Aprovação de modelo n.º 501.91.25.3.15
No uso da competência conferida pela alínea b), do n.º 2, do artigo 13.º, do Decreto Lei 29/2022, de 7 de abril e nos termos do n.º 7, do artigo 2.º, do anexo à Portaria 211/2022, de 23 de agosto e da Portaria 84/2025/1, de 5 de março, aprovo o Instrumento de Medição e Registo de Temperatura (IMRT), marca Andra Telematics, modelo FMA2000, fabricado pela empresa Focus Metrica, S.L. com sede na Rua de Portugal, 5 CP:
03349 San Isidro Alicante, Espanha e requerido pela GLOBAL Frost, LDA., com sede na Estrada Nacional n.º 109, km 163, Doroana Park Nave 2, Ponte da Pedra, 2415-180 Regueira de Pontes, Portugal.
1-Descrição sumária
O registador de temperatura FMA2000 é composto por uma unidade central com capacidade de ligação até quatro sensores de temperatura digitais focusmetrica/SSL-3 dissociáveis do equipamento.
O sistema é composto por uma unidade central cuja interface de utilizador é uma aplicação móvel que está ligada ao equipamento através de uma ligação Bluetooth. Possui ainda as ligações necessárias para a sua alimentação, quatro sensores digitais de medição de temperatura, uma série de entradas e saídas que permitem a ligação a sensores externos (como o fecho da porta, a ignição ou um indicador luminoso), bem como uma porta série RS-232 para comunicar com o equipamento. Todas estas ligações são efetuadas através de uma única cablagem de 16 fios.
Toda a interface do equipamento está integrada numa aplicação móvel disponível para dispositivos Android que se liga por Bluetooth, sensores de temperatura digitais focusmetrica/SSL3.
Os dados metrologicamente relevantes são os armazenados na memória interna do registador. Estes registos podem ser recuperados através de Bluetooth em qualquer dos casos o acesso é só em modo de leitura, os registos não podem ser apagados ou modificados pelo utilizador.
O dispositivo utiliza comunicação WIFI para transmitir dados de medição para um servidor remoto para armazenamento. Os dados armazenados no servidor remoto não têm valor metrológico.
O dispositivo pode utilizar a comunicação GPRS através do SIM como alternativa à ligação WIFI, a funcionalidade é exatamente a mesma que a WIFI, o acesso é apenas de leitura.
Adicionalmente, está integrado um módulo WIFI para transmissão de dados sem fios para um servidor remoto, e um módulo Bluetooth para ligação à aplicação móvel. Opcionalmente a pedido do cliente, pode ser instalado um módulo interno de comunicação GPRS/GPS para transmissão autónoma e geolocalização.
Os registos obtidos através de serviços web (transmitida via WIFI ou GPRS/GPS não têm valor metrológico.
A versão de software relevante do equipamento FMA2000 para o registo de temperatura é a v1.0, código CRC 62f5ee71.
2-Constituição
O registador de temperatura FMA2000, mede a temperatura utilizando sensores digitais que só podem ser usados associados a este registador.
Os sensores de temperatura utilizados para medir a temperatura no FMA2000 são marca focusmetrica, modelo SSL-3 dissociáveis do equipamento, classe de exatidão (0,5) para o intervalo de medição-30 ºC a +30 ºC.
São utilizados sensores DS18B20, que fornecem informação de temperatura codificada digitalmente. Estão configurados em modo parasita, o que significa que não necessitam de alimentação externa e requerem apenas uma linha de dados e GND.
A ligação é efetuada através de um cabo de 26AWG, cuja extremidade é terminada com uma cápsula de alumínio com silicone que contém o sensor.
O comprimento original dos cabos dos sensores de temperatura deste equipamento é até 3 metros. O utilizador final, se necessário, pode aumentar o comprimento através de um cabo elétrico normal. Este procedimento não manipula nem quebra nenhum selo físico, uma vez que o selo deste equipamento é digital.
Apresenta software interno de acordo com a norma NP EN 12830-2018 e obedece aos requisitos de segurança do guia Welmec 7.2. Nível de validação de software III, Classe C. Configuração básica de equipamento P1. (construído especificamente) com extensão L (armazenamento de dados a longo prazo) e extensão T (transmissão de dados).
O registo da temperatura é feito automaticamente com um intervalo de tempo definido pelo utilizador entre 1 e 60 minutos, e é armazenado numa memória flash interna de 16 MB, permitindo o registo contínuo de até 204 544 medições, o que, registado a cada 5 minutos, equivale a 1,9 anos.
A unidade central é constituída por uma única placamãe principal. É utilizado um microcontrolador da família STM32 (Core ARM cortex-M3) e uma memória flash de 16 MB com uma capacidade de armazenamento de 5,8 anos de registos de temperatura dos quatro sensores com um intervalo de 15 minutos O equipamento pode ser alimentado com qualquer tensão na gama de 9 a 30 V DC (tipicamente 12 V DC fornecidos pelo veículo), e consome uma corrente de inatividade entre 50 mA (@V DC) com máximos de até 120 mA em momentos de comunicação ativa.
Uma bateria de lítio (CR2032) soldada na placa é usada para garantir que a data e a hora sejam mantidas a longo prazo.
A vida útil da bateria é de 10 anos. No entanto, o fabricante recomenda a sua substituição após 6 anos de utilização.
Relativamente ao sistema de registo de tempo o software FMA2000, permite exibir os dados do relógio interno, através da interface, módulo Bluetooth para ligação a uma aplicação móvel, em qualquer dos casos o acesso é só em modo de leitura, os registos não podem ser apagados ou modificados pelo utilizador.
Apresentando a possibilidade de utilizar o módulo WIFI para transmissão de dados wireless para um servidor remoto (estes dados que não têm valor metrológico).
3-Características metrológicas
Intervalo de indicação:
-30 °C a +30 °C
Condições nominais de funcionamento:
-30 °C a +65 °C
Condições limites de funcionamento:
-30 °C a +70 °C
Condições de armazenamento:
-30 °C a +80 °C
Frequência de Aquisição de Dados:
1 a 60 minutos;
Aptidão ao uso:
Transporte (T), Armazenagem (S) Classe de exatidão:
Classe 0,5 de-30 °C a +30 °C Erro máximo relativo da duração de registo:
0,1 %
Grau de Proteção IP-IP65-Transporte e Armazenagem Capacidade de memória Flash:
16 MB, com capacidade de armazenamento de pelo menos 1 ano
Versão de software relevante-v1.0, código CRC 62f5ee71 4-Inscrições Os instrumentos comercializados ao abrigo deste Despacho deverão possuir em placa própria ou autocolante destrutível, as seguintes inscrições de forma legível e indelével:
Norma de referência (NP EN 12 830);
Modelo;
Nome ou marca do fabricante ou do importador;
Número de série;
Classe de exatidão;
Classe de software III;
Aptidão para transporte (T);
Aptidão para Armazenagem (S) Intervalo de medição em grau Celsius (°C).
5-Marcação
Os instrumentos deverão possuir de forma bem legível, com o símbolo constante do anexo I da Portaria 211/22, de 23 de agosto, a marcação com a identificação numérica apresentada no símbolo correspondente ao símbolo de aprovação:
6-Selagem
O registador de temperatura FMA2000 é selado física e digitalmente.
Selagem digital:
O registador FMA2000, selado digitalmente com a versão de software relevante v1.0, código CRC 62f5ee71.
No arranque, o dispositivo, verifica a memória interna do software e calcula o código CRC se este não corresponder ao armazenado no momento do fabrico, o registador impede o início de funcionamento, que deteta desta forma, adulteração ou corrupção de software.
Cada sensor digital SSL-3 contém um código de identificação único de 64 bits armazenado em ROM. Este código está incorporado no chip e não pode ser alterado. Os sensores são atribuídos por códigos únicos de 64 bits ao registador de temperatura. Isto permite que qualquer sensor seja identificado de forma única, independentemente do registador.
A transmissão de dados do sensor para o registador cumpre os requisitos específicos da extensão T (transmissão de dados) do ensaio de software, de acordo com o ponto 6.7.2.7 da norma EN 12830-2018. Por conseguinte, não é necessário selar fisicamente os sensores ao equipamento.
A partir desse momento, apenas pode ser utilizada a combinação de registador de temperatura e sensores selados digitalmente. Se o utilizador alterar um sensor sem autorização, o relatório de temperatura apresentará um erro.
Selagem física:
Os instrumentos ao abrigo desta aprovação serão selados com autocolante autodestrutivo podendo também, opcionalmente, deixar uma marca, ou material residual de difícil eliminação na base na qual foi aplicado, que impede o acesso ao interior do mesmo, de acordo com o esquema de selagem publicado em anexo a este Despacho.
Condições particulares de verificação Antes de qualquer operação de verificação, é necessário verificar a conformidade da versão do software do aparelho com as disposições da presente decisão:
Versão de software:
v1.0
Código CRC 62f5ee71 7-Validade A validade desta aprovação de modelo é de dez anos a contar da data de publicação no Diário da República.
8-Depósito de modelo
Ficam depositados no Instituto Português da Qualidade desenhos e fotografias do modelo aprovado por este Despacho e um exemplar do instrumento nas instalações do requerente.
5 de setembro de 2025.-O Presidente do Conselho Diretivo, João Pimentel.
ANEXO
(nos termos do n.º 6 do despacho)
Os registadores FMA2000 estão fisicamente selados com um selo de segurança de plástico autocolante, de cor azul. No caso de a caixa ter sido aberta para aceder ao interior o vedante fica destruído quando se desprende ou se tenta separar, a rotura do selo deixará evidências.
Selagem exterior do FMA2000
319514637