A DireçãoGeral das Artes (DGARTES) torna público, através do presente aviso, a, a ter lugar entre 9 de maio e 22 de novembro de 2026.
Na sequência do Despacho 2919/2025, de 25 de fevereiro, alterado por Sua Excelência a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, em 3 de julho 2025, a seleção prévia de três propostas por um grupo de trabalho abertura do período de chamada à manifestação de interesse para a apresentação de propostas, no contexto da fase de seleção prévia da representação oficial portuguesa na 61.ª Exposição Internacional de ArteLa Biennale di Venezia constituído para o efeito, antecede a segunda fase de seleção, que seguirá o modelo de concurso limitado nos termos previstos no Decreto Lei 103/2017, de 24 de agosto, na redação atual, e no Regulamento dos Programas de Apoio às Artes, aprovado em anexo à Portaria 146/2021, de 13 de julho.
Assim, determina-se o seguinte:
1-As propostas apresentadas devem ser enquadradas na área artística das artes visuais.
2-Podem apresentar proposta entidades individuais ou coletivas desde que tenham domicílio fiscal ou sede em Portugal, sendo apenas aceite uma proposta por entidade.
3-A proposta apresentada deve ser em formato portable document format (pdf), da qual devem constar os seguintes elementos, que não poderão exceder a totalidade de 10 MB:
a) Nome do candidato (individual ou coletivo);
b) Título e descrição da proposta artística e curatorial, até ao limite de 1000 palavras;
c) Curriculum vitae, abreviado, dos elementos da equipa artística e curatorial, até ao limite de 500 palavras;
d) Imagem representativa da proposta artística e curatorial (uma página A4).
4-As propostas devem ser enviadas até 30 dias corridos a contar da data de publicação do presente aviso, para o endereço veneza2026@dgartes.pt.
5-A seleção das três propostas que passam à fase de concurso limitado é da competência do grupo de trabalho previamente designado, constituído pelos seguintes especialistas:
Andreia MagalhãesCuradora, Professora Auxiliar na FBAUP Joaquim MorenoArquiteto, Professor Associado da FAUP José Bragança de MirandaEnsaísta, Professor CatedráticoUniversidade Lusófona Marta MestreCuradora. Curadora do Museu de Arte Contemporânea/ Centro Cultural de Belém Nuno FariaCurador. Diretor Fundação Arpad SzenesVieira da Silva 6-As propostas serão selecionadas de acordo com os seguintes parâmetros:
Qualidade e consistência da proposta curatorial;
Curriculum vitae do(s) candidato(s);
Adequação da proposta ao espaço do pavilhão de Portugal, cuja planta consta do anexo ao presente aviso, do qual faz parte integrante;
Resposta ao enquadramento conceptual lançado pela curadora geral Koyo Kouoh, IN MINOR KEYS.
7-Após seleção das três propostas que, de acordo com o grupo de trabalho, melhor respondam aos parâmetros, as respetivas entidades serão convidadas pela DGARTES a densificar a candidatura, a partir da proposta selecionada, nos termos do Decreto Lei 103/2017, de 24 de agosto, na redação atual, e no Regulamento dos Programas de Apoio às Artes, aprovado em anexo à Portaria 146/2021, de 13 de julho, para seleção da proposta que irá representar Portugal na 61.ª Exposição Internacional de ArteLa Biennale di Venezia, em 2026.
8-A convocatória, coordenação, apoio técnico e logístico das reuniões do grupo de trabalho são da competência da DireçãoGeral das Artes.
24 de julho de 2025.-O DiretorGeral, Américo Rodrigues.
319355537