Louvo o 00027059, TenenteCoronel, de Infantaria, do Exército Romeno, CONSTANTIN STANCIU, pela elevada competência no âmbito técnicoprofissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, demonstradas no cumprimento das funções de Chefe de EstadoMaior (CEM), da Brigada Multinacional Sudeste Romena (MNBDE-SE), na qual tem integrada dois Elementos Nacionais Destacados (END) e uma Companhia de Atiradores Mecanizada (FND), destacados no Teatro de Operações da Roménia.
O TenenteCoronel Constantin Stanciu revelou, em permanência, uma elevada preocupação em solucionar os múltiplos desafios colocados à sua Unidade resultantes da receção, instalação e integração dos END e da 5.ª e 6.ª FND CAtMec/ROU no seio da estrutura da MNBDE-SE, em particular os associados ao apoio logístico e ao planeamento e coordenação da atividade operacional. Nesse sentido, ao longo dos cerca de dez meses em que vem desempenhando o cargo, salienta-se o seu papel preponderante, no quadro da procura de soluções para as várias solicitações apresentadas pelas Forças Portuguesas. Destaca-se a preocupação permanente com a qualidade da alimentação fornecida e em garantir a cedência das melhores instalações disponíveis, bem como em assegurar que os vários apoios solicitados fossem executados em tempo, logrando, desta forma, contribuir positivamente para o cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas.
De salientar o seu apoio e a interação muito positivos verificados no decorrer dos Exercícios das séries EAGLE e SCORPION, onde interagiu de forma muito cordial e profissional com as FND, e em que o seu prestável contributo e atenção, dedicados em todos os momentos, contribuiu para o bom desempenho dos Militares Portugueses.
É assinalável a forma competente e cuidada como enquadra e comanda, bem como a atenção que dispensa ao pessoal sob o seu comando, não poupando esforços na forma como procura atender às preocupações nacionais, sejam elas de âmbito profissional ou mesmo pessoal, revelando permanente preocupação com o estado de prontidão da sua Unidade, em particular, com o treino do 22.º Batalhão de Infantaria Romeno que integra a FND em Caracal. Neste âmbito, é de salientar a forma como potenciou e criou condições para a integração do conhecimento e da experiência individual e coletiva das Unidades Portuguesas, em prol da eficácia do treino, da interoperabilidade e do comando e controlo.
Como CEM, sempre orientou a sua conduta pela nobreza de caráter, exercendo uma influência nas ordens, no poder das palavras, no exemplo em ser militar, e nas suas ações, comportamentos e proximidade aos militares que enquadra. A sua forma de ser e de estar, altamente refinada e sempre correta, permitiu estabelecer excelentes laços institucionais e pessoais com os militares portugueses, junto dos quais granjeou respeito, admiração, elevada estima e consideração.
Pelas extraordinárias qualidades, virtudes militares e pessoais apresentadas, apoio constante e próximo aos militares portugueses, é de inegável justiça reconhecer publicamente o mérito do TenenteCoronel, de Infantaria, do Exército Romeno, CONSTANTIN STANCIU tendo os serviços por si prestados contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão dos END e das FND e, por conseguinte, do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Perante o que precede, nos termos do disposto nos Artigos 25.º, 26.º, 27.º e 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro e alterado pelo Decreto Lei 77/2022, de 7 de novembro, condecoro com a Medalha da Cruz de São Jorge, Segunda Classe, o 00027059, TenenteCoronel, de Infantaria, do Exército Romeno, Constantin Stanciu.
18 de março de 2025.-O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Nunes da Fonseca, General.
319529266