A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 363/2025/1, de 21 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Reclassificação do Aproveitamento Hidroagrícola de Freixiel no grupo III ― obras de interesse local com elevado impacte coletivo, nos termos do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 269/82, de 10 de julho.

Texto do documento

Portaria 363/2025/1

de 21 de outubro

O Aproveitamento Hidroagrícola de Freixiel encontra-se atualmente em construção nas freguesias de Samões, Freixiel e União de Freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas, no concelho de Vila Flor, distrito de Bragança. A área beneficiada desenvolver-se-á maioritariamente na freguesia de Freixiel (98,7 %), com uma pequena área na União de freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas (1,3 %). No total, serão abrangidos 547,5 ha, localizados a poente de Vila Flor, nas proximidades de Freixiel e Vieiro, prevendo se que o bloco de Freixiel compreenda 392,2 ha e o bloco de Vieiro 155,3 ha.

Este aproveitamento integra a barragem Redonda das Olgas, implantada na ribeira Redonda, na freguesia de Samões, uma rede de rega gravítica, com abastecimento de água sob pressão, bem como uma rede de caminhos.

Considerando a complexidade da gestão e da conservação da obra em função da dimensão, importância e desenvolvimento das suas infraestruturas, bem como a importância socioeconómica da obra, a mesma deverá ser classificada no grupo iii, dado ser de interesse local com elevado impacte coletivo.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 6.º, no n.º 2 do artigo 7.º e do no n.º 1 do artigo 26.º do Decreto Lei 269/82, de 10 de julho, na sua redação atual, manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura e Mar, o seguinte:

Artigo único Classificação do Aproveitamento Hidroagrícola de Freixiel O Aproveitamento Hidroagrícola da Freguesia de Freixiel é classificado como obra do grupo iii ― obra de interesse local com elevado impacte coletivo, nos termos do artigo 6.º do Decreto Lei 269/82, de 10 de julho, com a redação dada pelo Decreto Lei 86/2002, de 6 de abril.

O Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, em 17 de outubro de 2025.

119676298

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6319905.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1982-07-10 - Decreto-Lei 269/82 - Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas

    Define e classifica obras de fomento hidroagrícola.

  • Tem documento Em vigor 2002-04-06 - Decreto-Lei 86/2002 - Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

    Actualiza o regime jurídico das obras de aproveitamento hidroagrícola, aprovado pelo Decreto-Lei nº 269/82, de 10 de Julho, o qual é republicado em anexo com as alterações ora introduzidas.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda