Considerando a forma excecionalmente competente e profissional como, na qualidade de Diretor Técnico da SIRESP S. A. (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal, S. A.), o Engenheiro Carlos Manuel Leitão, ao longo dos últimos três anos, colaborou com as Forças Armadas, apoiando, com total disponibilidade e espírito de serviço público, a formação e treino dos militares empenhados em operações de apoio militar a emergências civis, bem como o desenvolvimento da interoperabilidade dos seus sistemas de comunicações com a rede SIRESP.
Atendendo ao papel fundamental que desempenhou, no planeamento e instalação da rede SIRESP, num contexto de grande transformação técnica e operacional, que determinou a evolução dos serviços prestados por esta rede de comunicações ”missão-crítica”, com elevada dedicação e espírito empreendedor, soube sempre ”construir pontes”, desempenhando as suas funções em estreita cooperação com todas as entidades utilizadoras do SIRESP, nomeadamente, com as Forças Armadas.
Notando a sua eficiente ação de gestão e coordenação do plano geral de comunicações da Jornada Mundial da Juventude de 2023, a cuidada preparação técnica do ”SIRESP Tech Days” (2022), que decorreu nas instalações da Academia Militar, e o seu papel de coordenação técnica dos exercícios de comunicações táticas realizado nos eventos ”SIRESP Bootcamp” (Açores, Madeira e Algarve), bem como na ligação a outros exercícios das Forças Armadas (Zarco 23 e Fénix 23).
Salientando o seu conhecimento das tecnologias e sistemas de comunicações rádio móveis, a forma como participou no Grupo de Trabalho interministerial, destinado a assegurar a implementação da interoperabilidade funcional e operacional entre a rede SIRESP e as redes de comunicações das Forças Armadas, bem como a coordenação do projeto de integração das Forças Armadas no Sistema de Geolocalização de terminais rádio, nomeadamente, do Comando Conjunto para as Operações Militares, do Comando Operacional dos Açores e do Comando Operacional da Madeira.
Face ao que precede, atendendo à relevância materializada pela sua elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais que, indelevelmente, contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas, ao abrigo do disposto nos artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro e alterado pelo Decreto Lei 77/2022, de 7 de novembro, condecoro com a Medalha da Cruz de São Jorge, Primeira Classe, o Engenheiro Carlos Manuel Leitão.
2 de abril de 2025.-O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Nunes da Fonseca, General.
319702265