A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 190/2025, de 11 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Classifica o Aproveitamento Hidroagrícola do Divor como obra de elevado interesse regional no grupo II.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 190/2025

O Decreto Lei 269/82, de 10 de julho, na sua redação atual, estabelece que as obras de aproveitamento agrícola são classificadas em quatro grupos em função dos seus impactos, como obras de interesse nacional, regional, local e particular, com reflexo no seu modo de gestão, financiamento, iniciativa e responsabilidade de construção.

O Aproveitamento Hidroagrícola do Divor localiza-se na freguesia de Igrejinha, concelho de Arraiolos, distrito de Évora, nas margens da ribeira do Divor, tendo uma área total beneficiada de 488 ha.

A rede de rega tem início na barragem do Divor e é construída por um canal principal ou canal condutor geral, com tomadas para regadeiras ou tomadas diretas à parcela do agricultor.

O canal condutor geral divide-se em dois troços distintos:

o primeiro desde a barragem até à estrada municipal e o segundo a partir desse ponto, num total de 5883 m. Do canal condutor geral ramificam regadeiras com um desenvolvimento total de 11,5 km. A maioria das regadeiras são em condutas enterradas, em manilhas de secção circular com diâmetros variáveis entre os 200 mm e os 500 mm.

A gestão deste aproveitamento hidroagrícola é da responsabilidade da Associação de Beneficiários do Divor, através de contrato de concessão para a gestão celebrado em 22 de julho de 2009, tendo a referida associação sido constituída em 24 de julho de 1967 por Alvará de 13 de setembro de 1967 e reconhecida formalmente como pessoa coletiva de direito publico pela Portaria 250/91, de 24 de julho, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 181, de 8 de agosto de 1991.

Assim, considerando a complexidade da gestão e da conservação da obra em função da sua dimensão, relevância e desenvolvimento das respetivas infraestruturas, bem como a sua importância socioeconómica, a mesma deverá, de acordo com o artigo 6.º do Decreto Lei 269/82, de 10 de julho, na sua redação atual, ser classificada no grupo ii, dado o elevado interesse para o desenvolvimento agrícola da região, devendo a sua exploração continuar a cumprir os requisitos legais de utilização dos recursos hídricos.

Assim:

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 7.º do Decreto Lei 269/82, de 10 de julho, na sua redação atual, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1-Classificar o Aproveitamento Hidroagrícola do Divor como obra de interesse regional com elevado interesse para o desenvolvimento da região no grupo ii, nos termos dos artigos 6.º e 7.º do Decreto Lei 269/82, de 10 de julho, na sua redação atual.

2-Determinar que a presente resolução entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Presidência do Conselho de Ministros, 20 de novembro de 2025.-O PrimeiroMinistro, Luís Montenegro.

119858775

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6374665.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-07-10 - Decreto-Lei 269/82 - Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas

    Define e classifica obras de fomento hidroagrícola.

  • Tem documento Em vigor 1991-03-26 - Portaria 250/91 - Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação

    Sujeita ao regime cinegético especial a propriedade denominada "Herdade da Azinheira", situada na freguesia de Pavia, concelho de Mora e concessiona, até 31 de Maio de 2000, uma zona de caça associativa (processo nº 532-DGF).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda