A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 84/97, de 4 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Mantém em vigor os modelos de impressos das declarações de rendimentos a que se refere o nº 1 do artigo 57º do código do IRS e seus anexos e actualiza as respectivas instruções de preenchimento.

Texto do documento

Portaria 84/97
de 4 de Fevereiro
As alterações introduzidas no Código do IRS pela Lei 10-B/96, de 23 de Março (Lei do Orçamento do Estado para 1996), embora não impliquem qualquer modificação dos modelos de impressos aprovados pela Portaria 12/96, de 13 de Janeiro, destinados à declaração dos rendimentos auferidos em 1995, tornam necessária a actualização de algumas das respectivas instruções de preenchimento.

Todavia, em consequência da obrigação imposta pelo Decreto-Lei 265/95, de 17 de Outubro, às entidades sujeitas a IRS que possuam ou sejam obrigadas a possuir contabilidade organizada de disporem de um técnico oficial de contas, sobre quem recai o dever de assinar as respectivas declarações fiscais, importa também proceder à actualização do anexo C da declaração modelo n.º 2, aproveitando-se ainda esta oportunidade para efectuar alguns ajustamentos de pormenor, quanto à menção dos custos não considerados para efeitos fiscais, relativos a despesas de representação e encargos com viaturas ligeiras de passageiros.

Assim:
Manda o Governo, pelo Ministro das Finanças, nos termos do artigo 8.º do Decreto-Lei 442-A/88, de 30 de Novembro, o seguinte:

1.º São mantidos em vigor, para declarar os rendimentos respeitantes ao ano de 1996 e a anos anteriores, os modelos de impressos das declarações de rendimentos a que se refere o n.º 1 do artigo 57.º do Código do IRS e seus anexos (com excepção do anexo C da declaração modelo n.º 2), aprovados e mantidos em vigor pela Portaria 12/96, de 13 de Janeiro.

2.º São mantidas em vigor as instruções de preenchimento dos anexos B, B1, C1, D, E, F, G e I, referidas na portaria identificada no número anterior.

3.º São aprovadas as instruções de preenchimento, em anexo, das declarações modelo n.º 1 e modelo n.º 2 e do anexo A da declaração modelo n.º 2.

4.º É aprovado o seguinte novo modelo de impresso, em anexo, e respectivas instruções de preenchimento: anexo C (rendimentos do trabalho independente, comerciais, industriais e agrícolas, dos sujeitos passivos que disponham ou devam dispor de contabilidade organizada).

5.º Os abatimentos respeitantes a encargos com lares ou outras instituições de apoio à terceira idade relativos aos sujeitos passivos serão declarados no campo 244 do quadro 14 ou no campo 211 do quadro 11, consoante se esteja obrigado a apresentar a declaração modelo n.º 1 ou a declaração modelo n.º 2.

6.º Os modelos referidos nos números anteriores e respectivas instruções de preenchimento, que constituem modelo exclusivo da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, destinam-se à declaração dos rendimentos auferidos em 1996 e anos anteriores, devendo, no entanto, ser observadas as instruções de preenchimento aprovadas com referência ao ano a que os rendimentos respeitem.

7.º O anexo C do modelo n.º 2 actualmente em vigor poderá continuar a ser utilizado até se esgotar.

8.º Os impressos deverão ser apresentados em duplicado, destinando-se um dos exemplares a ser devolvido ao apresentante, no momento da recepção, depois de devidamente autenticado.

Ministério das Finanças.
Assinada em 28 de Janeiro de 1997.
O Ministro das Finanças, António Luciano Pacheco de Sousa Franco.

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/79753.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-11-30 - Decreto-Lei 442-A/88 - Ministério das Finanças

    Aprova o Código do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS).

  • Tem documento Em vigor 1995-10-17 - Decreto-Lei 265/95 - Ministério das Finanças

    APROVA O ESTATUTO DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS, PUBLICADO E ANEXO, QUE DISPOE SOBRE O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, INSCRIÇÃO, DIREITOS E DEVERES, E DISCIPLINA DAQUELES TÉCNICOS. O CITADO ESTATUTO DISPOE TAMBEM SOBRE A ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS, CRIADA PELO PRESENTE DIPLOMA, DESIGNADAMENTE NO QUE SE REFERE A SUA DEFINIÇÃO E NATUREZA, ATRIBUIÇÕES, ORGÂNICA E COMPETENCIAS DOS SEUS ÓRGÃOS QUE SAO OS SEGUINTES: ASSEMBLEIA GERAL, DIRECÇÃO, CONSELHO FISCAL, COMISSAO DE INSCRIÇÃO, CONSELHO DISCIPLINAR E (...)

  • Tem documento Em vigor 1996-03-23 - Lei 10-B/96 - Assembleia da República

    Aprova o Orçamento do Estado para 1996.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda