A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 190/97, de 29 de Julho

Partilhar:

Sumário

Cria o Estabelecimento Prisional Especial de Viseu.

Texto do documento

Decreto-Lei 190/97
de 29 de Julho
A necessidade de reforçar a capacidade de alojamento do sistema prisional português, que ainda se debate com as consequências de um desinvestimento público ao longo de muitos anos, tem determinado a adopção de uma estratégia multifactorial que visa colmatar as fragilidades das estruturas penitenciárias existentes, recorrendo, nomeadamente, ao aproveitamento de espaços pertencentes a outros departamentos do Ministério da Justiça.

É o caso das instalações do Colégio de São José, equipamento afecto ao Instituto de Reinserção Social, sitas em Vila Nova do Campo (Viseu), nas quais eram acolhidos jovens inimputáveis sujeitos a medidas tutelares de internamento.

Aquelas estruturas tornaram-se, entretanto, desadequadas às metodologias modernas de acolhimento, enquadramento e educação de jovens, não sendo, por isso, aproveitadas na totalidade das suas capacidades.

Porém, aquele espaço permite o seu aproveitamento e adaptação a um novo espaço prisional que, uma vez em funcionamento, poderá receber jovens adultos do sexo masculino.

A nova comunidade prisional integrar-se-á na própria comunidade envolvente, numa atitude de abertura e bom relacionamento, assumindo-se como um factor de desenvolvimento económico e social para a região.

Assim:
Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Artigo 1.º
Criação
1 - É criado, na dependência da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, o Estabelecimento Prisional Especial de Viseu, destinado ao internamento de jovens adultos do sexo masculino, nos termos e sob o regime prescritos pelos artigos 160.º, 216.º e 216.º-A do Decreto-Lei 265/79, de 1 de Agosto.

2 - O Estabelecimento Prisional a que se refere o número anterior funciona nas instalações que eram ocupadas pelo Colégio de São José, sitas na freguesia do Campo, concelho de Viseu.

Artigo 2.º
Pessoal
1 - A alteração aos quadros de pessoal da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais que consagre o número de lugares para o novo Estabelecimento Prisional constará de portaria conjunta dos Ministros das Finanças, da Justiça e Adjunto.

2 - Os funcionários dos quadros do Instituto de Reinserção Social em serviço no Colégio de São José, entretanto requisitados pela Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, transitam, nos termos da lei, para os lugares criados pela portaria a que se refere o número anterior.

Artigo 3.º
Património
1 - Os bens imóveis do domínio privado do Estado sitos na freguesia do Campo, concelho de Viseu, que integravam os equipamentos do Colégio de São José são afectos à Direcção-Geral dos Serviços Prisionais.

2 - Os bens móveis existentes nas instalações agora disponibilizadas pelo Instituto de Reinserção Social são afectos à Direcção-Geral dos Serviços Prisionais.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 11 de Junho de 1997. - António Manuel de Oliveira Guterres - António Luciano Pacheco de Sousa Franco - José Manuel de Matos Fernandes - Jorge Paulo Sacadura Almeida Coelho.

Promulgado em 11 de Julho de 1997.
Publique-se.
O Presidente da República, JORGE SAMPAIO.
Referendado em 18 de Julho de 1997.
O Primeiro-Ministro, António Manuel de Oliveira Guterres.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/83991.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2000-01-28 - Portaria 36/2000 - Ministérios das Finanças, da Justiça e da Reforma do Estado e da Administração Pública

    Altera os quadros de pessoal da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, aprovado pela Portaria nº 316/87 de 16 de Abril, aumentando-os dos lugares constantes dos anexos I e II deste diploma, relativos ao Estabelecimento Prisional Especial de Viseu.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda