugal afectos à área da fiscalização.

Art. 2.º O referido cartão de identidade destina-se, em conformidade com o disposto no Estatuto do ISP aprovado pelo Decreto-Lei 302/82, de 30 de Julho, a permitir, ao pessoal que tenha a seu cargo a realização de inspecções, de acordo com a alínea h) do n.º 2 do artigo 6.º do referido Estatuto, a efectivação, nos termos da legislação aplicável, de inspecções ordinárias e extraordinárias, em empresas que operem, quer no sector de seguros e resseguros e mediação respectiva, quer em actividades complementares e que com ele se relacionem.

Art. 3.º O cartão de identidade deve ser exibido aos órgãos de gestão ou de administração das empresas ou entidades a inspeccionar, devendo os membros dos referidos órgãos, directamente ou através das estruturas da empresa, facilitar ao portador do cartão a fiscalização prescrita, apresentando todos os documentos adequados, prestando todas as informações e esclarecimentos e proporcionando todas as condições materiais, nomeadamente instalação condigna, pessoal e material, necessárias à eficiência da inspecção.

Art. 4.º - 1 - Os cartões de identidade serão de cor branca, com a denominação Instituto de Seguros de Portugal, numerados e autenticados com a assinatura de 2 membros do conselho directivo e com a aposição do selo branco, de forma que este abranja o canto inferior esquerdo da fotografia.

2 - Os cartões serão substituídos quando se verificar qualquer alteração na categoria dos seus titulares, e recolhidos quando estes deixarem de exercer as respectivas funções ou deixarem de as exercer na área da fiscalização.

3 - Em caso de extravio, destruição ou deterioração será emitida uma 2.ª via, de que se fará referência expressa no cartão, mantendo-se, todavia, o número inicialmente atribuído.

4 - Os cartões serão protegidos por invólucro transparente de matéria plástica aplicada directamente.

Art. 5.º É concedida ao conselho directivo do ISP a faculdade de emitir credenciais a quaisquer outros trabalhadores do ISP, quando for considerada necessária a sua intervenção em questões específicas, aplicando-se o disposto no artigo 3.º aos portadores de tais credenciais.

Ministério das Finanças e do Plano, 8 de Novembro de 1982. - O Secretário de Estado do Tesouro, Walter Waldemar Pego Marques.


ANEXO
Modelo de cartão de identidade
(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/88567.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Não tem documento Em vigor 1983-01-29 - DECLARAÇÃO DD867 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS

    Rectifica a portaria n.º 1134/82, publicada no Diário da República, 1ª série, n.º 282, de 7 de Dezembro de 1982. - Aprova o modelo de cartões de identidade dos trabalhadores do Instituto de Seguros de Portugal afectos à área de fiscalização -.

  • Tem documento Em vigor 1983-01-29 - Declaração - Ministério da Educação - 10.ª Delegação da Direcção-Geral da Contabilidade Pública

    De ter sido rectificada a Portaria n.º 1134/82, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 282, de 7 de Dezembro de 1982

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda