Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10065/2025, de 25 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Designação no cargo de chefe de divisão da Divisão de Liquidação e Controlo (DLC), da Direção de Serviços do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, do Imposto do Selo, do Imposto Único de Circulação e das Contribuições Especiais (DSIMT).

Texto do documento

Despacho 10065/2025

Tendo sido dado cumprimento ao estabelecido nos n.os 1 e 2 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a última redação introduzida pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, e concluído o procedimento concursal de recrutamento e seleção para o cargo de chefe de divisão, da Divisão de Liquidação e Controlo (DLC), da Direção de Serviços do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, do Imposto do Selo, do Imposto Único de Circulação e das Contribuições Especiais (DSIMT), cargo de direção intermédia de 2.º grau, publicado no Diário da República, n.º 113, 2.ª série, Parte C, de 13 de junho de 2025, o júri, na ata final que integra o respetivo procedimento concursal, propôs, fundamentadamente, a designação do inspetor tributário e aduaneiro Carlos Manuel Gomes Sebastião, por reunir as condições para o cargo a prover.

Considerando os fundamentos apresentados pelo júri, o candidato é o que reúne as adequadas condições para o exercício do cargo a prover.

Nestes termos, e atento o disposto nos n.os 9 e 10 do artigo 21.º da Lei 2/2004, de 15 de janeiro, alterada e republicada pela Lei 64/2011, de 22 de dezembro, com a última redação introduzida pela Lei 128/2015, de 3 de setembro, concordo com a proposta do júri, pelo que designo no cargo de chefe de divisão, da Divisão de Liquidação e Controlo (DLC), da Direção de Serviços do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis, do Imposto do Selo, do Imposto Único de Circulação e das Contribuições Especiais (DSIMT), em comissão de serviço, pelo período de três anos, o inspetor tributário e aduaneiro Carlos Manuel Gomes Sebastião, com efeitos a 1 de setembro de 2025.

01-08-2025.-A DiretoraGeral, Helena Maria José Alves Borges.

Nota Curricular 1-Dados pessoais:

Nome:

Carlos Manuel Gomes Sebastião.

Data de nascimento:

06 de março de 1972.

2-Formação académica:

Curso Pósgraduado avançado em Direito Fiscal:

Aplicação das Normas Antiabuso, no Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL)-2016.

Pósgraduação avançada em Direito Fiscal no IDEFF da FDUL-2005.

Licenciatura em Contabilidade e Administração Fiscal pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL)-2000.

Bacharelato em Contabilidade e Administração pelo ISCAL-1994.

3-Formação profissional mais relevante:

Diversos cursos, workshops e seminários, na área das competências comportamentais, de liderança, de performance, de gestão de equipas e de projetos, e na área das competências técnicas, da contabilidade, da fiscalidade (incluindo ao nível dos impostos da área do cargo a exercer) e da auditoria financeira, ministrados pelo Centro de Formação da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)-(2000-2025).

Frequência de diversos cursos promovidos por outras Instituições, nomeadamente:

Power BI:

Elaboração de Dashboards (inicial e avançado)-Formação Instituto Nacional de Administração-2024;

IV Curso Intensivo de Especialização em Fundos de InvestimentoCentro de Investigação de Direito Privado da FDUL-2021;

Formação Pedagógica Inicial de FormadoresFormação NHK-2017:

Transfer Pricing Summer SchoolFaculdade de Direito da Universidade Católica-2014;

Curso de Especialização em Contabilidade Financeira-ISCAL-2010;

Sensibilização aos produtos derivadosInstituto Superior de Economia e Gestão-2008;

Controlo Interno-Câmara dos Revisores Oficiais de Contas-1998;

Lógica de Programação em Dbase, Basic e CobolInstituto Sindical de Estudos, Formação e Cooperação-1990.

4-Experiência profissional:

Assessor técnico no Gabinete da DiretoraGeral da ATdesde abril de 2024.

Técnico especialista no Gabinete do Secretario de Estados dos Assuntos Fiscais (SEAF)-janeiro de 2023 a abril de 2024.

Coordenador de equipas de inspeção tributária a entidades do setor financeiro (Seguradoras, Bancos e outras Instituições Financeiras), na Unidade dos Grandes Contribuintes (UGC) da AT (e na anterior Direção de Serviços de Inspeção Tributária da Direção Geral dos Impostos)-julho de 2007 a janeiro de 2023.

Inspetor Tributário e Aduaneiro na AT (anterior Direção Geral dos Impostos)-desde outubro de 2000.

Técnico de Administração Tributária Adjunto Estagiário, Serviço Local de Finanças de Sobral de Monte Agraçofevereiro de 2000 a outubro de 2000.

Auditor na sociedade de revisores oficiais de contas António Grenha & Bryant Jorge, SROC-1994-1999.

5-Atividades complementares:

Participação ou acompanhamento de diversos grupos de trabalho, designadamente, com o Banco de Portugal no âmbito das obrigações de reporte em matéria de transferências para jurisdições offshore; no âmbito da elaboração da proposta de Declaração Mensal de Imposto do Selo (DMIS) Participação ou acompanhamento de diversos grupos de trabalho, designadamente, com o Banco de Portugal no âmbito das obrigações de reporte em matéria de transferências para jurisdições offshore; no âmbito da elaboração da proposta de Declaração Mensal de Imposto do Selo (DMIS); no âmbito da implementação do Regime do Imposto Mínimo Global (RIMG) Participação ou acompanhamento de diversos grupos de trabalho, designadamente, com o Banco de Portugal no âmbito das obrigações de reporte em matéria de transferências para jurisdições offshore; no âmbito da elaboração da proposta de Declaração Mensal de Imposto do Selo (DMIS) Participação ou acompanhamento de diversos grupos de trabalho, designadamente, com o Banco de Portugal no âmbito das obrigações de reporte em matéria de transferências para jurisdições offshore; no âmbito da elaboração da proposta de Declaração Mensal de Imposto do Selo (DMIS); no âmbito da implementação do Regime do Imposto Mínimo Global (RIMG); e do Steering Group do Projeto ViDA (VAT in the Digital Age).

Representante da UGC na comissão setorial do setor financeiro (Banca e Seguros), criada no âmbito do Fórum dos Grandes Contribuintesentre 2014 e dezembro de 2022.

Perito da Fazenda Pública no âmbito do procedimento de revisão da matéria coletável relativo à prova do preço efetivo na transmissão de imóveis, conforme despachos n.º 69/2014-XIX e 44/2015-XIX, do SEAFentre abril de 2014 e março de 2016.

Participação, em representação da AT (anterior DGCI), nos Programas Fiscalis, realizados no Tax Office for Major Corporations (Finlândia, novembro de 2007) e na UGC (Portugal, janeiro de 2012).

Autor de conteúdos de formação e formador em diversas ações de formação, nas áreas da Contabilidade, da Fiscalidade e da Auditoria Tributária, promovidas pelo Centro de Formação da AT e por outras entidadesdesde 2015.

Coautor do “Manual do IRC”, 2016, da Direção de Serviços de Formação da AT, e autor do artigo “O Imposto do Selo e as comissões de mediação de seguros cobradas por Instituições de Crédito”, in Ramos, L. e Viana, L. (coord.) Bússola Fiscal, Edições Encontro da Escrita (2014).

319439242

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/6285686.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2004-01-15 - Lei 2/2004 - Assembleia da República

    Aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado.

  • Tem documento Em vigor 2011-12-22 - Lei 64/2011 - Assembleia da República

    Modifica os procedimentos de recrutamento, selecção e provimento nos cargos de direcção superior da Administração Pública, alterando (quarta alteração), com republicação, a Lei 2/2004, de 15 de Janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e alterando (quinta alteração) a Lei 4/2004, de 15 de Janeiro, que estabelece os princípios e normas a que deve obedecer a organização da administração directa do Estado, cria a Comissão (...)

  • Tem documento Em vigor 2015-09-03 - Lei 128/2015 - Assembleia da República

    Sexta alteração à Lei n.º 2/2004, de 15 de janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração central, regional e local do Estado, e primeira alteração à Lei n.º 64/2011, de 22 de dezembro, que modifica os procedimentos de recrutamento, seleção e provimento nos cargos de direção superior da Administração Pública

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda